Programa de Pós-Graduação

Faculdade de Enfermagem da Unicamp

Dúvidas Frequentes

Os cursos de Mestrado e Doutorado (Pós-graduação Stricto Sensu) da Universidade Estadual de Campinas não possuem custo aos alunos, desde o ingresso até sua integralização, o curso é gratuito.

O ingresso no programa como aluno regular é através de Processo Seletivo, que acontece anualmente.

Acompanhe os processos seletivos no link: https://www.fenf.unicamp.br/pt-br/pos-graduacao/processo-seletivo-pos-graduacao

O ingresso como aluno especial acontece semestralmente também através de Processo Seletivo. Acompanhe no link: https://www.fenf.unicamp.br/pt-br/pos-graduacao/aluno-especial

Conforme Resolução GR-048/2018, de 19/12/2018:

Art. 11 § 1º Aos discentes com auxílio financeiro do Programa PED é permitido o acúmulo de outras bolsas/auxílios financeiro concedidos pela Universidade ou por outra instituição, ou de vencimentos decorrentes de vínculos empregatícios ou de nomeação para cargos, funções ou empregos públicos, desde que devidamente afastados de suas atividades na empresa ou entidade à qual pertence nos horários previstos para as atividades de estágio docente.

Posso acumular a bolsa da Capes com atividade remunerada? Para acumular bolsa com atividade remunerada é necessário que o estudante já bolsista consiga algum emprego na área de seu estudo. No entanto, cabe ao orientador permitir este acúmulo. Existem algumas exceções: tutores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), professores da educação básica da rede pública e profissionais de saúde pública podem ter o vínculo empregatício previamente à bolsa e acumular as funções. No entanto, cabe ressaltar que é necessário que, além de atender a esses requisitos, esses profissionais também atendam ao requisito da anuência e concordância do orientador e aos demais requisitos de seleção de bolsa da instituição de ensino que oferta o curso de seu interesse, pois cabe a ela definir seus critérios de seleção de bolsas da Capes.

O programa de pós-graduação em Enfermagem segue toda normatização da CAPES e permite ao aluno ter exercício simultâneo com a bolsa em no máximo 12 horas por semana. Para acumular bolsa com atividade remunerada é necessário que o estudante esteja matriculado no curso de pós-graduação em Enfermagem no mínimo a 6 meses e que neste período esteja com bolsa ou sem vínculo empregatício, além da ciência e aprovação de seu orientador.

Nível Mestrado não possui disciplina obrigatória.

Nível Doutorado possui a disciplina EG137- Análise Crítica do Processo de Investigação como obrigatória para conclusão do curso.

Conforme GR-048/2018, de 19/12/2018:

Art. 12 A permanência dos discentes no PED poderá ocorrer: 
 
I – discentes de mestrado poderão atuar como PED C, com um único projeto por período letivo regular, podendo exercer o estágio, com ou sem remuneração, por até 02 (dois) semestres, ficando a designação semestral, após a realização de seleção prevista no Artigo 10, condicionada a aprovação do relatório final de atividades pela Comissão Avaliadora do PED; 
II – discentes de doutorado poderão atuar como PED B ou PED C, com um único projeto por período letivo regular, podendo exercer o estágio, com ou sem remuneração, por até 03 (três) semestres, ficando a designação semestral, após a realização de seleção prevista no Artigo 10, condicionada a aprovação do relatório final de atividades pela Comissão Avaliadora do PED; 

Os candidatos interessados em ingressar como estudante especial em disciplinas isoladas do Programa de Pós-graduação em Enfermagem deverão se inscrever semestralmente através dos editais que serão disponibilizados na página: https://www.fenf.unicamp.br/pt-br/pos-graduacao/aluno-especial

O portal utilizado principalmente pelo Programa é a BIREME: http://portal.revistas.bvs.br/index.php?lang=pt

A assinatura da folha de rosto de sua pesquisa deve ser entregue na Diretoria da Faculdade de Enfermagem da Unicamp logo após submissão na Plataforma Brasil. Porém, você deve preencher o formulário (https://www.fenf.unicamp.br/pt-br/pesquisa/formulario-de-encaminhamento-de-projeto-de-pesquisa) antes da entrega.

