Discente de Doutorado é contratado pela University of Nebraska

Em meio à pandemia e às inseguranças enfrentadas pela pesquisa no Brasil, podemos apresentar conquistas oriundas dos estudos realizados pelos nossos alunos. E é com imenso orgulho que parabenizamos nosso discente de Doutorado, Carlos Jorge Poblete Jara pela contratação na Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos para trabalhar na análise genética de pacientes COVID-19 e possível desenvolvimento de tratamentos contra coagulopatia associada ao COVID-19.

O aluno é um dos discentes estrangeiros, que iniciou os estudos em nosso Programa de Pós-graduação em Enfermagem no nível Mestrado e deu continuidade para o Doutorado. Orientado pela Profa. Dra. Eliana Pereira de Araújo, Carlos realiza sua pesquisa intitulada “Avaliação do tratamento tópico com o complexo fibrinogênio-fibronectina no processo de cicatrização de feridas” com defesa da tese de Doutorado prevista para o dia 26/05/2021.

Em parceria com a orientadora e o Prof. Dr. Bill Velander da Universidade de Nebraska, o aluno tem desenvolvido hipóteses sobre a coagulopatia associada ao COVID-19, já com dois artigos publicados sobre o tema, sendo um deles da Nature-Scientific Report.

Além dos estudos já realizados, estão em preparação de um terceiro artigo relacionado ao processo de vacinação e como, desde a enfermagem, é possível melhorar este processo que está acontecendo em escala mundial.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza o discente pela grande conquista, pelo empenho em promover conteúdos de extrema qualidade oriundos de seu estudo, além de parabenizar a Profa. Dra. Eliana Pereira de Aráujo pelo trabalho conjunto e toda parceria internacional conquistada através do Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt, do qual é coordenadora do projeto da Faculdade de Enfermagem.

Agradecemos também, a parceria com o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da Unicamp, onde o aluno realizou grande parte de sua pesquisa em laboratório.

Os artigos publicados pelo aluno podem ser acessados abaixo:
https://www.nature.com/articles/s41598-020-76488-2

https://aacijournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13223-020-00509-y

https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.01.04.21249167v1

 

1
2

Compartilhe

Na noite do dia 29 de setembro de 2022, no Teatro Bento Quirino, na cidade de Campinas, aconteceu a solenidade de entrega do Diploma de Mérito “Amigo da Terceira Idade" para a docente da Faculdade de Enfermagem, Profa. Dra. Kátia Stancato, pelo projeto UniversIDADE, devido sua participação ativa como coordenadora executiva no período de 2017 a…

No dia 16 de setembro de 2022, aconteceu o Fórum Permanente “Morte Encefálica, manutenção do potencial doador e entrevista familiar: capacitar para avançar”, organizado por Profa. Dra. Rafaela Batista dos Santos Pedrosa, Dr. Luiz Antônio da Costa Sardinha, Dr. Helder José Lessa Zambelli, Enfa. Maria Valéria Omena Athayde, Enf. Ms. Klênio de…

No dia 14 de setembro de 2022, o Grupo de Preparação para o Parto do Hospital Estadual Sumaré (HES), projeto de extensão idealizado pela Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice em parceria com a Enfa. Supervisora Juliana Anastácio (HES), completou um ano desde sua primeira atividade.

   No dia 27 de agosto de 2022, durante todo o dia, aconteceu a Unicamp de Portas Abertas (UPA). Por conta da pandemia da covid-19, o programa foi suspenso em 2020. No ano passado (2021) – ainda em consequência das restrições sanitárias – foi realizado apenas no formato virtual. Neste ano, após retomarmos o evento na modalidade…