Disciplinas Regulares – Ementas

DISCIPLINAS REGULARES – EMENTAS

(Siglas: EN, MD, BA, BB, BH, BF, BI, BM, BP)

EN112 - Enfermagem em Saúde Coletiva I

Ementa: Promover a integração do estudante à vida universitária, ao contexto particular de formação profissional e à prática de enfermagem. Saúde-doença como expressão das condições concretas de existência. Introdução ao estudo e aplicação de métodos de apreensão do processo saúde-doença mediante a identificação, análise e discussão das condições sociais, econômicas, políticas e culturais de sua produção. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de inquérito de saúde e construção do perfil demográfico e epidemiológico de uma dada população.

EN212 - Enfermagem em Saúde Coletiva II

Ementa: Planejamento, desenvolvimento e avaliação de método de apreensão do processo saúde-doença em instituições sociais. Estudo da estrutura e funcionamento das instituições e suas relações com os serviços de saúde. Caracterização social, econômica e sanitária da população abrangida. Vigilância Sanitária. Proposição e participação na implementação de medidas de intervenção no campo de saúde, em âmbito coletivo e individual, com ênfase na diminuição da pobreza, violência e abuso do tabaco, álcool e outras drogas.

EN230 - Enfermagem em Saúde Mental I

Ementa: Estudo dos elementos teórico-metodológicos envolvidos na organização da assistência de enfermagem: linguagem, comunicação, relação intersubjetiva. Relação enfermeiro-paciente. Instrumentos básicos do cuidado de enfermagem em saúde mental e psiquiátrica: entrevistas preliminares, construção de caso clínico. As diferentes concepções de loucura e sua historicidade.

EN242 - Alimentação e Qualidade de Vida

Ementa: Alimentação na promoção da saúde e prevenção das doenças. Influências socioculturais sobre o comportamento alimentar. Aplicação dos conhecimentos de nutrição nas intervenções sobre alimentação. Acesso à alimentação como direito humano que preenche necessidades biológicas, psicológicas e sociais, garantindo qualidade de vida a indivíduos, grupos e coletividade.

EN280 - Exercício da Enfermagem I

Ementa: Evolução da prática de enfermagem no contexto histórico, político e social. Lei do exercício profissional. Fundamentos da ética e código de ética.

EN312 - Enfermagem na Organização do Sistema de Saúde

Ementa: Políticas e modelos de atenção à saúde. Diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Vigilância e educação em saúde. Reconhecimento do perfil sócio-sanitário da população do território dos serviços básicos de saúde. Estrutura, gestão e processo de trabalho. Trabalho de enfermagem. Análise e intervenção em problemas de saúde pública.

EN321 - Semiologia Aplicada à Enfermagem I

Ementa: Capacitação do aluno para a primeira etapa do processo de enfermagem com ênfase no exame físico. Realização do exame físico geral no adulto.

EN322 - Aspectos Fundamentais do Processo de Cuidar em Enfermagem

Ementa: Ensino teórico-prático dos procedimentos fundamentais ao cuidado de enfermagem aos usuários adultos atendidos em serviços de saúde. Introdução ao processo de enfermagem com vistas ao planejamento e implementação dos cuidados de enfermagem. Desenvolvimento de práticas educativas.

EN390 - Metodologia de Pesquisa I

Ementa: Caminhos metodológicos e científicos, na estruturação de um projeto de pesquisa. Etapas de um projeto de pesquisa: delimitação do tema, pergunta, introdução, justificativa, objetivos, métodos e técnicas de pesquisa. Revisão bibliográfica: bases de dados, organização de referências e citação no texto. Diferenças e complementariedades entre as metodologias qualitativas e quantitativas.

EN412 - Enfermagem em Saúde Coletiva III

Ementa: Abordagem epidemiológica e assistencial nos serviços básicos de saúde. Vigilância epidemiológica e sanitária. Programa de Imunização. Educação em saúde, planejamento, execução e avaliação de ações de enfermagem em serviços de saúde. Desenvolvimento de atividades práticas em serviços básicos de saúde.

EN421 - Semiologia Aplicada à Enfermagem II

Ementa: Capacitação do aluno para a primeira etapa do processo de enfermagem. Realização do exame físico (geral e específico) do adulto e idoso.

EN430 - Enfermagem em Saúde Mental II

Ementa: A enfermagem psiquiátrica como prática técnica e social e sua inserção em serviços de saúde mental de referência. Os meios de aproximação do objeto de trabalho da enfermagem em saúde mental e a participação do enfermeiro no tratamento e na reabilitação psicossocial dos sujeitos em sofrimento psíquico. Políticas de saúde mental e trabalho em equipe. Desenvolvimento de atividades práticas em serviços de referência de atenção à saúde mental.

