Pesquisadores da FEnf descobrem potencial efeito do ácido glutâmico na promoção do crescimento capilar

Na última edição do periódico Scientific Reports (Nature) pesquisadores da FEnf e colaboradores publicaram um artigo no qual foi desvendado parte importante da ação de um neurotransmissor, o ácido glutâmico, na pele.

O ácido glutâmico é o principal neurotransmissor excitatório atuando tanto no cérebro quanto nos tecidos periféricos. A distribuição anormal dos receptores do ácido glutâmico ocorre em condições hiperproliferativas da pele, como psoríase e regeneração cutânea; no entanto, a função biológica do ácido glutâmico na pele permanece obscura.

Usando abordagens ex vivo, in vivo e in silico, os pesquisadores mostraram que o ácido glutâmico exógeno promove o crescimento de pelos e a proliferação de queratinócitos. A aplicação tópica de ácido glutâmico diminuiu a expressão de genes relacionados à apoptose na pele e aumentou a viabilidade e proliferação celular em culturas de queratinócitos humanos. Além disso, demonstraram também a existência de uma nova via de sinalização cutânea mediada por esse neurotransmissorque controla a proliferação dos queratinócitos e do folículo piloso. Assim, o ácido glutâmico surge como um componente do sistema nervoso periférico que atua no controle do crescimento celular cutâneo.

Esses resultados levantam a perspectiva do uso farmacológico e nutricional do ácido glutâmico no tratamento de dermatoses, explica Carlos Poblete Jara, discente recém-egresso do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e autor da pesquisa realizada no Laboratório de Sinalização Celular do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (Cepid-OCRC) da Unicamp.

Além de Carlos P Jara e Natália Ferreira Mendes, recém-egressos do PPG-Enf, também assinam o artigo dois discentes da graduação, Beatriz de Andrade Berti e Renan de Medeiros Bezerra, orientados pela Profa. Dra. Eliana Pereira de Araujo. Os demais pesquisadores integram a co-autoria do trabalho: Daiane Fátima Engel, Ariane Maria Zanesco, Gabriela Freitas Pereira de Souza, Julia de Toledo Bagatin, Silvya Stuchi Maria-Engler, Joseane Morari, Willian H Velander (Universidade de Nebraska) e Lício A. Velloso.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os envolvidos pela pesquisa de extremo valor para a sociedade e para a ciência mundial!

 Link para o artigo completo: https://www.nature.com/articles/s41598-021-94816-y

1

                No período de 11 a 15 de novembro de 2023, aconteceu a 47th Biennial Convention em San Antonio, Texas.                 A docente Profa. Dra. Edinêis de Brito Guirardello, da área de…

No dia 01 de dezembro de 2023, no Centro de Convenções da Unicamp, foi realizada a Sessão Extraordinária do Conselho Universitário para a entrega dos Prêmios Institucionais 2023 da Universidade.

   Entre os dias 25 e 27 de outubro de 2023 aconteceu o XXXI Congresso de Iniciação Científica da Unicamp – PIBIC 2023, realizado no Centro de Convenções da Unicamp. A pesquisa da aluna Débora Ramalho Santos, intitulada “Desafios ao trabalho na área da saúde para pessoas com deficiência”, sob orientação da Profª Drª Dalvani…

No dia 23 de novembro de 2023, aconteceu a aula aberta "SUS: Atenção especializada e hospitais", que ocorreu na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp durante todo o dia. A aula faz parte do Mestrado Profissional de Saúde Coletiva da FCM.. O evento foi organizado pelos docentes da Faculdade de Ciências Médicas Prof. Dr. Gastão Wagner de…

Entre os dias 12 e 15 de novembro de 2023, na cidade do Rio de Janeiro - RJ, ocorreu o 74º CBEn – Congresso Brasileiro de Enfermagem, que também teve a participação de outros dois outros grandes eventos satélites da Enfermagem Brasileira: a 13ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica (13ª JBEG) e o 6º Seminário Internacional sobre o…