Discente de graduação cria Guia de Comunicação Português-Crioulo

   Durante a disciplina EN791 – Estágio Supervisionado I, a discente de graduação Beatriz Busine Calmon, sob supervisão da Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, realizou a construção e implementação de um Guia de Comunicação Português-Crioulo para gestantes e puérperas haitianas atendidas na Unidade de Alojamento Conjunto do Hospital Estadual Sumaré (HES). A ideia surgiu a partir da identificação, por parte da aluna, da dificuldade de comunicação entre equipe e as pacientes haitianas e seu consequente impacto na qualidade do cuidado ofertado. 
   A intervenção foi realizada em quatro etapas:

1) Identificação do conteúdo a ser traduzido, com principais perguntas de rotina e orientações de saúde para a gestante, puérpera e recém-nascido;

2) Apresentação do conteúdo à equipe de enfermagem para contribuições e sugestões;

3) Tradução das perguntas e orientações para o crioulo haitiano

4) Leitura final de uma puérpera nativa do Haiti para correções e adequações.

O guia foi dividido em três partes:

a) Admissão na Enfermaria;

b) Alta da Enfermaria e

c) Gestante.

   As perguntas foram intencionalmente elaboradas de forma fechada, para facilitar as opções de resposta, como por exemplo: “O bebê está conseguindo mamar? Sim/Não”. O guia foi impresso e plastificado, para garantir maior durabilidade e facilitar a limpeza. Optou-se por guardá-lo em uma pasta específica no posto de enfermagem. 
   O guia é uma ferramenta que ampliou o acesso das gestantes e puérperas haitianas a um cuidado qualificado, já que torna a comunicação mais eficaz entre todos envolvidos na assistência. Ele foi desenvolvido para o Alojamento Conjunto e Centro Obstétrico do Hospital Estadual de Sumaré, no entanto, devido ao interesse de outros serviços está sendo adaptado para a Unidade de Internação (Alojamento Conjunto e Patologia Obstétrica) do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM e foi integralmente disponibilizado, a pedido, para o Hospital Municipal de Paulínia, para a Atenção Primária de Sumaré e para algumas Unidades Básicas de Saúde de Campinas. O projeto foi inscrito na modalidade relato de experiência do Curso de Atenção à Saúde Materna realizado pela Universidade Federal do Cariri – UFCA, onde foi premiado com o primeiro lugar.

   A Faculdade de Enfermagem parabeniza a aluna e orientadora pelo importantíssimo trabalho desenvolvido, que traz não somente inovação no trabalho como um olhar humanitário à população.

 

1
1

Compartilhe

No dia 12 de agosto de 2022, a Faculdade de Enfermagem da Unicamp comemorou seus 10 anos como Faculdade desde a desvinculação como departamento da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, que acolheu nosso curso de Enfermagem por mais de 30 anos sempre em enorme parceria. Essa independência, conquistada após muita luta, muitos desafios e muito…

No dia de hoje (11), a Comissão de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp recebeu a notícia que o egresso de Doutorado, Carlos Jorge Poblete Jara, orientado pela Profa. Dra. Eliana Pereira de Araújo, foi contemplado com o Prêmio Capes de Tese 2022 na grande área Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias com a tese intitulada "…

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar o incentivo ao Aleitamento Materno, uma vez que a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano na alimentação de recém-nascidos e lactentes. Assim, devido às comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno e à trajetória profissional da Doutoranda…

A Enfermeira Ananda Miranda Gonçalves, egressa do Curso de Graduação em Enfermagem da Unicamp e premiada com Mérito Científico no XXIX Congresso de Iniciação Científica – UNICAMP no ano de 2021, foi selecionada para apresentar sua pesquisa na Jornada nacional de Iniciação Científica (JNIC) na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o…