Doutoranda da Faculdade de Enfermagem realiza Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior em Portugal

   Vanessa Cristina Dias Bóbbo, doutoranda do curso de Pós-graduação da FEnf, participou entre agosto a novembro de 2017, do Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE). Com a orientação da Profa. Dra. Eliana Pereira de Araújo a aluna desenvolve o projeto: Avaliação da Capacidade da Interleucina 6 induzir neurogênese do hipotálamo. 

   O intuito do programa desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, é apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche no exterior às Instituições de Ensino Superior com cursos de Doutorado reconhecidos pela Capes. Foi através dessa iniciativa que a doutoranda partiu para seu estágio em Coimbra, Portugal, no Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC), onde fica o laboratório da Profa. Dra. Cláudia Cavadas. 
   Para Vanessa, a experiência foi de grande importância para o aprendizado e execução de técnica de cultura de células tronco de modelo animal, originárias do hipotálamo (região do cérebro responsável pelo controle da fome e outras funções básicas para a sobrevivência), sob o acompanhamento atencioso de uma das pesquisadoras do grupo, Dra. Célia Aveleira. Além disso, teve a oportunidade de aprofundar-se nos estudos em neurociências, , como neurogênese no hipotálamo e alterações no hipotálamo induzidas pela obesidade e envelhecimento. Em sua apresentação, ela destaca ainda outras duas repercussões do estágio: conhecer a rotina e soluções de problemas dentro do laboratório da Universidade de Coimbra e analisar o impacto da produção do laboratório de Sinalização Celular (no qual é integrante na Universidade de Campinas) nas atividades de pesquisa desenvolvidas no grupo da Profa. Cláudia Cavadas. Além disso, a mesma ressalta o quão positiva foi sua experiência, que possibilitou a pratica de inglês, o relacionamento com pessoas de diferentes lugares, países e culturas e a desconstrução de  estereótipos.

Com muito orgulho a Faculdade de Enfermagem parabeniza a discente pela participação no programa!
 

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…

                No último dia 01 de março de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, aconteceu a cerimônia de Inauguração da Galeria de Diretoras e Homenageadas da Faculdade de Enfermagem.