Docentes da Área de Fundamentos em Enfermagem participam do lançamento da Rede de Enfermeiros para Enfrentamento da Resistência Antimicrobiana

As docentes da área de Fundamentos em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem, Profa. Dra. Caroline Lopes Ciofi Silva  e Profa. Dra. Vanessa Aparecida Vilas-Boas, participaram do XVIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, que aconteceu em São Paulo/SP, no período de 26 a 29 de outubro de 2022.

Além dos trabalhos científicos apresentados pelas docentes, elas participaram do lançamento da Rede Brasileira de Enfermeiros para Enfrentamento da Resistência Antimicrobiana (REBRAN). O objetivo principal dessa rede é promover a cooperação técnica de enfermeiros sobre resistência antimicrobiana e programa de gerenciamento do antimicrobianos, de modo a fomentar discussões científicas sobre desenvolver pesquisas na área e contribuir para difusão de conhecimento e engajamento dos enfermeiros frente a essa problemática no Brasil.

A resistência antimicrobiana ocorre quando microrganismos expostos às diferentes classes de antibióticos, antifúngicos, antivirais, dentre outros, desenvolvem ou adquirem mecanismos que garantem sua sobrevivência. Como resultado, os antimicrobianos se tornam ineficazes no combate ao microrganismo causador da infecção, elevando a morbimortalidade do paciente e o risco de disseminação para outras pessoas.

A resistência antimicrobiana é uma ameaça crescente à saúde pública mundial, pois afeta não apenas a saúde humana, mas todo o ecossistema. A enfermagem tem papel fundamental no enfrentamento à resistência antimicrobiana por ações que visem a prevenção de infecções, participação no gerenciamento do uso de antimicrobianos na assistência primária à terciária, o ensino nas escolas, nas instituições de saúde e na comunidade, bem como no desenvolvimento de pesquisas. 

Na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (GPIIRAS), passa agora a integrar a rede, com oportunidades de parcerias para pesquisas e aprendizado mútuo, de modo a contribuir com o avanço da enfermagem nesta área.

A FEnf parabeniza as docentes envolvidas neste trabalho de tão grande relevância para a ciência e pela parceria desenvolvida com outras instituições.

2
1
3

Compartilhe

Nos dias 25 a 27 de outubro de 2022, aconteceu o XXX Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, realizado no Centro de Convenções e Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. 

No último dia 14 de dezembro de 2022, o Curso de Graduação em Enfermagem realizou a primeira "Aula da Saudade", onde reuniu os alunos da 41ª turma em uma última aula em sala de aula. O evento, que contou com a participação de alunos, funcionários e docentes, teve como programação uma apresentação de slides que proporcionou a …

No dia 24 de novembro de 2022, a disciplina de graduação EN790 – Tópicos de Administração em Enfermagem contou com a participação do convidado Enfermeiro Dr. Marco Antonio de Moraes, que ministrou a palestra intitulada "A responsabilidade técnica do Enfermeiro no exercício profissional:  A trajetória profissional como Diretor…

No dia 24 de outubro de 2022, aconteceu o Fórum Permanente “Câncer infantil: como podemos ajudar?”, organizado pelas Profas Dra. Daniela Doulavince Amador, Profa. Dra. Daniela Fernanda dos Santos Alves, Profa. Dra. Maira Deguer Misko, Profa. Dra. Luciana de Lione Melo, Profa. Dra. Ana Márcia Chiaradia Mendes Castillo e Profa. Dra. Samara Macedo…

As docentes da área de Fundamentos em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem, Profa. Dra. Caroline Lopes Ciofi Silva  e Profa. Dra.