Pesquisadores da FEnf descobrem potencial efeito do ácido glutâmico na promoção do crescimento capilar

Na última edição do periódico Scientific Reports (Nature) pesquisadores da FEnf e colaboradores publicaram um artigo no qual foi desvendado parte importante da ação de um neurotransmissor, o ácido glutâmico, na pele.

O ácido glutâmico é o principal neurotransmissor excitatório atuando tanto no cérebro quanto nos tecidos periféricos. A distribuição anormal dos receptores do ácido glutâmico ocorre em condições hiperproliferativas da pele, como psoríase e regeneração cutânea; no entanto, a função biológica do ácido glutâmico na pele permanece obscura.

Usando abordagens ex vivo, in vivo e in silico, os pesquisadores mostraram que o ácido glutâmico exógeno promove o crescimento de pelos e a proliferação de queratinócitos. A aplicação tópica de ácido glutâmico diminuiu a expressão de genes relacionados à apoptose na pele e aumentou a viabilidade e proliferação celular em culturas de queratinócitos humanos. Além disso, demonstraram também a existência de uma nova via de sinalização cutânea mediada por esse neurotransmissorque controla a proliferação dos queratinócitos e do folículo piloso. Assim, o ácido glutâmico surge como um componente do sistema nervoso periférico que atua no controle do crescimento celular cutâneo.

Esses resultados levantam a perspectiva do uso farmacológico e nutricional do ácido glutâmico no tratamento de dermatoses, explica Carlos Poblete Jara, discente recém-egresso do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e autor da pesquisa realizada no Laboratório de Sinalização Celular do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (Cepid-OCRC) da Unicamp.

Além de Carlos P Jara e Natália Ferreira Mendes, recém-egressos do PPG-Enf, também assinam o artigo dois discentes da graduação, Beatriz de Andrade Berti e Renan de Medeiros Bezerra, orientados pela Profa. Dra. Eliana Pereira de Araujo. Os demais pesquisadores integram a co-autoria do trabalho: Daiane Fátima Engel, Ariane Maria Zanesco, Gabriela Freitas Pereira de Souza, Julia de Toledo Bagatin, Silvya Stuchi Maria-Engler, Joseane Morari, Willian H Velander (Universidade de Nebraska) e Lício A. Velloso.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os envolvidos pela pesquisa de extremo valor para a sociedade e para a ciência mundial!

 Link para o artigo completo: https://www.nature.com/articles/s41598-021-94816-y

1

  No dia 24 de maio de 2024 aconteceu o evento científico intitulado “DIÁLOGOS DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE CUIDADO”, atividade vinculada ao projeto de pesquisa Pesquisa-Ação: Implementação do Processo de Enfermagem na Rede de Atenção Psicossocial do município de Jundiaí – SP/Brasil, realizado em…

  No último dia 23 de maio de 2024, nas dependências da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, os Grupos de Pesquisa "Intervenções e Comportamentos Relacionados à Saúde" e "Comportamentos em Saúde e Qualidade de Vida" promoveram uma aula aberta para toda a comunidade da FEnf. O evento teve como tema "Os conceitos centrais da disciplina e o ensino da…

                  Durante a Semana da Enfermagem, a Profa. Dra. Danielle Satie Kassada, docente da área de Enfermagem em Saúde Coletiva, se destacou ao ministrar palestras em dois importantes eventos. No dia 14, na Prefeitura Municipal de Amparo, ela apresentou a palestra intitulada "A Enfermagem como protagonista do cuidado em saúde". Em seguida…

  Neste dia 17 de maio de 2024, ocorreu o evento em comemoração à 85ª Semana Brasileira de Enfermagem, com o tema "Romper bolhas para o resistir e coexistir da Enfermagem", organizado pela Faculdade de Enfermagem e pelo Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas da Unicamp, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, o Conselho…

Durante todo o dia 08 de maio de 2024, no Instituto de Otorrinolaringologia Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp (IOU), aconteceu a inauguração do Living Lab, o primeiro laboratório de ensino e inovação em saúde digital do Brasil. Com o propósito de disseminar a pesquisa e a inovação em saúde digital, o espaço tem expectativa de revolucionar a…