Docente da FEnf é agraciada com 1º lugar no Prêmio Mostra Ligia Py

No dia 30 de setembro de 2022, aconteceu na cidade de São Paulo – SP, o VI Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo.

Com o tema “Velhices Cidadãs – Envelhecimento no mundo digital”, em referência ao desafio da presença e inclusão digital lançado às pessoas idosas no período que vivemos e ainda vivenciamos com a pandemia de Covid-19, o congresso volta a dar protagonismo aos longevos.

A docente da Faculdade de Enfermagem, Profa. Dra. Daniella Pires Nunes, em parceria com Andréia Queiroz Ribeiro e Maria Sortênia Alves Guimarães, apresentou o trabalho intitulado “Projeto Escuta Solidária: universidades no apoio às pessoas idosas em tempos de pandemia”.

Com o distanciamento social necessário à prevenção da Covid-19 trouxe importantes prejuízos de ordem física, cognitiva e social para os idosos. Diante desse cenário, três universidades públicas (Universidade Federal de Viçosa, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal do Tocantins) mobilizaram, em conjunto, um projeto de extensão cujos objetivos foram: ofertar escuta qualificada; proporcionar atividades voltadas à estimulação cognitiva e de inclusão digital da pessoa idosa e a troca intergeracional. As pessoas idosas foram acompanhadas via ligações telefônicas por estudantes universitários de Viçosa (MG), Palmas (TO) e Campinas (SP). Durante as ligações, eram identificadas angústias, dúvidas e demandas. Os relatos, vídeos e fotos registrados pelo projeto evidenciaram seus benefícios para a qualidade de vida dos idosos durante a pandemia. Também destacou a relevância da extensão universitária como ferramenta de promoção do envelhecimento saudável por meio de oportunidades de inclusão social e digital, fortalecimento de vínculos e solidariedade intergeracional.

O evento contou com o Prêmio Mostra Ligia Py - Experiências exitosas no cenário da pandemia do COVID-19, que visa valorizar, qualificar, estimular, disseminar e dar visibilidade às experiências inovadoras que contribuíram e contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, tendo como referência conceitual o documento da Organização Mundial da Saúde intitulado “Envelhecimento Ativo: Uma Política de Saúde”.

A experiência do Projeto Escuta Solidária foi premiada em 1º lugar na Mostra Ligia Py, e a Faculdade de Enfermagem parabeniza as autoras pelo trabalho desenvolvido e por todo estudo acerca de um assunto de tão grande importância.

1
2

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…