EN433 - Antropologia Filosófica, Educação e Enfermagem

Ementa: Contribuições da antropologia para o campo da saúde, suas interfaces e temas específicos. Abrangência e métodos de investigação da antropologia da saúde. Relação entre crença e verdade. Eficácia simbólica na cura. Relação entre cultura, saúde, doença, cuidado, cura e educação.

EN442 - Processo de Cuidado Nutricional

Ementa: Estudo da nutrição, dietética e dietoterapia aplicadas ao processo de cuidado nutricional ao cliente em nível primário, secundário e terciário. Trabalho em equipe multiprofissional.

EN465 - Assistência de Enfermagem à Saúde da Mulher

Ementa: Estudo dos fatores que fundamentam a Saúde da Mulher contemplando aspectos sociais e culturais, gênero e sexualidade. Assistência de Enfermagem na saúde reprodutiva, incluindo atenção pré-natal e contracepção. Atenção no climatério. Identificação e intervenções nas afecções ginecológicas benignas mais frequentes. Reabilitação do assoalho pélvico. Prevenção e detecção precoce do câncer genital e mamário. Preparo da mulher e família para o parto, nascimento e amamentação. Desenvolvimento de atividades educativas.

EN470 - Processo de Enfermagem

Ementa: As gerações do Processo de Enfermagem e suas etapas. Introdução às Teorias de Enfermagem. Elementos da Prática de Enfermagem e Classificações de Enfermagem (NANDA, NIC, NOC, CIPE, CCC). Raciocínio Clínico, Pensamento Crítico e Acurácia Diagnóstica. Elaboração e discussão de estudos de caso.

EN490 - Metodologia de Pesquisa II

Ementa: Elaborar as etapas de um projeto de pesquisa, apresentando relatório final.

EN504 - Processo de Cuidar do Adulto e Idoso

Ementa: Desenvolvimento do processo de cuidar em enfermagem à adultos e idosos em seguimento ambulatorial e internados em unidades clínicas e cirúrgicas de média complexidade e instituições de longa permanência para idosos. Assistência à família e cuidadores. Prevenção de acidentes no hospital. Aspectos éticos na assistência. Desenvolvimento de práticas educativas.

EN532 - Processo de Cuidar em Enfermagem Psiquiátrica

Ementa: Estudo do objeto e dos instrumentos de trabalho da enfermagem psiquiátrica e em saúde mental, visando a atuação do enfermeiro no tratamento de sujeitos em sofrimento mental que requeiram cuidados contínuos e intensivos em serviços de saúde de nível secundário e terciário, particularmente de Saúde Mental. Desenvolvimento do processo de cuidar em enfermagem psiquiátrica e em emergências psiquiátricas mediante a realização de atividades práticas em serviços de saúde mental.

EN555 - Assistência de Enfermagem à Criança e Adolescente I

Ementa: Ensino teórico e prático da assistência de enfermagem à saúde da criança e adolescente sadios e portadores de doenças de baixa e média complexidade, seus familiares e as repercussões do processo de adoecer no crescimento e desenvolvimento. Desenvolvimento de atividades práticas educativas.

EN590 - Administração em Enfermagem

Ementa: Fundamentos teóricos para a prática do trabalho gerencial e assistencial em enfermagem: teorias administrativas e modelos de gestão; processo de trabalho; tomada de decisão e resolução de problemas; modelo de organização do atendimento ao paciente; dimensionamento e distribuição de pessoal; recrutamento e seleção de pessoal; avaliação de desempenho; educação permanente e segurança na saúde.

EN604 - Processo de Cuidar em Enfermagem Perioperatória

Ementa: Atuação em unidade de Centro Cirúrgico, Centro de Recuperação Pós-anestésica e Central de Material Esterilizado. Processamento e controle de qualidade de artigos de saúde. Processo de cuidar em enfermagem ao adulto e idoso no período perioperatório de cirurgias ambulatoriais, de cirurgias de médio e grande porte. Preparo para alta. Aspectos administrativos na unidade de Centro Cirúrgico, Centro de Recuperação Pós-anestésica e Central de Material Esterilizado. Aspectos éticos na assistência ao cliente cirúrgico e família. Desenvolvimento de práticas educativas.

EN665 - Assistência de Enfermagem a Criança e Adolescente II

Ementa: Ensino teórico e prático da assistência de enfermagem à criança e adolescente portadores de doenças de média e alta complexidade e as repercussões da doença e do tratamento na vida da criança, adolescente e família. Desenvolvimento de práticas educativas.

EN690 - Estágio Supervisionado de Administração em Enfermagem Hospitalar Ementa: Ensino teórico-prático de aspectos fundamentais para a organização, direção e controle do gerenciamento de enfermagem na atenção hospitalar: planejamento estratégico; gestão de recursos materiais; gestão de custo; serviços de apoio; mudança e negociação; supervisão, liderança e trabalho em equipe; auditoria de processos assistenciais; gerenciamento de risco e segurança na saúde.

