Curso Ubuntu: Vivência de Inclusão e Diversidade para Saúde 1º Semestre 2025

No período de 03 a 07 de fevereiro de 2025, foi oferecido a 5ª edição do curso de verão "Ubuntu 2025 - Vivência Educacional Multirracial: Diversidade, Equidade e Inclusão na Saúde", coordenado pela Profa. Dra. Débora de Souza Santos, com a parceria do discente de Doutorado, Giovanne Bento Paulino e colaboração da Profa. Dra. Andrea Ayvazian, da School of Public Health & Health Sciences da UMass Amherst, USA.
Também participaram do curso, como facilitadores, Isabella Risi Dias e Bruno Cabral (discentes do curso de Graduação em Enfermagem), Sabrina Garcia Lamarão e Letícia Andrili Duarte (discentes do curso de Graduação em Medicina) e a Pós Doutoranda Profa. Dra. Gabriela Rodrigues Bragagnollo Fahning.
No total, o curso teve 28 inscritos, dentre eles, alunos dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Estudos Literários, Farmácia, Matemática, Medicina, Pedagogia, Sistemas de Informação, Doutorado em Engenharia de Alimentos, além de 01 pós-doutorando.
O curso, teve como objetivos promover a vivência educacional de estudantes de diferentes origens étnico-raciais para valorização da diversidade, equidade e inclusão na saúde; desenvolver reflexões para sensibilização do indivíduo para questões raciais e de vulnerabilidade social a partir do enfrentamento do racismo e outras formas de opressão; e discutir práticas inclusivas para promoção de saúde de populações historicamente minorizadas e vulnerabilizadas, utilizou como método de ensino:

  • Círculos de Cultura de Paulo Freire que consistem em rodas de conversa em pequenos e grandes grupos facilitando a construção do saber por meio de diálogo com perguntas norteadoras e disparadoras das discussões.

 

  • MRULE (Multi Racial Unity Life Experience) que se pauta em grupos multirraciais com diversidade racial, étinica, cultural, sexual entre outras subjetividades para assim compor com troca de experiências e vivências que possibilitem articulação teórico prática das diversas opressões e violências presentes na sociedade como racismo, machismo, LGBTQIAPN+fobia, entre outras.


Considerando Paulo Freire como referencial teórico utilizado durante os encontros, a proposta foi estabelecer um processo de ensino-aprendizagem sob uma perspectiva de educação libertadora, crítica e reflexiva. Esse referencial corroborou para criar um ambiente seguro de partilha de experiências da vida cotidiana dos participantes, bem como estimulou a autonomia de cada um em buscar e compartilhar no coletivo os saberes. Ainda, a vivência propiciou a reflexão de como o preconceito, a discriminação e as diversas opressões se constituem no dia a dia. Dessa forma, a vivência evidencia as estruturas sociais, políticas e econômicas que de maneira sutil e silenciosa propagam as violências e reproduzem as opressões. Além disso, como são temáticas sensíveis, elas são abordadas com afeto e acolhimento dos participantes que de uma maneira contra hegemônica e processual constroem estratégias de enfrentamento às opressões.
A Faculdade de Enfermagem parabeniza a docente pelo trabalho ascíduo e ressalta a visibilidade da proposta de educação antirracista que está se capilarizando para diversos espaços dentro da universidade. E ainda,almeja que o curso seja cada vez mais requerido pela comunidade e cresça circunstancialmente.

1
3
4
2

Feliz Dia Internacional da Enfermagem! Seu compromisso com o bem-estar das pessoas é inspirador, e sua dedicação é apreciada e valorizada por todos. Diretoria da Faculdade de Enfermagem

Confira as próximas Defesas de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado agendadas no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da FEnf:   Defesa de Tese de Doutorado - Roberto Corrêa Leite Título: “Vivências de Familiares no Manejo do Transtorno Mental em Adolescentes” Orientação: Profa. Dra. Maria Giovana Borges Saidel Coorientação: Prof.…

A Divisão de Meio Ambiente da Prefeitura Universitária realizou, nos dias 07 e 14/04, nos canteiros da Faculdade de Enfermagem (FEnf), encontros com os alunos da disciplina EX 037 – Ações de Sustentabilidade: cultivo de uma Farmácia Viva, coordenada pela Profa Dra Thalyta Cristina Mansano Schlosser.  A ação faz parte da proposta do…

A FEnf tem se destacado, ao longo dos últimos anos, com ações extensionistas de impacto na transformação social bem como na formação dos estudantes. Considerando a atuação dos docentes no diálogo e na troca de saberes entre a Universidade e a Sociedade Civil, a CoEX  incentiva os docentes FEnf a fortalecerem suas ações e atuações na Extensão…