Fundador do Curso de Graduação em Enfermagem da Unicamp ganha filme com lançamento internacional

O filme Opostos relata a história do fundador do curso superior em Enfermagem da Unicamp, professor-doutor Luiz Cietto. Com uma trajetória surpreendente, a comovente produção já foi traduzida para cinco idiomas e será lançada nesta quarta-feira (22), no Brasil e em outros sete países da América do Sul. Até o final de abril vai estrear nos Estados Unidos, Europa e Ásia, com 400 mil cópias vendidas.

Professor Titular da FCM, Cietto chegou à Unicamp a convite do então Diretor da Faculdade de Ciências Médicas, Professor Doutor José Aristodemo Pinotti, para tratar da implantação do curso superior de Enfermagem. O Professor Cietto exerceu diversos cargos na Unicamp, tais como, Coordenador do curso de Enfermagem, Chefe do Departamento de Enfermagem, Representante dos Professores Titulares junto ao Conselho Universitário (CONSU) e do Conselho de Administração do Hospital das Clínicas e membro de diversas comissões e subcomissões como a de implantação do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas e a de Legislação e Normas do Conselho de Administração do Hospital das Clínicas, que atuou como presidente. 
Hoje trabalha como Professor de Direito no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e como Advogado militante. Formado pela Universidade de São Paulo, conciliou sempre as duas profissões. Sua formação em Enfermagem foi na Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha em 1957. 

O professor diz em seu depoimento que a persistência é necessária a aqueles que querem ser vencedores. O trabalho realizado pelo Professor Luiz Cietto no decorrer da sua carreira acadêmica espelha as palavras proferidas. Opostos apresenta valores sociais e educacionais em uma narrativa envolvente e intensa. Ele surgiu como resultado de um trabalho de conclusão de curso (TCC) de alunos da graduação em Comunicação Social do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho.

A exibição para o lançamento oficial aconteceu no Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho, no dia 22 de março para cerca de 7,5 mil pessoas em três sessões. 

 

Fundador do Curso de Graduação em Enfermagem da Unicamp ganha filme com lançamento internacional
Fundador do Curso de Graduação em Enfermagem da Unicamp ganha filme com lançamento internacional

ATENÇÃO: As inscrições do Processo Seletivo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Unicamp na Área de Concentração “CUIDADO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM” foram prorrogadas até 10 de maio. Saiba mais: link para os editais: FEnf > Pós-graduação > Processo Seletivo Nova data: 10/05/24  

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…