EN704 - Processo de Cuidar em Enfermagem do Adulto e Idoso de Alto Risco

Ementa: Cuidado de enfermagem sistematizado ao cliente adulto e idoso internado em situações de alto risco, urgência e emergência. Assistência à família. Prevenção de acidentes nas situações de atuação prática. Aspectos éticos no processo de cuidar do cliente e família.

EN720 - Enfermagem em Geriatria e Gerontologia

Ementa: A sociedade que envelhece. Conceitos fundamentais em geriatria e gerontologia. Legislação brasileira. Modalidades de atenção ao idoso. O gerenciamento do cuidado de enfermagem ao idoso em diferentes contextos. Principais Síndromes geriátricas. Cuidados paliativos. Avaliação geriátrica abrangente. Atenção à família e cuidadores.

EN766 - Assistência de Enfermagem à Saúde da Mulher e Recém-Nascido

Ementa: Assistência à mulher e seu filho nos processos de nascimento e puerpério (alojamento conjunto). Cuidado ao recém-nascido de risco e à sua família em processo de alta. Intervenção nas intercorrências mamárias, na promoção e manutenção da lactação. Assistência a mulheres portadoras de câncer ginecológico/mamário em atendimento especializado. Desenvolvimento de atividades educativas.

EN780 - Exercício da Enfermagem II

Ementa: Retomada e aprofundamento do conteúdo abordado na disciplina Exercício de Enfermagem I, considerando as experiências vivenciadas pelo aluno no decorrer do curso.

EN790 - Tópicos de Administração em Enfermagem

Ementa: Seminário sobre tópicos de administração em serviços de saúde e serviços de enfermagem.

EN791 - Estágio Supervisionado I

Ementa: Estágio Supervisionado a ser cumprido no campo de atuação profissional do enfermeiro. Atividades educativas de enfermagem.

EN792 - Trabalho de Conclusão de Curso I

Ementa: Desenvolvimento de trabalho monográfico de final de curso.

EN891 - Estágio Supervisionado II

Ementa: Estágio Supervisionado a ser cumprido no campo de atuação profissional do enfermeiro. Atividades educativas de enfermagem.

EN892 - Trabalho de Conclusão de Curso II

Ementa: Desenvolvimento de trabalho monográfico de final de curso.

MD212 - Psicologia Geral e do Desenvolvimento

Ementa: Desenvolvimento mental normal do ser humano, num contexto evolutivo e dinâmico. Conceitos básicos do desenvolvimento mental em suas várias etapas desde a concepção até a morte. A prática da enfermagem e sua relação com a psicologia. Conceitos fundamentais da Psicologia geral (inteligência, memória, humor, afetividade, pensamento e orientação).

MD214 - Epidemiologia, Enfermagem e Saúde

Ementa: Definição e usos da Epidemiologia. Conceitos básicos. População e saúde: noções de demografia, crescimento populacional. Transição demográfica e epidemiológica. A medida das condições de saúde: Fontes de informações. Principais indicadores de mortalidade. Letalidade. Mortalidade infantil e principais componentes. Incidência. Prevalência. Diagnóstico descritivo em Epidemiologia. Medidas de risco. A Epidemiologia e o controle das doenças. Epidemias e endemias. Investigação epidemiológica. Vigilância epidemiológica. Validação de testes diagnósticos. Desenhos epidemiológicos.

MD231 - Patologia Geral

Ementa: Introdução à patologia geral: métodos de estudos, finalidade, conceito de doença, etiologia, patogenia. Alterações metabólicas e processos regressivos. Alterações circulatórias. Inflamações agudas e crônicas: inflamações específicas. Cicatrização. Alterações de crescimento celular: conceito de neoplasia.

MD232 - Elementos de Ciências Sociais Aplicados à Saúde

Ementa: As relações entre saúde, sociedade e enfermagem: evolução histórica e o momento atual, abordando cinco eixos temáticos: a relação entre o cuidar e o curar, a divisão do trabalho na enfermagem, relação enfermeiro(a), paciente, ideais éticos e prática profissional, relação enfermeiro(a) e outros profissionais.

MD311 - Genética para Enfermagem I

Ementa: O material genético, constituição dos cromossomos, ação gênica e análise do DNA. Estudo do cariótipo humano normal e das aberrações cromossômicas. Genética e câncer. Padrões de herança clássicos e não clássicos. Determinação e diferenciação do sexo. Os genes nas populações. Princípios de teratogênese e mutagênese.

