Mestranda e Docente da FEnf oferecem Curso de Capacitação de Simulação Clínica

“A Simulação é uma técnica não uma tecnologia” – esta é uma afirmação feita por David Gaba, um dos procursores no uso da Simulação no ensino a profissionais de saúde, utilizando manequins e simuladores mais sofisticados que o convencional. Esta afirmação é importante para apresentar um dos objetivos do Curso de Capacitação de Instrutores de Simulação Realística com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem, tema do projeto de mestrado da aluna Danielle Leite de Lemos Oliveira, enfermeira, Especialista em Design Instrucional/Docência/Saúde da Família e Instrutora de Simulação Realística; orientanda da Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes.

O curso foi oferecido no período de 14 de setembro a 26 de outubro de 2016 e nele foram apresentados o conceito e a aplicabilidade da Simulação no ensino da Enfermagem, capacitando professores e docentes da FEnf para o uso deste método no ensino da profissão, desde a remontagem de uma UTI ao cenário do consultório da atenção básica. O curso foi semipresencial, isto é, do total de 36 horas, 18 horas foram destinadas a atividades realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, e as outras 18 horas investidas em encontros presenciais para discussões, apresentações, elaboração de cenários em Simulação pelos participantes, técnicas de feedback, rodagem dos cenários, entre outros.

De acordo com Danielle, a Simulação pode ser também considerada como a criação de um ambiente controlado, em qu os estudantes terão oportunidade de emergirem em situações vivenciais da prática, mas sem os riscos da vivência clínica, em que os erros são pontos chaves para melhoria da assistência e do preparo profissional. Para tanto, desde o planejamento da aula à realização das discussões pós simulação, as técnicas e passos inerentes ao método devem ser observados, os quais tornam o estudante protagonista em seu processo de aprendizagem, mas sempre norteado por seu facilitador-instrutor.

A mestranda considera que para sua trajetória no Mestrado a idealização deste curso, seu planejamento, elaboração e implementação têm sido, além de grande desafio, grande oportunidade de novas parcerias e aprofundamento do tema, bem como apresentação de estratégia inovadora na capacitação de docentes de Enfermagem sobre o potencial que o uso da Simulação e da plataforma virtual de ensino trazem em benefício da formação profissional.

            A Fenf parabeniza a mestranda Danielle e a Profa. Maria Helena pela inciativa inovadora e faz votos de que o curso de capacitação seja oferecido em outras oportunidades para a comunidade da FEnf!

Mestranda e Docente da FEnf oferecem Curso de Capacitação de Simulação Clínica
Mestranda e Docente da FEnf oferecem Curso de Capacitação de Simulação Clínica
Mestranda e Docente da FEnf oferecem Curso de Capacitação de Simulação Clínica

ATENÇÃO: As inscrições do Processo Seletivo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Unicamp na Área de Concentração “CUIDADO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM” foram prorrogadas até 10 de maio. Saiba mais: link para os editais: FEnf > Pós-graduação > Processo Seletivo Nova data: 10/05/24  

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…