Egressa de Doutorado e docente da FEnf recebem Menção honrosa no 1º Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos

Nos dias 23 e 24 de outubro de 2020, aconteceu o I Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos, evento promovido a partir de uma parceria entre docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas (CPTL), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

A egressa de Doutorado Luciana Palácio Fernandes Cabeça, juntamente com a Profa. Dra. Luciana de Lione Melo participaram do evento com a apresentação do trabalho intitulado “Temendo o não-ser da criança: O familiar diante do imprevisível”, que foi premiado como Menção Honrosa do Eixo Comunicação.

O trabalho intitulado "Temendo o não-ser da criança: o familiar diante do imprevisível" é parte dos resultados da Tese de Doutorado da Dra Luciana Palacio Fernandes Cabeça, defendida em 20/08/2020, no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp.

A Tese de Doutorado "Modos-de-ser de familiares de crianças hospitalizadas em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica diante da comunicação de notícias difíceis" é uma pesquisa qualitativa fundamentada no referencial teórico de Martin Heidegger, que entrevistou 15 familiares de crianças hospitalizadas em Unidade de Terapia Intensiva pediátrica para compreender como eles se organizam após receber o anúncio de notícias difíceis.

O trabalho premiado evidencia o choque, o desespero e o medo dos familiares diante do adoecimento da criança e da necessidade de cuidado intensivo. Esses sentimentos estão relacionados ao ambiente hostil, a tecnologia desconhecida e manipulação frequente da criança.Durante a hospitalização, os familiares falam do sentimento de impotência diante da não recuperação da criança. Nesse momento, a possibilidade da morte emerge com um intenso sofrimento.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza as autoras pela conquista e almeja uma trajetória de sucesso à nossa egressa!

Compartilhe

No dia 11 de maio de 2021, o periódico JAMA publicou o artigo “Effect of a Digital Intervention on Depressive Symptoms in Patients With Comorbid Hypertension or Diabetes in Brazil and Peru” escrito pelos autores Prof. Dr. Paulo Rossi Menezes, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Ricardo Araya , do King’s College London…

Em meio à pandemia e às inseguranças enfrentadas pela pesquisa no Brasil, podemos apresentar conquistas oriundas dos estudos realizados pelos nossos alunos. E é com imenso orgulho que parabenizamos nosso discente de Doutorado, Carlos Jorge Poblete Jara pela contratação na Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos para trabalhar na análise…

No dia 04 de março de 2021, através de cerimônia virtual transmitida pelo youtube, a Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp e o Instituto Vladimir Herzog anunciaram os vencedores da primeira edição do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp-Vladimir Herzog.

   No dia 25 de fevereiro de 2021, a Profª. Drª. Rafaela dos Santos Pedrosa publicou um artigo intitulado "Brazilian Nursing and the COVID-19 Pandemic Challenges" que aborda sobre a situação da pandemia COVID-19 no Brasil no site da European Society of Cardiology.    O texto pode ser lido na íntegra através do link: https…

MOÇÃO DE APOIO E SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES DA ENFERMAGEM E DA SAÚDE E FAMÍLIAS DE BRASILEIROS QUE ATUAM NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19