Histórico e Contextualização do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPG- Enf) da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp foi criado em 1999, em nível Mestrado, e ampliado em 2008 para o Doutorado. Desde a sua criação, com o nível Mestrado, foram titulados 293 mestres (de 2001, ano da primeira titulação, a 2017); no nível Doutorado, desde 2011 (ano da primeira titulação) até 2017, foram titulados 93 doutores. À exceção de 01 ingressante no Mestrado em 2015, oriundo do Chile, 01 ingressante de Portugal no Doutorado, em 2014 e 02 ingressantes de Doutorado do Chile, em 2017, todos os discentes vêm de diferentes regiões do Brasil, com predomínio da região Sudeste e do Estado de São Paulo.
A expansão das atividades com características de inovação também tem sido verificada no PPG-Enf, beneficiando-se das parcerias intra e interinstitucionais. Estes elementos favorecem a visibilidade do Programa e o caráter multidisciplinar do Curso. Destaca-se ainda a participação dos docentes do PPG-Enf em atividades de assistência direta, de assessoria, coordenação e participação em Grupos Pesquisa em diversos locais internos e externos à IES.
As atividades de Extensão realizadas pelo corpo docente fortalecem os laboratórios sociais que configuram cenário de ensino, pesquisa e extensão. As pesquisas geradas nestes ambientes têm importante repercussão na prática e, assim, contribuem para melhorias expressivas nos respectivos serviços. A incorporação pelos docentes do PPG-Enf de novas ferramentas de trabalho nas atividades de ensino, como cursos à distância e telessaúde, também tem ampliado o potencial para a solidariedade do Programa. Em âmbito nacional e internacional o Programa se projeta pela sua produção bibliográfica, com publicações em periódicos com elevados índices bibliométricos, bem como por meio de seu corpo docente, que se destaca pela parceria com os discentes e com pesquisadores internacionais.
Desde a sua criação, o Programa evidencia evolução significativa, especialmente com a consolidação do Curso de Doutorado, qualificação crescente do seu corpo docente – atualmente em renovação, devido a aposentadorias e ingresso de novos docentes - e incremento, principalmente qualitativo, da produção de conhecimentos, o que possibilitou sua ascensão para a nota 5, no triênio 2007-2009, e a manutenção deste conceito no quadriênio 2013-2016.
Público alvo
Profissionais graduados, em nível superior, com formação ou experiência na Área de Saúde. Alunos concluintes do Curso de Graduação em Enfermagem que preferencialmente tenham desenvolvido projeto de pesquisa financiado por agência de fomento à pesquisa.
Objetivos do programa
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem tem os seguintes objetivos:
Formar pesquisadores e docentes na área de Saúde e de Enfermagem, visando a excelência das práticas, pesquisas, ensino, gerenciamento e extensão de serviços à comunidade.
Contribuir para a produção e a disseminação do conhecimento teórico-metodológico, que possibilitem a análise e a promoção da saúde da população brasileira.
Incrementar a prática docente e estimular pesquisas, a fim de propor e avaliar o desenvolvimento de novas tecnologias para o ensino de Graduação.