Nota de pesar: Maria Filomena de Gouveia Vilela

Mulher

Enfermeira

Nobre

Admirável

 

                Poucos adjetivos podem definir MENA, mas muitos podem decifrar Maria Filomena de Gouveia Vilela, nossa querida professora aposentada da área de Enfermagem em Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem.

                Mena nasceu em Prata, Minas Gerais, e passou a infância na Fazenda do Bugre, seu principal território poético. Se graduou pela Universidade de São Paulo, em 1982, como enfermeira. Em 1999, recebeu o título de Mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp e em 2005 de Doutora pela mesma instituição.

                Atuou fortemente na construção e luta do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Município de Campinas, coordenadora do Distrito de Saúde Noroeste e membra ativa do Grupo Técnico de Vigilância Sanitária da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), além de ter sido, por muitos anos, apoiadora do Conselho dos Secretários de Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS-SP).

                Além de sua incansável luta pelo SUS, Mena também lutava pela humanidade no cuidado, com sua serenidade, delicadeza e força unânimes que se expressavam através de seus versos sensíveis, que cantavam todo o amor pela vida e pelas pessoas. Uma poetisa que publicou o livro "Outras Essências e Aquarelas", onde manifestou seu carinho e cuidado com o mundo, com as pessoas e com a vida.

                Mena, querida Mena, sua trajetória na terra se encerrou no dia 27 de janeiro de 2024, mas não se encerrou para nós, pois neste momento você continua sendo brisa, leve e suave, assim como foi em vida, mas agora em todo o canto, deixando um legado de amor e cuidado em todos aqueles que tiveram o prazer de te conhecer, seja como aluno, colega de trabalho, paciente, familiar ou por um simples encontro, você tinha o belo poder de encantar com poucas palavras e amaciar o coração somente com um olhar. Brilhe onde estiver Mena, você jamais será esquecida.

                Aos familiares, amigos e todos que te amam, a Faculdade de Enfermagem se irmana em seu sentimento de perda e dor.

 

A Profa. Mena foi homenageada por diversos órgãos, o que destaca seu reconhecido trabalho em vida:

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa

Reitoria da Unicamp

ABRASCO

Conselho Municipal de Saúde de Campinas

Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp)

Homenagem da orientanda Isabelli Martins

Homenagem da orientanda Raquel Prando

 

Para quem não conheceu o lado poetisa da Profa. Mena, deixamos abaixo uma de suas obras:

VIDA COLETIVA

Nosso povo tá sofrendo

Nosso povo tá cansado

Nosso povo não aguenta

Tanto direito surrupiado

Violência correndo solta

Tanto dinheiro roubado

Causando tanta revolta

Nesse país tão desigual...

E a Saúde Coletiva taí pra quê?

Revelar e buscar como fazer

É multiprofissional

Aplicar injeção de vida

E o SUS pra valer:

Cuidado integral

Promoção da saúde

Práticas integrativas

Saúde mental

Manter-se vigilante

As doenças controlar

A saúde proteger

Olhos bem abertos

O controle social

A cobrar dos governantes

Financiamento real

Gestão participativa

Pra investir na saúde

Na defesa da vida!

Mena Vilela

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14

ATENÇÃO: As inscrições do Processo Seletivo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Unicamp na Área de Concentração “CUIDADO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM” foram prorrogadas até 10 de maio. Saiba mais: link para os editais: FEnf > Pós-graduação > Processo Seletivo Nova data: 10/05/24  

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…