Bem vindos ao novo site da Faculdade de Enfermagem

A Faculdade de Enfermagem (FEnf) lançou na manhã do dia 17 de outubro de 2017 seu novo site, desenvolvido pela equipe de Informática da FEnf em apoio com os idealizadores do site antigo e colaboradores.

 

Inspiração

Com a proposta da remodelação do site sucessor e a ideia de que os cabeçalhos das Unidades/Órgãos da Universidade Estadual de Campinas sejam homogêneos ao do Portal da Unicamp, conforme sugestão em uma das reuniões da Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp (SEC), foram pensadas algumas mudanças no design. O layout da página principal apresentou grandes mudanças,atendendo o padrão e o formato que os grandes sites adotam hoje em dia, como por exemplo o próprio Portal da Unicamp, website fonte da inspiração para o novo site da FEnf. Ele foi totalmente reconstruído com o auxílio de uma ferramenta moderna, atual e segura. Foram adicionados novos conceitos de integração com redes sociais e o método SEO para melhorar a visibilidade e os resultados nas páginas de busca, expandindo assim a participação da Faculdade em resultados de pesquisa e consequentemente, aumentando o acesso ao site da mesma. Os conteúdos (notícias, eventos, páginas) foram todos migrados do site antigo, sem perder a essência e as características contidas no primeiro site.

 

Novos Recursos

Novos recursos foram adicionados, como as perguntas frequentes que podem ser encontradas no final de cada página das áreas (graduação, pós graduação, administração, informática, etc...), que tem por objetivo esclarecer as dúvidas mais constantes do público. O "Fique por dentro" se propõe a chamar a atenção dos usuários com informações dinâmicas e importantes, como por exemplo o caso de liberação de inscrições para o PED (retirado o por exemplo por questão de ambiguidade). A unificação dos dados foi pensada e trabalhada detalhadamente no site para evitar duplicações de informações ou dados incorretos. Criou-se um "perfil pessoal" que contém informações centralizadas e que podem ser reaproveitadas em outros locais do site como por exemplo: ramal, e-mail, sala, currículo lattes, informações acadêmicas, entre outras. Dessa forma, uma vez que a pessoa mude de sala, por exemplo, ao invés de entrar em todas as páginas que contenham informações dela pertinentes a ela e alterar manualmente, é possível em poucos segundos alterar um campo no perfil e automaticamente atualizar em todo o site, evitando informações errôneas no mesmo.

 

Melhora na Acessibilidade

O site novo foi desenvolvido para se adaptar a qualquer dispositivo: computador, celular ou tablet. Em apenas três dias com o novo site no ar, já foi registrado um aumento no número de acessos de dispositivos móveis. Os computadores que, ainda são a maior parte do acesso ao site, representam uma porcentagem de aproximadamente 77,3% dos usuários, enquanto os celulares e tablets apresentam aproximadamente 22,8% do uso, registrando um aumento de 10% em apenas três dias. O site conta com suporte a multi-idiomas, sendo o português como idioma nativo e a tradução em inglês. O site já foi estruturado para receber a versão espanhol, caso haja a necessidade de aplicação. O recurso de idiomas apresenta uma característica diferente do site antigo. Ao trocar o idioma, o site mantém a mesma estrutura e identificação visual mudando apenas o texto, tornando assim, um site totalmente universal independente do idioma.

 

Novos passos

O propósito de inovação do site é ser replicável as demais Unidades e Órgãos da Unicamp a fim de cumprir com o objetivo estratégico da SEC e padronizar a forma de comunicação presente em nossa universidade. A Faculdade de Enfermagem está aberta a considerações para melhorias no novo site e apresentar o modo de operação para os interessados da área de TIC da Unicamp.

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…