Em nossa página, possuímos a aba "Corpo Docente", onde você pode encontrar o tema que o mesmo trabalha e seus contatos.

Link de acesso: https://www.fenf.unicamp.br/pt-br/pos-graduacao/corpo-docente-0

A grade horária das disciplinas de todos os semestres são publicadas na página: https://www.fenf.unicamp.br/web/pt-br/pos-graduacao/grade-horaria

As durações mínima e máxima para a área de concentração Cuidado e Inovação Tecnológica em Saúde e Enfermagem do curso de Mestrado são de 12 e 24 meses, respectivamente. Para obter o título de Mestre em Ciências da Saúde na área de Cuidado e Inovação Tecnológica em Saúde e Enfermagem, o aluno deverá cumprir o total de 30 créditos, sendo 0 em atividades obrigatórias e 30 créditos em atividades eletivas.

 

As durações mínima e máxima para a área de concentração Cuidado e Inovação Tecnológica em Saúde e Enfermagem do curso de Doutorado são de 24 e 48 meses, respectivamente. Para obter o título de Doutor em Ciências da Saúde na área de Enfermagem e Trabalho, o aluno deverá cumprir o total de 25 créditos, sendo 6 em atividades obrigatórias e 19 créditos em atividades eletivas.

O processo seletivo para alunos regulares acontece anualmente, com inscrições no mês de Abril.

Para acesso aos editais, consulte: https://www.fenf.unicamp.br/pt-br/pos-graduacao/processo-seletivo-pos-graduacao

Procedimentos

O aluno deve preencher o formulário de trancamento de matrícula e entregá-lo na Secretaria de Pós-Graduação. No formulário devem constar a concordância do orientador e a aprovação da Coordenadoria de Pós-Graduação do curso.

Os prazos limites para solicitação de trancamento deverão ser consultados mediante Calendário da DAC.

Mais informações no link: https://www.fenf.unicamp.br/pt-br/pos-graduacao/trancamento-de-matricula

Tantos o curso de Mestrado como o de Doutorado, o aluno pode realizar no máximo 02 (dois) trancamentos.

Você é obrigado a se matricular em disciplinas somente no semestre de ingresso.

Nos demais semestres, a Diretoria Acadêmica (DAC) irá te matricular automaticamente nas disciplinas de Dissertação ou Tese em Andamento.

Mestrado: Em até 12 meses.

Doutorado: Em até 24 meses.

Lato Sensu: expressão em latim que significa “em sentido amplo”. Compreendem programas de especialização e os cursos designados como MBA. Estes cursos não fornecem um título de mestre ou de doutor ao estudante, e não dependem de autorização ou reconhecimento pelo MEC. São voltados ao aprimoramento acadêmico e profissional e com caráter de educação continuada.

Stricto Sensu: expressão em latim que quer dizer “em sentido restrito”. A expressão stricto sensu aplica-se aos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. São cursos de maior profundidade que os de especialização e geralmente mais longos, indicados àqueles que querem aprofundar seus conhecimentos, visando à docência e pesquisa acadêmica.

Consiste no aproveitamento dos créditos obtidos em disciplinas cursadas em Programas de Pós-Graduação da Unicamp e de outras Instituições de Ensino Superior (IES).

Os créditos serão concedidos após avaliação pela Comissão de Pós-Graduação em Enfermagem (CPG-FEnf), mediante solicitação do aluno e ciência do Orientador.

Os créditos obtidos em disciplinas cursadas fora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, na Unicamp e/ou em outra IES, pelo Aluno Especial ou Regular, não poderão ultrapassar o limite estabelecido pela CPG-FEnf:

Para mais informações, acesse: https://www.fenf.unicamp.br/pt-br/pos-graduacao/aproveitamento-de-estudoscreditos

MESTRADO: até 15 créditos
DOUTORADO: até 12 créditos

Não. Todo o processo seletivo e curso são gratuitos.

Não, os candidatos devem apresentar somente os documentos solicitados no edital: https://www.fenf.unicamp.br/pt-br/pos-graduacao/processo-seletivo-pos-graduacao

Não, somente o formato Lattes é aceito, conforme edital: https://www.fenf.unicamp.br/pt-br/pos-graduacao/processo-seletivo-pos-graduacao

Sim, porém, o candidato deverá ter concluído até julho do ano de ingresso. 

