Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp promove seu I Simpósio Internacional

field_paragraph_noticias

 

   No dia 26 de abril aconteceu o I Simpósio Internacional da Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp: 20 anos de pesquisa e inovação.

   O evento contou com a participação de presenças ilustres na mesa de abertura, como a Profa. Dra. Eliana Martorano Amaral, representando o Magnífico Reitor Prof. Dr. Marcelo Knobel, a Profa. Dra. Sandra Maria Carmello Guerreiro, representando a Pró-Reitoria de Pós-graduação, a Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes, diretora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, a discente Enfa. Ms. Ráisa Camilo Ferreira, representando os alunos da Pós-graduação, a Profa. Dra. Thaís Moreira São João representando a Comissão Organizadora do evento e a Profa. Dra. Roberta Cunha Matheus Rodrigues, coordenadora do Programa.

   O evento iniciou com a abertura solene da atual coordenadora Profa. Dra. Roberta Cunha Matheus Rodrigues contando sobre a trajetória desde a criação até os dias atuais dos cursos de Mestrado e Doutorado e homenagem às ex-coordenadoras do PPGEnf.

  A primeira conferência, ministrada pela Profa. Dra. Silvia Regina Secoli da Universidade de São Paulo abordou o tema “A pesquisa de inovação e a translação do conhecimento na enfermagem: onde estamos e para onde queremos ir?”, do qual a palestrante demonstrou domínio no assunto abordando todos aspectos da pesquisa e apresentando dados conclusivos sobre o assunto.

   O período matutino foi finalizado com a grandiosa presença da Profa. Dra. Nancy Jean Moules, University of Calgary, que ministrou sobre o tema “The challenge of writing and publishing qualitative reports in international journals”.  A palestra, que teve tradução consecutiva pela Profa. Dra. Ana Márcia Chiaradia Mendes Castillo abordou questões de como publicar em periódicos internacionais, quais as dificuldades, o que se deve e o que não se deve fazer, e dicas do que melhorar.

   As atividades do período da tarde contaram com a presença do Prof. Dr. Gary Adams, University of Nottingham, UK, que ministrou o primeiro seminário “Publishing quantitative research in international journals: How to make the Best out of it?”, também com tradução consecutiva, do qual abordou sobre os principais erros cometidos ao submeter artigos, a falta de dados, a invisibilidade de informações em gráficos, entre outros.

  Para finalizar as atividades, a convidada Profa. Dra. Cássia Baldini Soares, da Universidade de São Paulo apresentou sua conferência intitulada “Revisão sistemática: o caminho para a prática baseada em evidência na enfermagem e saúde”, onde mostrou como a prática baseada em evidências pode transformar o ensino da enfermagem e da área da saúde.

   O evento contou com aproximadamente 200 participantes, sendo alunos de graduação, de pós-graduação, enfermeiros, docentes e profissionais da área da saúde.

   A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os envolvidos e almeja que o Programa cresça além do que já cresce diariamente.

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…