FEnf inaugura quiosque "Profa. Dra. Maria Cecília Cardoso Benatti"

Na última quarta-feira, dia 04 de março de 2020, na recepção dos calouros da 43ª turma de graduação em Enfermagem da Unicamp, foram realizadas atividades em comemoração ao Ano Internacional da Enfermagem e aos 200 anos de nascimento de Florence Nightingale na FEnf.

Uma das atividades a serem destacadas é a inauguração do quiosque “Profa. Dra. Maria Cecília Cardoso Benatti”, nome escolhido em homenagem a docente aposentada da Faculdade de Enfermagem, uma das pioneiras na criação do curso de graduação na Unicamp em 1978 e envolvida na construção do espaço inicial por volta dos anos 2000. Além de considerada um ícone de luta e história, Profa. Cecília será eternizada em um local de tanto aprendizado e carinho.

0

O quiosque, fruto de muita luta por parte de alunos, é um espaço criado especialmente para o convívio dos discentes, docentes e colaboradores da Faculdade.

1

Na inauguração, contamos com a participação da Profa. Dra. Teresa Dib Zambon Atvars, coordenadora geral da Universidade, representando o reitor Prof. Dr. Marcelo Knobel, da Profa. Dra. Nancy Lopes Garcia, pró-reitora da Pós-graduação da Unicamp, do Prof. Dr. Fernando Hashimoto, pró-reitor de Extensão e Cultura e Prof. Dr. Paulo Ruffino, diretor do IMECC. Além das autoridades presentes, também fomos agraciados com a presença de muitos ex-alunos, docentes aposentados e colaboradores externos da Faculdade.

2

No quiosque, o desenho de uma árvore idealizada pela Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes, projetada pela colaboradora Letícia Fabiane Zanotto e desenhada e pintada por Calley Camargo, Mariana Dias Garcia e Silvana Mieko Misuta, traz a ideia da lâmpada de Florence Nightingale, que pelas palavras da diretora Profa. Maria Helena Baena “nutre a árvore da vida por meio do cuidado integral, empático, altruísta e amoroso”, onde todos os presentes puderem imprimir sua marca nas folhas.

4

3

Ao lado do espaço, também como uma atividade idealizada e desenvolvida pela Comissão de Sustentabilidade da FEnf, foi plantada uma Jabuticabeira que com a ajuda dos calouros, docentes, colaboradores e convidados, que foram despejando a terra sobre a planta, a muda aos poucos foi plantada. Com as palavras das alunas Bárbara Thereza Veronez, Clara Bellintani Falcão De Sousa, Maria Clara Bassi e Natallie Frassane Guimarães o poema abaixo foi escrito como forma de homenagem e explicação da escolha da árvore:

A pequena notável

  Nativa da Mata Atlântica e com nome de origem Tupi Guarani, a Jabuticaba ou fruta em botão, é reconhecida a mais de 400 anos por sua abundância e prosperidade, sendo a primeira fruta indígena a ser introduzida nos pomares.

  Pensando no ciclo vital da Jabuticabeira, ela precisa em primeiro lugar se adaptar ao ambiente, enfrentar algumas dificuldades e então superá-las para crescer. Assim ela cresce, dá suas flores e posteriormente seus frutos.

  Ao ingressar neste curso é muito semelhante, precisa se adaptar às matérias, às pessoas, à rotina e etc.. Haverá dificuldades ao decorrer dos semestres, mas enfrentá-las moldará o crescimento e competência como profissional e como pessoa. Então florescerá e virão os frutos, se tornarão grandes enfermeiros e enfermeiras.

  E mesmo após superar cada obstáculo do seu crescimento ainda há seu próprio tempo para florescer. Existem aquelas que após poucos anos do plantio, já se pode observar seus frutos, enquanto outras demoram até uma década para florescer pela primeira vez, e está tudo bem. Do mesmo modo somos nós, levando nosso próprio tempo para conquistar objetivos e dar frutos na profissão.

  Os frutos da nossa profissão giram em torno do cuidado, assim como essa arvore que proporcionam momentos de união e dá frutos que nutrem e ajudam a combater doenças, cuidando do corpo e da mente.

5

A Faculdade de Enfermagem se orgulha de mais uma conquista e agradece a todos pela luta e participação neste dia historicamente marcado.

 

Acesse o álbum completo de fotos em nossa página do facebook: https://www.facebook.com/pg/fenfunicamp/photos/?tab=album&album_id=2500999056817787

Compartilhe

No dia 20 de maio de 2020, durante a programação de encerramento do 81ª Semana Brasileira de Enfermagem, aconteceu o lançamento do e-book “ENFERMAGEM GERONTOLÓGICA NO CUIDADO AO IDOSO EM TEMPOS DA COVID-19”, elaborado por membros do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem. Esse trabalho emergiu a…

   No último dia 12 de maio de 2020, Dia Internacional da Enfermagem, foi realizada uma Live no Facebook da Profa. Dra. Kátia Stancato com o tema "Enfermagem no terceiro milênio".    Além da Profa. Kátia, a live contou com a participação da Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes (FEnf-Unicamp), Prof. Dr. Mauro…

O sonho de ser enfermeiro nasce ao lidar frente a frente com o amor, o cuidado e com a esperança. Ser enfermeiro é olhar para o outro antes de si mesmo. É correr perigos pelo bem-estar do próximo. É chorar. Chorar de cansaço físico e mental nos cantos do hospital. É brigar. Brigar e lutar por conquistas no cenário atual. Mas também é sorrir.…

Projeto Escuta Solidária  Frente à pandemia do coronavírus (COVID-19), o distanciamento social repercute na saúde emocional, em especial, na população idosa por ser o grupo de risco e/ou apresentar problemas de solidão e isolamento social inerentes à velhice.