Grupo de Preparação para o parto completa seu primeiro ano

No dia 14 de setembro de 2022, o Grupo de Preparação para o Parto do Hospital Estadual Sumaré (HES), projeto de extensão idealizado pela Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice em parceria com a Enfa. Supervisora Juliana Anastácio (HES), completou um ano desde sua primeira atividade.

O objetivo do projeto é ofertar um programa de encontros semanais com divulgação de orientações para preparar física e mentalmente as gestantes para uma experiência de parto satisfatória. Durante um ano, aproximadamente 150 mulheres já participaram de algum encontro do grupo, e espera-se que seja um projeto perene que possa atender o maior número possível de gestantes, que são convidadas por meio dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou divulgam entre si a existência do grupo e indicam entre amigas gestantes. O trabalho de divulgação digital também é realizado por meio das redes sociais. A participação é aberta a qualquer gestante de Sumaré e os acompanhantes são sempre acolhidos e estimulados a participar.

A aproximação da Universidade com a comunidade, a promoção de um espaço de troca de informações e compartilhamento de saberes entre as gestantes e as alunas da Faculdade de Enfermagem (FEnf) que participam do projeto, além das experiências de parto positivas (através dos relatos de parto recebidos semanalmente) foram alguns dos resultados observados.

O evento de comemoração de 1 ano do grupo teve como objetivo celebrar a existência deste projeto de extensão por meio do fortalecimento dos vínculos entre comunidade (participantes atuais e ex-participantes), profissionais (Profa. Clara Sanfelice e Enfa. Supervisora Juliana Anastácio), discentes (Jaqueline Maria Torres Montessino (FEA), Ananda Miranda Gonçalves, Catarina Palamartchuk Herrmann, Daniella Aparecida Nogueira Vieira, Gabriela Alves Godoy, Heloisa de Moraes e Silva, Letícia Fiorini Carbol, Júlia Oliveira Monteiro de Barros e Vitória Rocha Janhaque (FEnf) e instituição (FEnf/HES). Foram desenvolvidas atividades lúdicas, artísticas e de autocuidado para as participantes do grupo, além de um café da manhã especial.

O encontro marcou a consolidação do grupo como um projeto de extensão que vem crescendo e ampliando suas atividades com a comunidade, em prol de uma assistência obstétrica mais segura e satisfatória às mulheres.   

A Faculdade de Enfermagem parabeniza a docente e as discentes envolvidas num projeto de extensão tão valioso e importante para com a sociedade.

Para maiores informações sobre o projeto, acessem a página no Instagram (@grupodepreparacaopartohes) e a página no Facebook: https://www.facebook.com/preparacaopartoHES

Para acessar as fotos do evento, clique aqui.

1
2
3
4
5
6

Compartilhe

No dia 24 de novembro de 2022, a disciplina de graduação EN790 – Tópicos de Administração em Enfermagem contou com a participação do convidado Enfermeiro Dr. Marco Antonio de Moraes, que ministrou a palestra intitulada "A responsabilidade técnica do Enfermeiro no exercício profissional:  A trajetória profissional como Diretor…

No dia 24 de outubro de 2022, aconteceu o Fórum Permanente “Câncer infantil: como podemos ajudar?”, organizado pelas Profas Dra. Daniela Doulavince Amador, Profa. Dra. Daniela Fernanda dos Santos Alves, Profa. Dra. Maira Deguer Misko, Profa. Dra. Luciana de Lione Melo, Profa. Dra. Ana Márcia Chiaradia Mendes Castillo e Profa. Dra. Samara Macedo…

As docentes da área de Fundamentos em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem, Profa. Dra. Caroline Lopes Ciofi Silva  e Profa. Dra.

Nos dias 04 e 05 de novembro de 2022, aconteceu o XXXI Congresso Médico Acadêmico da UNICAMP (CoMAU) na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

No dia 27 de outubro de 2022, a Liga de Saúde Mental da Enfermagem da UNICAMP e a Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental da FCM promoveram o evento "A RAPS funcionando: discussão de caso em psiquiatria".