Informe COVID-19 "Área de Saúde da Mulher e do Recém-Nascido"

field_paragraph_noticias

                Frente à atual pandemia do vírus COVID-19, a Área de Saúde da Mulher e do Recém-Nascido da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP considera importante o repasse de informações recentes que abordam a infecção pelo coronavírus no contexto da saúde materno-infantil. Sabemos que os dados disponíveis ainda são incipientes, mas representam a única informação disponível no momento. Dessa forma, informamos que:

1) As gestantes não são, aparentemente, mais susceptíveis aos efeitos da infecção do que a população em geral;

2) Até o presente momento, um único estudo publicado no Lancet investigou, em um grupo de gestantes com pneumonia causada pelo COVID-19, a presença do vírus no líquido amniótico, sangue do cordão umbilical, leite materno e swab da orofaringe do recém-nascido. Nessas amostras, os resultados foram negativos. Portanto, até o momento não há documentação de transmissão vertical durante a gestação. Tampouco há comprovação de que haja transmissão do vírus no período neonatal pelo leite materno. Enquanto inúmeros são os benefícios cientificamente comprovados do leite humano para o bebê;

3) A via de nascimento (parto normal ou cirurgia cesariana) não deve ser influenciada pela COVID-19. Em caso de suspeita ou confirmação de infecção materna, recomenda-se a monitorização eletrônica contínua do feto, durante o trabalho de parto. O clampeamento oportuno do cordão também não está contraindicado;

4) A Recomendação Técnica No.01/20.170320 da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH) orienta a manutenção do aleitamento materno em caso de infecção pelo COVID-19, desde que a mãe deseje amamentar e esteja em condições clínicas adequadas para fazê-lo. Essa também é a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Federação Brasileira das Associações de Obstetrícia e Ginecologia (FEBRASGO), do Royal CollegeofObstetriciansandGynaecologists (RCOG) e do Centers for DiseaseControlandPrevention (CDC) norte-americano

5) A mãe infectada deve ser orientada para observar as medidas apresentadas a seguir, com o propósito de reduzir o risco de transmissão do vírus através de gotículas respiratórias durante o contato com a criança, incluindo a amamentação:

a) Lavar as mãos, por pelo menos 20 segundos, antes de tocar o bebê ou antes de retirar o leite materno (extração manual ou na bomba extratora);

b) Usar máscara facial (cobrindo completamente nariz e boca) durante as mamadas e evitar falar ou tossir durante a amamentação;

c) A máscara deve ser imediatamente trocada em caso de tosse ou espirro ou a cada nova mamada;

d) Em caso de opção pela extração do leite, devem ser observadas as orientações disponíveis no documento:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_mulher_trabalhadora_ama menta.pdf

e) Seguir rigorosamente as recomendações para limpeza das bombas de extração de leite após cada uso;

f) Deve-se considerar a possibilidade de solicitar a ajuda de alguém que esteja saudável para oferecer o leite materno em copinho, xícara ou colher ao bebê.

*Atualizações em 08/04:

- Mulheres no puerpério (pessoas pós-parto até 42 dias após o nascimento) aparecem como "grupo de risco" para morte materna pelo COVID-19, devido à confirmação de dois óbitos de mulheres neste período.

- Gestantes de alto risco (hipertensão gestacional, diabetes e outras patologias gestacionais) estão oficialmente incluídas no grupo de risco para o desenvolvimento de complicações por Covid-19.

Referências

1. Royal College of Obstetricians and Gynaecologists. Coronavirus (COVID-19) Infection in pregnancy.2020. Disponível em: https://www.rcog.org.uk/en/guidelines-research-services/guidelines/coronavirus-pregnancy/covid-19-virus-infection-and-pregnancy/  Acessado em 19/03/2020.

2. Chen H, Guo J, Wang C, et al. Clinical characteristics and intrauterine vertical transmission potential of COVID-19 infection in nine pregnant women: a retrospective review of medical records. Lancet 2020; 395: 809–15.

3. Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH). Recomendação Técnica Nº 01/20.170320 que dispõe sobre a Infecção pelo COVID-19 e a Amamentação. 2020. Disponível em https://www.icict.fiocruz.br/content/coronav%C3%ADrus-rblh-publica-nota-t%C3%A9cnica-sobre-covid-19-e-amamenta%C3%A7%C3%A3o Acessado em 18/03/2020.

4. Sociedade Brasileira de Pediatria. O aleitamento materno nos tempos de COVID-19. Nota de Alerta. 2020. Disponível em https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22393c-Nota_de_Alerta_sobe_Aleitam_Materno_nos_Tempos_COVID-19.pdf. Acessado em 18/03/2020.

5. Federação Brasileira das Associações de Obstetrícia e Ginecologia (FEBRASGO). Infecção pelo Coronavírus SARS-CoV-2 em obstetrícia. Enfrentando o desconhecido!Disponível em: https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/948-infeccao-pelo-coronavirus-sars-cov-2-em-obstetricia-enfrentando-o-desconhecido Acessado em 19/03/2020.

6. Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Interim Considerations for Infection Prevention and Control of Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) in Inpatient Obstetric Healthcare Settings.Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/hcp/inpatient-obstetric-healthcare-guidance.html  Acessado em 19/03/2020.

7. Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de 04/04/2020. (Sistema de Informação de Vigilância da Gripe. SIVEP-Gripe). Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/04/2020-04-04---COVID---…;

1

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…