Docente da FEnf orienta TCR com o tema "Construção de material educativo para profissionais da saúde sobre abuso sexual na infância: conceitos, prevenção e fluxograma"

A Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, docente da Faculdade de Enfermagem da área de Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-Nascido, orientou o trabalho de Conclusão intitulado "Construção de material educativo para profissionais da saúde sobre abuso sexual na infância: conceitos, prevenção e fluxograma" da aluna do Programa de Residência Multiprofissional da Unicamp Tatiane Vitoria Viana Claudino.

O trabalho, apresentado ao Programa na área de Saúde da Criança e do Adolescente aborda sobre o abuso sexual na infância (ASI), que é um grave problema de saúde pública mundial. De difícil detecção, devido à ausência de violência física aparente, pode se apresentar de diversas formas e níveis de gravidade, dificultando muito a possibilidade de denúncia pela vítima e a confirmação do ocorrido. Neste sentido, estratégias de identificação e cuidado às vítimas são primordiais no combate ao ASI.

O objetivo do trabalho foi de elaborar tecnologia educativa, no formato de vídeo, abordando a temática do ASI e seu método se tratou de uma pesquisa metodológica para o desenvolvimento de tecnologia educativa no formato de vídeo, desenvolvido em 3 etapas: revisão de literatura, pré-produção e produção.

Como resultado, a aluna produziu dois vídeos educativos, intitulados: “Abuso sexual infantil: guia para profissionais da saúde - Brasil” e “Abuso sexual infantil: guia para profissionais da saúde - Campinas, Brasil”, com duração de cerca de 7 minutos cada.

Para acessar os vídeos, clique nos links abaixo.

“Abuso sexual infantil: guia para profissionais da saúde - Brasil”: https://youtu.be/aCWzA86CVTE

“Abuso sexual infantil: guia para profissionais da saúde - Campinas, Brasil”: https://youtu.be/SlVftCEEMwo

A Faculdade de Enfermagem parabeniza a discente e a orientadora pelo trabalho desenvolvido com tanta delicadeza e profissionalismo.

Compartilhe

Nos dias 17 e 18 de junho de 2022, no Centro de Convenções Frei Caneca - São Paulo –SP, aconteceu o 3° Congresso Paulista de Estomaterapia.

No dia 28 de junho de 2022, aconteceu em Brasília-DF, no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Seminário Internacional de Políticas Públicas Familiares, que contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais, parlamentares e representantes do Governo Federal para tratar de temas concernentes a políticas…

No período de 16 a 18 de junho de 2022, aconteceu o 42º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e XXXVII Jornada de Enfermagem em Cardiologia no Transamérica Expo Center, na cidade de São Paulo.

Foi realizado no dia 19 de maio de 2022, no The Royal Palm Plaza, o Fórum Internacional Teste de Progresso com a parceria da Rede Nacional de Práticas e Pesquisa com o Teste de Progresso e com a presença de Representantes do Consórcio do Teste de Progresso das Escolas de Enfermagem do Estado de São Paulo, bem como a apresentação do trabalho…

Após mais de dois anos sem realizarmos eventos de forma presencial, a Faculdade de Enfermagem da Unicamp promoveu a III Semana de Enfermagem da FEnf Unicamp, com o tema “A enfermagem no contexto da pandemia pela COVID-19: que lições aprendemos?”, nas salas EN01 e EN02. O evento, que ocorreu no dia 12 de maio de 2022, dia internacional da…