Docentes participam dos Programas CAPAm e CAF da Unicamp e FEnf recebe discentes do Ensino Médio e de graduação da UFPA!

                Em um esforço colaborativo entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Banco Santander, o Programa Ciência & Arte "Povos da Amazônia" (CAPAm) busca promover a integração de alunos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas da UFPA com a vida acadêmica e com os docentes, pesquisadores e discentes que compõem a comunidade universitária da Unicamp.

                Durante o período de 08 de janeiro a 07 de fevereiro de 2024, o Programa conta com a participação de 20 discentes de diversos cursos da UFPA, com quatro projetos de pesquisa e quatro oficinas, oferecidos por docentes e pesquisadores da Unicamp.

                Dentre os selecionados, destacamos a valiosa participação da Faculdade de Enfermagem (FEnf) com o projeto de pesquisa "Photovoice e Ciência: em foco a saúde mental de jovens universitárias/os", orientado pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, docente da área de Enfermagem em Saúde Mental da FEnf, e com a oficina "Florescendo no Campus: Terapia Floral para Cultivar o Bem-Estar na Vida Acadêmica", sob a coordenação da Profa. Dra. Suzimar de Fátima Benato Fusco, docente da área de Enfermagem Médico-Cirúrgica da FEnf e líder do Grupo de Estudos em Medicinas Tradicionais e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (GEMT-PICS).

                A oficina realizada pela Profa. Suzimar, realizada no dia 22 de janeiro de 2024, proporcionou um espaço de aprendizado e descobertas, e teve como foco principal oferecer aos participantes conhecer a terapia floral como uma ferramenta valiosa para o cultivo do bem-estar e a superação dos desafios enfrentados durante a vida acadêmica.

                Além de fornecer conhecimentos teóricos sobre terapia floral, a oficina promoveu momentos práticos, como reflexões, diálogos, meditação e danças circulares. A ênfase na resiliência, concentração e autoconhecimento foi fundamental para equipar os participantes com ferramentas tangíveis para enfrentar os desafios acadêmicos.

                Mais do que uma experiência acadêmica, o evento celebrou a convergência entre a sabedoria tradicional e a vida universitária contemporânea. O Programa CAPAm, impulsionado por iniciativas como essa, continua desempenhando um papel crucial na construção de pontes entre comunidades diversas, fomentando a inclusão e a diversidade nas instituições de ensino superior.

                O projeto de pesquisa orientado pelo Prof. Eduardo utiliza metodologia participativa por meio da aplicação da técnica de photovoice, ou fotovoz em português. Trata-se de uma técnica de produção de dados em projetos de pesquisa ou de intervenção comunitária/social, em que por meio de produção de imagens (fotos) são discutidos os temas do projeto e dialogados com a literatura nacional e internacional sobre o tema.

                Além do projeto junto ao CAPAm, o docente também foi contemplado no edital Ciência e Arte nas Férias (CAF), que é um Programa realizado anualmente, durante o mês de janeiro, e tem como objetivo despertar jovens talentos para a pesquisa científica e atividades artísticas e envolvê-los, desde cedo, em atividades práticas em que haja contato com os desafios atuais da ciência, a metodologia do trabalho científico, o ambiente humano dos laboratórios de pesquisa e as diferentes formas de expressão artística, sob orientação de professores e pesquisadores da Unicamp. O programa é destinado aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da região de Campinas – Diretorias de Ensino Leste e Oeste, e das Diretorias de Ensino de Limeira e de Piracicaba.

                Os alunos contemplados no CAF desenvolveram atividades em conjunto com os discentes do CAPAm, visto que ambos os projetos focam na investigação sobre saúde mental de estudantes de escolas e universidades públicas.

                As atividades realizadas durante o período são: Oficina na biblioteca para estudo de revisão da literatura sobre a saúde mental de estudantes de escolas e universidades públicas, Produção de imagens para discussões sobre o tema, Visita a exposição de artes, e Sistematização de dados da pesquisa. Além disso, uma exposição de fotos está sendo idealizada junto com ambos os grupos, como etapa de conclusão dos projetos.

                Dada a heterogeneidade e especificidades das/dos estudantes, de diferentes contextos, enfoque estão sendo dados sobre a realidade de estudantes do ensino médio em escolas públicas de contextos periféricos e discentes de graduação indígenas e quilombolas de Universidades do Norte do país.

                A Faculdade de Enfermagem parabeniza os docentes pelo trabalho de destaque realizado junto aos Programas ofertados pela Universidade, em que promovem um ambiente de acolhimento, conhecimento, experiências e enriquecimento científico tanto para os alunos como para nossa Faculdade.

 

Vídeo publicado sobre os Programas CAF e CAPAm: https://www.youtube.com/watch?v=ewE80LKcAb0

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12

ATENÇÃO: As inscrições do Processo Seletivo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Unicamp na Área de Concentração “CUIDADO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM” foram prorrogadas até 10 de maio. Saiba mais: link para os editais: FEnf > Pós-graduação > Processo Seletivo Nova data: 10/05/24  

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…