Na última sexta-feira, 16 de maio, o Auditório 3 do Centro de Convenções da Unicamp foi palco de um dos eventos mais emblemáticos do calendário da saúde: a abertura da Semana da Enfermagem da Unicamp que integra as ações em comemoração à 86ª Semana Brasileira de Enfermagem. Reunindo cerca de 400 participantes, entre profissionais da área, estudantes, gestores, docentes e pesquisadores, entusiastas e autoridades, o encontro marcou não apenas o início de uma intensa programação voltada à valorização da Enfermagem, mas também reafirmou o papel estratégico da categoria diante dos desafios contemporâneos da saúde.
Promovida anualmente pelas Áreas da Saúde da Unicamp, em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren SP), a Semana da Enfermagem da Unicamp é realizada com o propósito de dar visibilidade à atuação da Enfermagem na Sociedade, impulsionar reflexões críticas e fortalecer o compromisso ético e técnico da profissão com a Saúde Pública. A edição de 2025 trouxe como tema central “Saúde Planetária: Desafios e a Atuação Crítica da Enfermagem”, alinhando-se aos debates mais urgentes sobre a interdependência entre saúde humana, ecossistemas e sustentabilidade.
O evento na Unicamp foi organizado por um conjunto expressivo de instituições de saúde e ensino vinculadas à universidade, incluindo:
- Faculdade de Enfermagem da Unicamp
- Hospital de Clínicas da Unicamp, por meio do Departamento de Enfermagem
- Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM, por meio da Divisão de Enfermagem
- Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp – Hemocentro
- Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo – Gastrocentro
- Centro de Saúde da Comunidade da Unicamp – Cecom
- Conselho Regional de Enfermagem – Coren-SP
- Rede Internacional de Pesquisa - Vulnerabilidade, Saúde, Segurança e Qualidade de Vida da Pessoa Idosa
Além do apoio e patrocínio de diversas entidades como o Grupo Gestor de Benefícios Sociais da Unicamp (GGBS), Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, Projeto de Extensão “Vigion - Saúde em Destaque”, Colégio Técnico Bento Quirino, Universidade Paulista (UNIP), Centro Kennedy e Anjos Ambulância.
A iniciativa contou ainda com parcerias estratégicas com a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Esporte e Lazer, e também com a Diretoria de Cultura da Unicamp (DCult) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEEC) também da Unicamp.
Durante a cerimônia de abertura, destacou-se o caráter transformador da Enfermagem na construção de um futuro mais justo, sustentável e saudável, reforçando o protagonismo da Enfermagem como agente de mudança, convocando os presentes a refletirem sobre práticas de cuidado integradas às necessidades do planeta e das populações mais vulneráveis.
A programação, que seguiu até as 13h, foi marcada por momentos de troca de experiências, aprendizagem e reafirmação dos valores que movem a profissão — cuidado, ética, ciência e compromisso com a vida em todas as suas dimensões.
A expressiva adesão e o alto nível das discussões consolidam o evento como um marco regional dentro da agenda nacional da Enfermagem, demonstrando o vigor, a capacidade de articulação e o impacto social dos profissionais que atuam em prol da saúde pública no Brasil.
Assista à Cerimônia clicando aqui.