Docente da FEnf é convidada pelo Coren-SP para ministrar palestra sobre TEA

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

                Devido à esta data, no dia 01 de abril de 2024, a Profa. Dra. Marciana Fernandes Moll, docente da área de Enfermagem em Saúde Mental da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, foi convidada pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) para ministrar a palestra intitulada "Contribuições da Enfermagem para os Cuidados de Crianças e Adolescentes com TEA" para profissionais e estudantes de enfermagem.

                Nesta palestra foi apresentada uma base conceitual que envolve o TEA, juntamente com as alterações frequentes no neurodesenvolvimento de crianças, a partir do sexto mês, assim como os “sinais de alerta” para o rastreamento deste público por meio da utilização de instrumentos validados no Brasil. Foram ainda abordadas intervenções para a promoção da saúde mental de pais e responsáveis por essas crianças e adolescentes, o que corresponde às ações exequíveis na Atenção Primária à Saúde.

                Reflexões sobre o uso do “brincar” durante as consultas de enfermagem e nas propostas de cuidados de enfermagem foram também apontadas, uma vez que esta é uma estratégia de conexão com a criança que pode favorecer a anamnese e proporcionar importantes estímulos, tais como: imitação, contato visual, verbalização e segmento de comando. Assim a enfermagem contribui no processo de reabilitação deste público.

                Prosseguiu-se abordando a relevância dos atendimentos voltados aos pais e responsáveis do referido público, enfatizando-se os principais diagnósticos de enfermagem evidenciados nos mesmos, o que permite instituir uma taxonomia específica para a Enfermagem e sistematizar a assistência.

                Ao final da palestra foi apresentado um link para a “Sondagem sobre o Autismo” que visa caracterizar o perfil de profissionais com TEA e as necessidades educativas para qualificar os atendimentos de enfermagem no Estado de São Paulo.

                A Faculdade de Enfermagem parabeniza a docente pelo papel desempenhado nos estudos do TEA e por compartilhar seu conhecimento com a população.

1
2

A Faculdade de Enfermagem da Unicamp realizou, na tarde do dia 23 de maio, a cerimônia de entrega dos certificados internacionais emitidos pelo World Council of Enterostomal Therapists (WCET) aos egressos do Curso de Especialização em Estomaterapia – Modalidade Extensão. O evento celebrou o reconhecimento internacional do curso pela principal…

No dia 5 de maio, estudantes da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp participaram de uma ação de educação em saúde voltada aos alunos do 2º ano do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Técnico da Unicamp (COTUCA), em Campinas-SP. A atividade foi conduzida por Bryan Durval e Gabriela Moreti, alunos da FEnf e orientandos da Profª Drª Eliana…

Nos dias 16, 17 e 19 de maio de 2025, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi palco do IV Seminário da Rede Internacional de Pesquisa sobre Vulnerabilidade, Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Idoso. O evento reuniu cerca de 100 participantes, incluindo pesquisadores, profissionais de saúde, gestores públicos e estudantes, em uma…

Com foco na valorização da Enfermagem e na promoção do bem-estar, a 7ª Caminhada da Enfermagem reuniu mais de

Na última sexta-feira, 16 de maio, o Auditório 3 do Centro de Convenções da Unicamp foi palco de um dos eventos mais emblemáticos do calendário da saúde: a abertura da Semana da Enfermagem da Unicamp