Pesquisadores da FEnf descobrem potencial efeito do ácido glutâmico na promoção do crescimento capilar

Na última edição do periódico Scientific Reports (Nature) pesquisadores da FEnf e colaboradores publicaram um artigo no qual foi desvendado parte importante da ação de um neurotransmissor, o ácido glutâmico, na pele.

O ácido glutâmico é o principal neurotransmissor excitatório atuando tanto no cérebro quanto nos tecidos periféricos. A distribuição anormal dos receptores do ácido glutâmico ocorre em condições hiperproliferativas da pele, como psoríase e regeneração cutânea; no entanto, a função biológica do ácido glutâmico na pele permanece obscura.

Usando abordagens ex vivo, in vivo e in silico, os pesquisadores mostraram que o ácido glutâmico exógeno promove o crescimento de pelos e a proliferação de queratinócitos. A aplicação tópica de ácido glutâmico diminuiu a expressão de genes relacionados à apoptose na pele e aumentou a viabilidade e proliferação celular em culturas de queratinócitos humanos. Além disso, demonstraram também a existência de uma nova via de sinalização cutânea mediada por esse neurotransmissorque controla a proliferação dos queratinócitos e do folículo piloso. Assim, o ácido glutâmico surge como um componente do sistema nervoso periférico que atua no controle do crescimento celular cutâneo.

Esses resultados levantam a perspectiva do uso farmacológico e nutricional do ácido glutâmico no tratamento de dermatoses, explica Carlos Poblete Jara, discente recém-egresso do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e autor da pesquisa realizada no Laboratório de Sinalização Celular do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (Cepid-OCRC) da Unicamp.

Além de Carlos P Jara e Natália Ferreira Mendes, recém-egressos do PPG-Enf, também assinam o artigo dois discentes da graduação, Beatriz de Andrade Berti e Renan de Medeiros Bezerra, orientados pela Profa. Dra. Eliana Pereira de Araujo. Os demais pesquisadores integram a co-autoria do trabalho: Daiane Fátima Engel, Ariane Maria Zanesco, Gabriela Freitas Pereira de Souza, Julia de Toledo Bagatin, Silvya Stuchi Maria-Engler, Joseane Morari, Willian H Velander (Universidade de Nebraska) e Lício A. Velloso.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os envolvidos pela pesquisa de extremo valor para a sociedade e para a ciência mundial!

 Link para o artigo completo: https://www.nature.com/articles/s41598-021-94816-y

1

Compartilhe

Na noite do dia 29 de setembro de 2022, no Teatro Bento Quirino, na cidade de Campinas, aconteceu a solenidade de entrega do Diploma de Mérito “Amigo da Terceira Idade" para a docente da Faculdade de Enfermagem, Profa. Dra. Kátia Stancato, pelo projeto UniversIDADE, devido sua participação ativa como coordenadora executiva no período de 2017 a…

No dia 16 de setembro de 2022, aconteceu o Fórum Permanente “Morte Encefálica, manutenção do potencial doador e entrevista familiar: capacitar para avançar”, organizado por Profa. Dra. Rafaela Batista dos Santos Pedrosa, Dr. Luiz Antônio da Costa Sardinha, Dr. Helder José Lessa Zambelli, Enfa. Maria Valéria Omena Athayde, Enf. Ms. Klênio de…

No dia 14 de setembro de 2022, o Grupo de Preparação para o Parto do Hospital Estadual Sumaré (HES), projeto de extensão idealizado pela Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice em parceria com a Enfa. Supervisora Juliana Anastácio (HES), completou um ano desde sua primeira atividade.

   No dia 27 de agosto de 2022, durante todo o dia, aconteceu a Unicamp de Portas Abertas (UPA). Por conta da pandemia da covid-19, o programa foi suspenso em 2020. No ano passado (2021) – ainda em consequência das restrições sanitárias – foi realizado apenas no formato virtual. Neste ano, após retomarmos o evento na modalidade…