Para inscrição, apresentar a declaração de previsão de conclusão emitida pela IES, conforme edital: https://www.fenf.unicamp.br/pt-br/pos-graduacao/processo-seletivo-pos-graduacao

O que é Aluno Especial?

É o estudante que, não estando matriculado em curso de Pós-Graduação da Unicamp e sendo graduado, recebe autorização das respectivas Coordenadorias de Pós-Graduação, para cursar uma ou mais disciplinas isoladas de Pós-Graduação em um determinado período letivo. As disciplinas cursadas por esse estudante poderão ser aproveitadas futuramente ao ingressar como estudante regular do programa.

O que é Aluno Regular?

Alunos regulares são alunos portadores de Diploma de Curso Superior, aceitos através de processo de seleção e matriculados em um Programa de Pós-Graduação. A admissão de alunos regulares no Programa de Pós-graduação em Enfermagem é feita por meio de processo seletivo anual.

Portanto, o aluno regular possui vínculo com o Programa e Universidade, enquanto o aluno especial possui vínculo somente com a disciplina.

É o ato que encerra o vínculo do aluno com a Universidade. Pode ser feito por solicitação do aluno ou pela Universidade, quando o aluno se enquadrar em uma das situações a seguir:    

  • Coeficiente de Rendimento (CR) inferior ao fixado no regulamento do curso     
  • Não apresentar o diploma do curso superior, devidamente registrado, em até 60 (sessenta) dias antes da data prevista para defesa
  • Caso não tenha nenhum Orientador credenciado no Programa
  • Obtiver conceito D ou E em qualquer atividade repetida
  • Reprovar duas vezes no mesmo exame de qualificação
  • Exceder o tempo máximo de integralização estabelecido no Regulamento do Programa
  • Ter desempenho insatisfatório em atividades de pesquisa devidamente atestado pelo orientador e avalizado pela Comissão de Pós-Graduação - CPG     

Para estudantes estrangeiros também está previsto o cancelamento de matrícula por visto vencido, que ocorre quando o estudante não mantém os dados sobre sua estadia legal no país atualizados no Setor de Atendimento ao Aluno Estrangeiro da DAC. 

Participantes do Programa de Estudante Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) seguem também regras de cancelamento previstas no Edital do ano vigente em que foram contemplados, além das regras previstas acima. 

Mais informações podem ser obtidas no Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação, Capítulo IX - Do Cancelamento da Matrícula, Artigo 49.

Procedimentos

O estudante deve realizar o procedimento online de cancelamento de matrícula por meio do portal e-DAC. Essa solicitação pode ser feita a qualquer momento do curso.

Qualquer aluno regularmente matriculado no Programa de Pós-graduação que não possua vínculo empregatício.

Mais informações: https://www.fenf.unicamp.br/pt-br/pos-graduacao/solicitacao-de-bolsas-e-auxilios-financeiros

O diploma de conclusão de Mestrado/Doutorado deve ser emitido diretamente no SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica.

Após a defesa, o aluno deve apresentar a versão final em até 60 dias para homologação. Caso não haja nenhuma consideração pela Secretaria, pelo Orientador ou pela Pró-reitoria de Pós-graduação, a homologação é realizada em até 15 dias após aprovação no sistema. O diploma é emitido em até 10 dias após a homologação, e deve ser solicitado diretamente no SIGA - Sistema de Gestão Acadêmica da DAC.

Art. 18. O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social.

As normas internas do Programa definem que: alunos de mestrado que são bolsistas devem cumprir pelo menos 01 semestre de Programa Estágio Docente, e alunos de doutorado bolsistas devem cumprir pelo menos 02 semestres de Programa Estágio Docente.

Após a defesa, a secretaria de Pós-graduação irá encaminhar um e-mail de procedimentos pós-defesa aos alunos informando sobre o prazo para entrega da versão final, que é de 60 dias corridos após a defesa.

Não. O aluno deve estar presencialmente, somente membro titular externo poderá ter sua participação remota.

