Vivência Ubuntu de Educação Antirracista conclui a primeira turma de profissionais de Recursos Humanos

1

Vivência Ubuntu de Educação Antirracista: Formação para Profissionais de Recursos Humanos foi uma iniciativa conjunta da Direção de Recursos Humanos do Hospital de Clínicas da Unicamp, da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (EDUCORP) e da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (DEDH). O curso ocorreu nos dias 17 e 21 de junho de 2024, e foi oferecido para 18 servidores técnicos-administrativos da Unicamp.

A Vivência Ubuntu é objeto de pesquisa e extensão da Profa. Dra. Débora de Souza Santos, docente da área de Enfermagem em Saúde Coletiva da FEnf, com colaboração internacional da Profa. Dra. Andrea Ayvazian, da School of Public Health & Health Sciences da UMass Amherst, USA. Os demais profissionais envolvidos no oferecimento do curso foram os facilitadores e facilitadoras Prof. Dr. Bruno Pereira da Silva, Enfa. Msc Renata Soares da Luz e Enfa. Dra. Fernanda Mota Rocha.

1

A Vivência Ubuntu abordou práticas institucionais antirracistas no cotidiano do hospital universitário, com foco no enfrentamento do racismo e demais mecanismos de opressão que segregam grupos historicamente minorizados e vulnerabilizados (negros, indígenas, LGBTQIAP+).

O curso foi destinado aos profissionais dos Recursos Humanos (RH) do complexo hospitalar da Unicamp, incluindo o Hospital de Clínicas (HC), Hospital da Mulher "Professor Doutor José Aristodemo Pinotti" – Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp - Hemocentro, Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo - Gastrocentro e o Centro de Saúde a Comunidade - CECOM (UNICAMP, 2024). Foram convidados a integrar ao grupo os profissionais de RH da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e da Faculdade de Enfermagem (FEnf), que são unidades de ensino responsáveis pela formação de profissionais de saúde tanto nos níveis da graduação e pós-graduação que tem atuações no complexo hospitalar da Unicamp.

1

Através deste curso, buscou-se promover uma vivência multiracial com os servidores para valorizar a diversidade, equidade e inclusão na saúde. Além disso, o curso visou construir reflexões e sensibilizar para questões raciais e de vulnerabilidade social a partir do enfrentamento do racismo e outras formas de opressão.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza a docente e os facilitadores pelo oferecimento do curso, bem como a EDUCORP, a Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp e a Comissão Assessora de Diversidade Étnico-racial pela promoção de um curso de enorme relevância ao ambiente acadêmico e hospitalar, e almeja que sua oferta seja ampliada para demais áreas da Universidade e além.

1

 

  A Profa. Dra. Débora de Souza Santos, docente da área de Enfermagem em Saúde Coletiva da FEnf, recebeu na última sexta-feira (28/06) o Diploma Anna Nery, concedido pela Câmara Municipal de Campinas, em Reunião Solene realizada na cidade de Campinas-SP. Criado em 2012, o Prêmio Anna Nery, é concedido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais aos…

Vivência Ubuntu de Educação Antirracista: Formação para Profissionais de Recursos Humanos foi uma iniciativa conjunta da Direção de Recursos Humanos do Hospital de Clínicas da Unicamp, da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (EDUCORP) e da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (DEDH). O curso ocorreu nos dias 17 e 21 de junho de…

  No último dia 24 de maio de 2024, o auditório da Educorp foi palco da Aula Inaugural do Grupo de Estudos em Centro de Material e Esterilização de Campinas e Região - CMEar, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. O Grupo CMEar nasce como uma extensão do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Saúde, sob a coordenação da…

  Nesta última semana, de 03 a 07 de junho de 2024, as docentes envolvidas na pesquisa intitulada “Adaptação e Implementação do Suporte de Pares para Pessoas com Transtornos Mentais Severos no Município de Campinas”, Profa. Dra. Rosana Teresa Onocko-Campos, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM),…

  Após as tragédias causadas pelas enchentes ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, a Profa. Dra. Júnia Aparecida Laia da Mata, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e egressa do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp, identificou as necessidades relacionadas à saúde de famílias, gestantes,…