Equipe
Email de contato
extensao@fenf.unicamp.br

Primeiros Socorros (Extensão)

Os primeiros socorros devem ser instituídos imediatamente, diante de uma situação de urgência e emergência e requer que a população esteja minimamente orientada para acionar um serviço médico de urgência local e acompanhar a vítima. 

Para isso, o treinamento em primeiros socorros é recomendado mundialmente a toda a população leiga, uma vez que as situações de emergência acontecem nos mais variados ambientes, como os domésticos, locais com grande circulação de pessoas como clubes, academias, festas, assim como em ambientes escolares, empresas, etc.

Preparação ao nascimento em gestação de baixo risco (Extensão - On line)

Ementa: Histórico da preparação, pré-natal e níveis de risco gestacional. Importância da preparação ao parto. Método de resiliência na preparação. Preparação física. Modificações locais do organismo materno. A terceira posição. Reflexões sobre a posição materna durante o trabalho de parto. Importância das contrações uterinas. Fisiopatogenia e análise da intensidade dolorosa durante o parto. A obstetrícia deste milênio. Assoalho pélvico I e II. Assistência obstétrica segura. Análise crítica sobre anestesia e analgesia durante o trabalho de parto. Aleitamento materno.

Fisioterapia do Trabalho (Especialização)

Em 2016 foi oferecido, pela primeira vez, o Curso de Especialização em Fisioterapia do Trabalho, sob coordenação da Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, Professora Colaboradora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp.

Este curso visa atender a demanda de fisioterapeutas do trabalho, capacitados e especializados para integrar no meio coorporativo e contemplar as exigências do mercado, criando e auxiliando meios de controles aos afastamentos e prevenção de doenças relacionadas ao trabalho.

Estomaterapia (Especialização)

A Estomaterapia é uma especialidade de enfermagem oferecida na modalidade de pós-graduação (latu sensu ou extensão), voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária, nos seus aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação e qualidade de vida.

No Brasil, os Cursos de Especialização em Estomaterapia devem ser referendados pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e credenciados pelo World Council of Enterostomal Therapits (WCET).

Atenção ao nascimento de baixo risco (Extensão - On line)

Ementa: Histórico do nascimento. Fisiologia do parto I e II (Definição, classificação, fenômenos ativos e passivos). Atenção convencional. Episiotomia. Parto alternativo I, II e III (água, domicílio, fundamentos científicos da posição de cócoras). Anestesia peridural a baixas doses. Fisiologia do parto vertical. Parto pélvico. A obstetrícia deste milênio. O local do nascimento. Convicção do parto vertical. Fatores que justificam um parto vertical I e II. Incidência e consequências das cesáreas desnecessárias. Aleitamento materno. Atenção simplificada ao recém-nascido. 

Objetivo: Analisar modernas tecnologias aos alunos de graduação, e profissionais da área da saúde, que permitam melhorar a preparação dos casais grávidos, para enfrentar o período do nascimento em forma harmônica.

Professor responsável: Prof. Dr. José Hugo Sabatino.

Procedimentos Metodológicos: Aulas à distância, e discussão de cada tema. Vídeos explicativos.

Carga horária: 28 horas.

Público-alvo: Alunos, Médicos, Enfermeiras, Parteiras, Psicólogas, Fisioterapeutas, Prof. Educação Física, Doulas, Nutricionistas.

Oferecimento: 

  • Período de inscrições: 13/06/2017 até 04/10/2017.
  • Período de oferecimento: 24/10/2017 até 07/11/2017.

Link da Extecamp para efetuar a inscrição: 

http://www.extecamp.unicamp.br/dados.asp?sigla=%82l%DF%C2%5E%E2%DC%9C&of...

Setor (área)

Capelania Hospitalar (Extensão)

Ementa: O papel do capelão hospitalar. Função do capelão. Aspectos clínicos e religiosos. Direitos civis do paciente no hospital. Ética profissional e hospitalar. Papel da música em relação ao paciente dentro do hospital. 

Professor responsável: 

Local das aulas: Faculdade de Enfermagem (FEnf) - Unicamp.

Carga horária: 180 horas.

Público-alvo: Público em geral, com ensino médio completo.

Oferecimento: Sob demanda.

Setor (área)