Pesquisadores da FEnf descobrem potencial efeito do ácido glutâmico na promoção do crescimento capilar

Na última edição do periódico Scientific Reports (Nature) pesquisadores da FEnf e colaboradores publicaram um artigo no qual foi desvendado parte importante da ação de um neurotransmissor, o ácido glutâmico, na pele.

O ácido glutâmico é o principal neurotransmissor excitatório atuando tanto no cérebro quanto nos tecidos periféricos. A distribuição anormal dos receptores do ácido glutâmico ocorre em condições hiperproliferativas da pele, como psoríase e regeneração cutânea; no entanto, a função biológica do ácido glutâmico na pele permanece obscura.

Usando abordagens ex vivo, in vivo e in silico, os pesquisadores mostraram que o ácido glutâmico exógeno promove o crescimento de pelos e a proliferação de queratinócitos. A aplicação tópica de ácido glutâmico diminuiu a expressão de genes relacionados à apoptose na pele e aumentou a viabilidade e proliferação celular em culturas de queratinócitos humanos. Além disso, demonstraram também a existência de uma nova via de sinalização cutânea mediada por esse neurotransmissorque controla a proliferação dos queratinócitos e do folículo piloso. Assim, o ácido glutâmico surge como um componente do sistema nervoso periférico que atua no controle do crescimento celular cutâneo.

Esses resultados levantam a perspectiva do uso farmacológico e nutricional do ácido glutâmico no tratamento de dermatoses, explica Carlos Poblete Jara, discente recém-egresso do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e autor da pesquisa realizada no Laboratório de Sinalização Celular do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (Cepid-OCRC) da Unicamp.

Além de Carlos P Jara e Natália Ferreira Mendes, recém-egressos do PPG-Enf, também assinam o artigo dois discentes da graduação, Beatriz de Andrade Berti e Renan de Medeiros Bezerra, orientados pela Profa. Dra. Eliana Pereira de Araujo. Os demais pesquisadores integram a co-autoria do trabalho: Daiane Fátima Engel, Ariane Maria Zanesco, Gabriela Freitas Pereira de Souza, Julia de Toledo Bagatin, Silvya Stuchi Maria-Engler, Joseane Morari, Willian H Velander (Universidade de Nebraska) e Lício A. Velloso.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os envolvidos pela pesquisa de extremo valor para a sociedade e para a ciência mundial!

 Link para o artigo completo: https://www.nature.com/articles/s41598-021-94816-y

1

O estudante Giovanne Paulino, doutorando do PPGEnf da Unicamp, orientado pela Profa. Dra. Debora de Souza Santos, está entre os meses de setembro e janeiro realizando suas atividades de doutorado na Universidade King's College London, Reino Unido, por meio do financiamento do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) Edital nº 26/…

No dia 08/10/2025, os alunos da Faculdade de Enfermagem Bryan Durval e Gabriela Moreti (graduação), juntamente com a mestranda Jéssica Jacintho, realizaram a atividade “Diabetes e obesidade: influências no surgimento de feridas”, voltada aos participantes do Programa UniversIdade, composto por pessoas idosas da comunidade. A ação integrou o…

Confira as próximas Defesas de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado agendadas no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da FEnf: Defesa de Tese de Doutorado - Giselli Cristina Villela Bueno Título: “CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DO PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DE QUEDAS PEDIÁTRICAS - PROTEGE KIDS” Orientação: Profa. Dra. Renata Cristina Gasparino…

Confira as próximas Defesas de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado agendadas no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da FEnf: Defesa de Tese de Doutorado - Cleber de Souza Oliveira Título: “CARACTERÍSTICAS DO SONO E EXPRESSÃO DO RITMO DE ATIVIDADE E REPOUSO EM INDIVÍDUOS COM E SEM TRANSTORNO MENTAL COMUM: ANÁLISE DE DADOS DO…