LISME e LPSM promovem evento sobre Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

No dia 27 de outubro de 2022, a Liga de Saúde Mental da Enfermagem da UNICAMP e a Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental da FCM promoveram o evento "A RAPS funcionando: discussão de caso em psiquiatria".

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) baseia-se no desenvolvimento da lógica do cuidado centrado nas necessidades de pessoas com transtornos mentais, incluindo os decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Ela busca construir serviços diferentes para as diferentes necessidades, é uma parte integral do SUS. Em conjunto a Liga de Saúde Mental da Enfermagem (LISME) com a Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LPSM), promoverá esse evento para demonstrar, na prática, a comunicação multiprofissional entre CAPS e hospital sobre casos em psiquiatria. Dessa maneira, visamos ampliar o conhecimento dos alunos sobre como esses casos são abordados na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram do evento diversos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) Independência e da Enfermaria Psiquiátrica do Hospital de Clínicas, e o público alvo foram alunos de graduação e pós-graduação, trabalhadores e usuários da Rede de Atenção Psicossocial. 

A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os membros pela promoção do evento e pelo tema abordado de tão grande importância na área da Saúde Mental.

1
2
3
4

Compartilhe

Nos dias 25 a 27 de outubro de 2022, aconteceu o XXX Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, realizado no Centro de Convenções e Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. 

No último dia 14 de dezembro de 2022, o Curso de Graduação em Enfermagem realizou a primeira "Aula da Saudade", onde reuniu os alunos da 41ª turma em uma última aula em sala de aula. O evento, que contou com a participação de alunos, funcionários e docentes, teve como programação uma apresentação de slides que proporcionou a …

No dia 24 de novembro de 2022, a disciplina de graduação EN790 – Tópicos de Administração em Enfermagem contou com a participação do convidado Enfermeiro Dr. Marco Antonio de Moraes, que ministrou a palestra intitulada "A responsabilidade técnica do Enfermeiro no exercício profissional:  A trajetória profissional como Diretor…

No dia 24 de outubro de 2022, aconteceu o Fórum Permanente “Câncer infantil: como podemos ajudar?”, organizado pelas Profas Dra. Daniela Doulavince Amador, Profa. Dra. Daniela Fernanda dos Santos Alves, Profa. Dra. Maira Deguer Misko, Profa. Dra. Luciana de Lione Melo, Profa. Dra. Ana Márcia Chiaradia Mendes Castillo e Profa. Dra. Samara Macedo…

As docentes da área de Fundamentos em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem, Profa. Dra. Caroline Lopes Ciofi Silva  e Profa. Dra.