No último dia 30 de maio, 2025, o I Seminário Uhayele reuniu especialistas, pesquisadoras/es, profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação, ciências sociais, psicologia e artes em um encontro emocionante voltado à promoção da equidade social, racial e de gênero na saúde.
O evento oportunizou debates plurais, aprofundamentos e aprendizados a todas as pessoas presentes. A programação, dividida em três eixos temáticos – Ações Afirmativas, Educação Antirracista e Saúde Mental, contou com mesas redondas e atividades artísticas com reflexões essenciais sobre os desafios e avanços na área da saúde e educação. Essa iniciativa do Grupo Uhayele, coordenada pela Profa. Dra. Débora de Souza Santos (FEnf), Prof. Dr. Bruno Pereira da Silva (UFAC) e Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza (FEnf), contou com uma comissão de técnicos, estudantes de pós-graduação e graduação
Ao longo do dia 30 de maio foram apresentados os grandes projetos que são conduzidos, coordenados e co-coordenados por Prof. Débora de Souza Santos, Prof. Eduardo Sodré de Souza e Prof. Bruno Pereira da Silva. Projetos que recebem financiamento de órgãos de fomento nacional, CAPES e CNPq, bem como institucional, Unicamp.
Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão às/aos palestrantes Frantz Rousseau Déus, Rosana Onocko, Célia Alves Rozendo, Danielly Santos dos Anjos Cardoso, Júlio César de Oliveira, Elisdete Maria de Jesus, Patricia Lima Ferreira Santa Rosa, Rosana Batista Monteiro, Patrícia de Carvalho Nagliate, Gabriela Rodrigues Bragagnollo Fahning, Alessandro de Oliveira dos Santos e Nkasi Stoll, pelas contribuições valiosas, e, também à comissão organizadora cujo empenho e dedicação foram fundamentais para o sucesso do evento.
Agradecemos também às 104 pessoas inscritas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, servidores docentes e PAEPE, pesquisadores e comunidade externa à universidade, movimentos organizados e representantes da gestão de serviços, que com suas presenças e engajamento tornaram o I Seminário Uhayele um espaço potente de trocas e aprendizados coletivos. Adicionalmente, agradecemos o apoio institucional da CADER, DeDH e da DERI.
Resgatando o espírito de ancestralidade que Grupo Uhayele de Pesquisa invoca, o artista e Doutor em Artes, Jaergegton Corrêa, o Ton, por meio de uma vivência estimulou as pessoas participantes à reflexões sobre a arte como um instrumento para busca de reconexão e serenidade integral.
Sobre este ponto, destacamos a arte do Afrochef Marcelo Reis, responsável pelo menu degustação durante o evento. Sua culinária, repleta de sabores e ancestralidade, proporcionou uma experiência gastronômica inesquecível que adicionou e celebrou a cultura afro-brasileira de forma única ao evento. O I Seminário Uhayele não foi começo porque entendemos que “nossos passos vêm de longe”. Mas por ser o primeiro, seguiremos…
Aguardem as novas edições para continuarmos construindo, juntas/os/es, uma saúde mais justa e equitativa para todos/as/es!
Fotos: Gustavo A. Lima @Souloke.facho