GEPTECCES completa 01 ano de criação com parceria internacional

Em 2019, a Profa. Dra. Erika Christiane Marocco Duran, juntamente com seus discentes e egressos da Pós-graduação, dirigiram esforços para a criação do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Tecnologias do Cuidar em Enfermagem e Saúde (GEPTECCES), após a consolidação de pesquisas e publicações da linha de pesquisa de Processo de Cuidar em outro grupo de pesquisa da Faculdade de Enfermagem da Unicamp sobre Gerenciamento da Assistência de Enfermagem desde 2011.

Frente à demanda crescente de estudantes de graduação e pós-graduação na procura de conhecimento para refinamento e proposição de componentes de classificações sobre Diagnósticos, Resultados e Intervenções de Enfermagem para o cuidar sistematizado aos indivíduos, famílias ou comunidades, nos diversos âmbitos de cuidado à saúde, este grupo foi criado, abarcando também estudantes de iniciação científica de graduação e do ensino médio.

Dessa forma, e com a consolidação do saber por meio da produção oriunda dos trabalhos de conclusão, pesquisas, publicações em periódicos nacionais e internacionais indexados e pela participação em eventos nacionais e internacionais é que seus membros pretendem ampliar a divulgação e os estudos na temática das etapas.
O Grupo, no aniversário de seu primeiro ano de existência, tem o prazer de anunciar uma parceria internacional com a Dra Sue Ann Moorhead -  ex-Professora Associada e agora emérita, Diretora do Centro de Classificação de Enfermagem e Eficácia Clínica e Diretora do programa de PhD da Universidade de Iowa.

Sue serviu ao exército por sete anos antes de retornar a Iowa. Educadora há mais de 30 anos, suas pesquisas se concentram no desenvolvimento e implementação de terminologias de enfermagem padronizadas e pesquisa de eficácia. Ela é a editora principal da Nursing Outcomes Classification (NOC).

A parceria foi celada após uma reunião via Zoom, na qual se estabeleceu que Dra. Moorhead, a partir daquele momento, tornava-se uma colaborador internacional com o projeto mais amplo, intitulado “Uso de métodos avançados para validar classificações de enfermagem para pacientes com doenças crônicas e emergentes”, no qual está incluído a pesquisa de doutorado da doutoranda Ráisa Camilo Ferreira intitulada “CROSS MAPPING, CLINICAL VALIDATION AND SURVEY OF COSTS OF RESULTS AND NURSING INTERVENTIONS FOR NURSING DIAGNOSIS ‘IMPAIRED PHYSICAL MOBILITY’ IN MULTIPLE TRAUMATISM VICTIMS”.

Com essa parceria,  a Profa. Dra Erika solicitou a inclusão ao Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt. A solicitação foi aprovada e integram, esse projeto, Profa Dra Elenice Carmona (FEnf Unicamp), Profa Dra Marisa DL Correia (UFV) e Profa Dra Micnéias Tatiana SL Botelho (UFMT).

A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os envolvidos na implementação, desenvolvimento e crecimento do GEPTECCES.

 

Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Tecnologias do Cuidar em Enfermagem e Saúde (GEPTECCES) 

- Líder: Profa Dra Erika Christiane Marocco Duran

- Vice-Líder:  Profa Dra Marisa Dibbern Lopes Correia (UFV) 

1

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…