Docente da FEnf é convidada pelo Coren-SP para ministrar palestra sobre TEA

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

                Devido à esta data, no dia 01 de abril de 2024, a Profa. Dra. Marciana Fernandes Moll, docente da área de Enfermagem em Saúde Mental da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, foi convidada pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) para ministrar a palestra intitulada "Contribuições da Enfermagem para os Cuidados de Crianças e Adolescentes com TEA" para profissionais e estudantes de enfermagem.

                Nesta palestra foi apresentada uma base conceitual que envolve o TEA, juntamente com as alterações frequentes no neurodesenvolvimento de crianças, a partir do sexto mês, assim como os “sinais de alerta” para o rastreamento deste público por meio da utilização de instrumentos validados no Brasil. Foram ainda abordadas intervenções para a promoção da saúde mental de pais e responsáveis por essas crianças e adolescentes, o que corresponde às ações exequíveis na Atenção Primária à Saúde.

                Reflexões sobre o uso do “brincar” durante as consultas de enfermagem e nas propostas de cuidados de enfermagem foram também apontadas, uma vez que esta é uma estratégia de conexão com a criança que pode favorecer a anamnese e proporcionar importantes estímulos, tais como: imitação, contato visual, verbalização e segmento de comando. Assim a enfermagem contribui no processo de reabilitação deste público.

                Prosseguiu-se abordando a relevância dos atendimentos voltados aos pais e responsáveis do referido público, enfatizando-se os principais diagnósticos de enfermagem evidenciados nos mesmos, o que permite instituir uma taxonomia específica para a Enfermagem e sistematizar a assistência.

                Ao final da palestra foi apresentado um link para a “Sondagem sobre o Autismo” que visa caracterizar o perfil de profissionais com TEA e as necessidades educativas para qualificar os atendimentos de enfermagem no Estado de São Paulo.

                A Faculdade de Enfermagem parabeniza a docente pelo papel desempenhado nos estudos do TEA e por compartilhar seu conhecimento com a população.

1
2

  No dia 24 de maio de 2024 aconteceu o evento científico intitulado “DIÁLOGOS DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE CUIDADO”, atividade vinculada ao projeto de pesquisa Pesquisa-Ação: Implementação do Processo de Enfermagem na Rede de Atenção Psicossocial do município de Jundiaí – SP/Brasil, realizado em…

  No último dia 23 de maio de 2024, nas dependências da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, os Grupos de Pesquisa "Intervenções e Comportamentos Relacionados à Saúde" e "Comportamentos em Saúde e Qualidade de Vida" promoveram uma aula aberta para toda a comunidade da FEnf. O evento teve como tema "Os conceitos centrais da disciplina e o ensino da…

                  Durante a Semana da Enfermagem, a Profa. Dra. Danielle Satie Kassada, docente da área de Enfermagem em Saúde Coletiva, se destacou ao ministrar palestras em dois importantes eventos. No dia 14, na Prefeitura Municipal de Amparo, ela apresentou a palestra intitulada "A Enfermagem como protagonista do cuidado em saúde". Em seguida…

  Neste dia 17 de maio de 2024, ocorreu o evento em comemoração à 85ª Semana Brasileira de Enfermagem, com o tema "Romper bolhas para o resistir e coexistir da Enfermagem", organizado pela Faculdade de Enfermagem e pelo Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas da Unicamp, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, o Conselho…

Durante todo o dia 08 de maio de 2024, no Instituto de Otorrinolaringologia Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp (IOU), aconteceu a inauguração do Living Lab, o primeiro laboratório de ensino e inovação em saúde digital do Brasil. Com o propósito de disseminar a pesquisa e a inovação em saúde digital, o espaço tem expectativa de revolucionar a…