Sim, conforme Catálogo do Curso do ano de 2020:

Mestrado

  • TEAP (Test of English for Academic Purposes - www.teap.com.br), com pontuação mínima de 75; ou
  • TOEFL-IBT (Internet- Based Testing) pontuação mínima 50; ou
  • TOEFL-ITP (Institutional Testing Program) pontuação mínima 500; ou
  • IELTS: pontuação mínima 5,0

Doutorado

  • TEAP (Test of English for Academic Purposes), com pontuação mínima de 85; 
  • TOEFL-IBT (Internet-Based Testing) pontuação mínima 50; ou
  • TOEFL-ITP (Institutional Testing Program) pontuação mínima 500; ou
  • IELTS: pontuação mínima 5,0

O exame de Proficiência em Língua Inglesa terá validade de dois anos para fins de inscrição no Programa.

Primeiramente, o discente juntamente com o orientador devem encaminhar uma carta de indicação para a Comissão de Pós-graduação solicitando inclusão do docente como coorientador no projeto para análise na Reunião da CPG.

Caso o docente não seja do Programa, favor atentar-se as regras de credenciamento: https://www.fenf.unicamp.br/pt-br/pos-graduacao/credenciamento

Solicitação de auxílio financeiro

Foram definidos os seguintes critérios de concessão:

1º - trabalhos aceitos para apresentação oral em eventos internacionais/nacionais;
2º - trabalhos aceitos para apresentação no formato pôster em evento internacional fora do país;
3º - trabalhos aceitos para apresentação no formato pôster em evento internacional itinerante no país.
4º - trabalhos aceitos para apresentação no formato pôster em eventos nacionais;

Poderá ser concedida uma ajuda de custo por aluno no ano.

Para solicitar Ajuda de Custo para participação em Eventos Nacionais e Internacionais, o aluno deverá preencher Formulário de Ajuda de Custo  enviar para o e-mail cpgfenf@unicamp.br.

Além disso, é necessário entregar junto a Secretaria de Pós-Graduação cópia dos seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência (que vincule o nome do discente/docente ao endereço informado);
  • Comprovante Bancário (extrato ou cópia do cartão que vincule o nome do aluno à conta informada no Formulário);
  • Atestado de Matrícula (emitido diretamente pelo site do aluno na página da DAC);
  • Aceite de Trabalho a ser apresentado (poderá ser apresentado o e-mail enviado pelo evento confirmando o aceite do mesmo);
  • Resumo do Trabalho;
  • Programação do Evento.

Todos os documentos deverão ser submetidos à CPG-FENF em reunião ordinária.

Conforme as Normas Internas da CPG/FENF o aluno receberá auxílio no valor máximo de 01 diária/por semestre.

Consulte aqui a tabela de diárias concedida por destino.

O aluno deve encaminhar o e-mail com aceite da revista, bem como o artigo em Word para a secretaria de pós-graduação com ciência do orientador, tendo em vista que a verba para tais taxas é dividida entre os docentes do programa anualmente.

As disciplinas são oferecidas nos períodos da manhã ou da tarde. As disciplinas escolhidas pelo aluno devem ser planejadas com o orientador.

Sim. Contanto que a disciplina tenha similaridade com seu projeto.

Disciplinas cursadas em outro programa dentro da Universidade serão inseridas automaticamente no histórico escolar. Disciplinas cursadas em outra IES, serão analisadas pela Coordenação de Pós-graduação (após solicitação do aluno) e mediante aprovação, serão aproveitadas no histórico escolar.

Sim, porém, após a conclusão da disciplina, o aluno deve solicitar aproveitamento junto a secretaria munido de:

- Declaração de conclusão da disciplina;

- Programa da disciplina.

 

A solicitação será analisada pela Coordenação e em caso de aprovação, os créditos serão aproveitados no histórico escolar.

Para solicitar a defesa, o aluno deve se atentar aos procedimentos no link: https://www.fenf.unicamp.br/pt-br/pos-graduacao/procedimentos-para-defesa-0

Bolsa CAPES ou CNPQ Mestrado: R$1500,00

Bolsa CAPES ou CNPQ Doutorado: R$2200,00

Compartilhe

Copyright © 2017 Informática - Faculdade de Enfermagem