Alunas e docente da FEnf criam painel “A caminho do parto normal”

   Durante o estágio supervisionado no Centro Obstétrico do Hospital Estadual Sumaré (HES) com a Profa. Dra. Clara Froes de Oliveira Sanfelice, alunas da graduação em Enfermagem realizaram uma intervenção criando uma linha do tempo chamada "A caminho do parto normal", onde foi construída uma ferramente educativa com ilustrações num painel sobre os tipos de métodos de alívio da dor disponíveis na unidade, sugerindo uma forma de utilizá-los durante o trabalho de parto, como caminhada, exercícios na bola Suíça, banho terapêutico, massagem e até mesmo a analgesia farmacológica, levando em consideração os diferentes níveis de dor que a mulher vivencia durante o processo do trabalho de parto. A sequência estabelecida para oferta dos métodos está relacionada com a observação das alunas a respeito da evolução do trabalho de parto e os métodos de alívio que parecem ser mais efetivos em cada momento.  

   Todas as orientações constantes na linha são embasadas nas atuais recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde e visam sugerir às mulheres, não sendo uma etapa de procedimento obrigatório, e sim preferencial, tendo em vista que a ilustração se encontra na parede em frente às cadeiras onde as gestantes aguardando o atendimento.

   A repercussão da atividade realizada foi tão grande que foi publicada no portal de boas práticas da Fiocruz por fazer representar uma boa prática de assistência ao parto (educação em saúde) prevista nas atuais recomendações nacionais e internacionais, além de contemplar o Projeto ApiceOn, o que valoriza muito nosso curso! Clique aqui para acessar a notícia publicada pela Fiocruz.

   A Faculdade de Enfermagem parabeniza as alunas e docente envolvidas, além de toda equipe do HES pela constante colaboração no ensino e crescimento de nossos alunos.

1
2
3

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…