Discente de graduação cria Guia de Comunicação Português-Crioulo

   Durante a disciplina EN791 – Estágio Supervisionado I, a discente de graduação Beatriz Busine Calmon, sob supervisão da Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, realizou a construção e implementação de um Guia de Comunicação Português-Crioulo para gestantes e puérperas haitianas atendidas na Unidade de Alojamento Conjunto do Hospital Estadual Sumaré (HES). A ideia surgiu a partir da identificação, por parte da aluna, da dificuldade de comunicação entre equipe e as pacientes haitianas e seu consequente impacto na qualidade do cuidado ofertado. 
   A intervenção foi realizada em quatro etapas:

1) Identificação do conteúdo a ser traduzido, com principais perguntas de rotina e orientações de saúde para a gestante, puérpera e recém-nascido;

2) Apresentação do conteúdo à equipe de enfermagem para contribuições e sugestões;

3) Tradução das perguntas e orientações para o crioulo haitiano

4) Leitura final de uma puérpera nativa do Haiti para correções e adequações.

O guia foi dividido em três partes:

a) Admissão na Enfermaria;

b) Alta da Enfermaria e

c) Gestante.

   As perguntas foram intencionalmente elaboradas de forma fechada, para facilitar as opções de resposta, como por exemplo: “O bebê está conseguindo mamar? Sim/Não”. O guia foi impresso e plastificado, para garantir maior durabilidade e facilitar a limpeza. Optou-se por guardá-lo em uma pasta específica no posto de enfermagem. 
   O guia é uma ferramenta que ampliou o acesso das gestantes e puérperas haitianas a um cuidado qualificado, já que torna a comunicação mais eficaz entre todos envolvidos na assistência. Ele foi desenvolvido para o Alojamento Conjunto e Centro Obstétrico do Hospital Estadual de Sumaré, no entanto, devido ao interesse de outros serviços está sendo adaptado para a Unidade de Internação (Alojamento Conjunto e Patologia Obstétrica) do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM e foi integralmente disponibilizado, a pedido, para o Hospital Municipal de Paulínia, para a Atenção Primária de Sumaré e para algumas Unidades Básicas de Saúde de Campinas. O projeto foi inscrito na modalidade relato de experiência do Curso de Atenção à Saúde Materna realizado pela Universidade Federal do Cariri – UFCA, onde foi premiado com o primeiro lugar.

   A Faculdade de Enfermagem parabeniza a aluna e orientadora pelo importantíssimo trabalho desenvolvido, que traz não somente inovação no trabalho como um olhar humanitário à população.

 

1
1

Compartilhe

No dia 24 de novembro de 2022, a disciplina de graduação EN790 – Tópicos de Administração em Enfermagem contou com a participação do convidado Enfermeiro Dr. Marco Antonio de Moraes, que ministrou a palestra intitulada "A responsabilidade técnica do Enfermeiro no exercício profissional:  A trajetória profissional como Diretor…

No dia 24 de outubro de 2022, aconteceu o Fórum Permanente “Câncer infantil: como podemos ajudar?”, organizado pelas Profas Dra. Daniela Doulavince Amador, Profa. Dra. Daniela Fernanda dos Santos Alves, Profa. Dra. Maira Deguer Misko, Profa. Dra. Luciana de Lione Melo, Profa. Dra. Ana Márcia Chiaradia Mendes Castillo e Profa. Dra. Samara Macedo…

As docentes da área de Fundamentos em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem, Profa. Dra. Caroline Lopes Ciofi Silva  e Profa. Dra.

Nos dias 04 e 05 de novembro de 2022, aconteceu o XXXI Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP (CoMAU) na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

No dia 27 de outubro de 2022, a Liga de Saúde Mental da Enfermagem da UNICAMP e a Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental da FCM promoveram o evento "A RAPS funcionando: discussão de caso em psiquiatria".