MD362 - Farmacologia Básica

Ementa: Farmacologia geral (princípios que regem absorção, distribuição, metabolização e eliminação de drogas). Noções de Farmacodinâmica. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo (agonistas colinérgicos e adrenérgicos e seus respectivos antagonistas: anticolinesterásticos). Farmacologia do Sistema Cardiovascular (drogas anti-hipertensivas e glicosídeos cardiotônicos). Farmacologia do processo inflamatório e drogas anti-inflamatórias, tais como glicocorticoides e anti-inflamatórios não esteroidais.

MD430 - Psicologia Aplicada à Saúde

Ementa: Saúde e Relações mente/corpo. Concepção psicossomática do binômio saúde/doença. O papel do enfermeiro no lidar com o doente e os mecanismos psicológicos subjacentes à doença.

MD462 - Farmacologia Aplicada

Ementa: Farmacologia do Sistema Nervoso Central (sedativos e hipnóticos, hipnoanalgésicos, antidepressivos, antipsicóticos e farmacodependência). Farmacologia do Aparelho Digestivo. Farmacologia Endócrina. Farmacologia Clínica (reações adversas, uso racional de medicamentos, interações entre drogas). Farmacologia de grupos especiais de pacientes (crianças, idosas e gestantes).

MD636 - Genética para Enfermagem II

Ementa: Dismorfologia. Citogenética clínica. Etiologia ambiental dos defeitos congênitos. Deficiência mental. Erros inatos do metabolismo. Erros da diferenciação sexual. Infertilidade. Aconselhamento genético. Diagnóstico pré-natal.

BA133 Anatomia Humana Básica II

Ementa: Métodos de estudo em Anatomia. Planos de construção do corpo humano. Leis gerais de crescimento e fatores gerais de variação. Estudo dos sistemas tegumentar, ósseo, articular, muscular, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, reprodutor masculino e feminino. Sistema nervoso e órgãos dos sentidos.

BB123 Bioquímica Básica I

Ementa: Aminoácidos. Proteínas: estrutura e função. Sistemas tampão, transporte de gases e equilíbrio ácido-base do sangue. Cinética enzimática. Metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Aspectos bioquímicos da ação hormonal. Integração metabólica.

BB125 Fundamentos de Biologia Molecular

Ementa: Estrutura do DNA e replicação. Mutações e reparo do DNA. Estrutura do RNA e transcrição. Síntese e endereçamento de proteínas. Regulação da expressão gênica. Uso de técnicas recombinantes no diagnóstico e tratamento de saúde (sequenciamento de DNA, southern/northern/western blotting, clonagem, PCR, e outros).

BH125 Citologia e Histologia

Ementa: Noções básicas sobre citologia e histologia geral e especial, compreendendo o estudo histológico dos principais órgãos e sistemas.

BH127 Embriologia

Ementa: Embriologia geral: introdução à embriologia, fecundação, implantação, gastrulação, neurulação, dobramentos e fechamento do corpo do embrião, anexos fetais, período fetal e malformações congênitas. Embriologia dos sistemas: digestivo, respiratório, urinário, cardiovascular, cabeça e pescoço.

BF284 Fisiologia e Biofísica Humana Básica

Ementa: Estudo do funcionamento do organismo humano. Fisiologia e biofísica dos sistemas neurovascular e neurovegetativo; sistema nervoso central; órgãos dos sentidos; sangue e líquidos corporais; sistema cardiovascular; aparelhos respiratório, digestivo e renal; temperatura e metabolismo, glândulas endócrinas e reprodução.

BI214 Imunologia

Ementa: Mecanismos naturais de resistência. Fisiologia da resposta imune. Resposta humoral. Resposta celular. Reações antígeno-anticorpo. Imunopatologia.

BM215 Microbiologia

Ementa: Morfologia das bactérias, vírus e fungos. Fisiologia dos microrganismos. Genética bacteriana. Métodos de controle dos microrganismos. Epidemiologia das doenças infecto-contagiosas. Principais grupos de microrganismos causadores de doenças no homem.

BP323 Parasitologia Médica II

Ementa: Relação parasito-hospedeiro e ecologia parasitária. Estudo dos principais protozoários e helmintos de interesse médico. Classificação zoológica, biologia, patogenia, quadro clínico, diagnóstico, epidemiologia e profilaxia. Estudo dos principais artrópodes transmissores e veiculadores de doenças no homem. Acidentes por animais peçonhentos.

Compartilhe

Perguntas frequentes

FAQ da graduação

Como faço para ingressar no curso?

Para ingressar no curso de Enfermagem da Unicamp é necessário fazer e passar no vestibular.

Para mais informações, acesse o site da Unicamp: http://www.unicamp.br/unicamp

Quanto custa?

O curso de Enfermagem é gratuito

Quanto tempo de curso?

A duração do curso é de 4 anos e 6 meses.

Qual o horário?

das 08h às 18hrs.

Equipe