Docente e discente da FEnf participam do e-book "Boas práticas para as Instituições de Longa Permanência para idosos no enfrentamento da pandemia de COVID-19: estratégias e protocolos"

field_paragraph_noticias

   A docente Profa Dra Katia Stancato com colaboração com a aluna do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da FEnf UNICAMP, nível Doutorado, Ráisa Camilo Ferreira, participaram da elaboração do guia "BOAS PRÁTICAS PARA AS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19: estratégias e protocolos", sob coordenação da Profa Dra  Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues, para a Frente Nacional de Fortalecimento às Instituições de Longa Permanência.

   O capítulo 3 intitulado “As boas práticas da equipe em ILPI”, versa sobre a necessidade fundamentação ... “sócio sanitária, epidemiológica e de biossegurança; além daqueles voltados à estrutura física e de recursos humanos, com base em informações e conhecimentos científicos que possam promover a saúde e a vida das pessoas idosas, em ILPIs ou outros domicílios coletivos”. 

  O capítulo 6, que também contou com a participação da Profa. Kátia e da discente Ráisa, intitulado “Avaliação e gerenciamento/ manejo de residentes com e sem sintomas de doença respiratória”, aborda o tema pois este ambiente é altamente propício para disseminação e propagação da doença Covid-2019, pelas próprias características das ILPI, e pelo contato próximo aos demais residentes e profissionais que lá trabalham.

  A Faculdade de Enfermagem parabeniza a docente e discente pelo trabalho desenvolvido em meio a esta situação que nos encontramos.

  Para acessarem o e-book, clique aqui.

Compartilhe

Pesquisadores das Faculdades de Ciências Médicas e de Enfermagem da UNICAMP, membros do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, analisaram dados de artigos científicos publicados durante os primeiros seis meses da pandemia de COVID-19 avaliando a relação entre o diagnóstico prévio de asma e o desenvolvimento de COVID-19. A revisão…

Talvez você não esteja onde gostaria de estar em 2020. Talvez a lição seja deixar de lado todas as expectativas, deixar de lado todos os cronogramas e abandonar a noção de que, em algum momento, você precisa ser mais realizado do que os outros ou precisa ter tudo isso junto.

Em 2019, a Profa. Dra. Erika Christiane Marocco Duran, juntamente com seus discentes e egressos da Pós-graduação, dirigiram esforços para a criação do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Tecnologias do Cuidar em Enfermagem e Saúde (GEPTECCES), após a consolidação de pesquisas e publicações da linha de pesquisa de Processo de Cuidar em outro grupo de…

Na última quinta-feira (10), aconteceu o evento virtual em comemoração aos 05 anos do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Criança, Adolescente e Família (GECAF), sob liderança das Professoras Doutoras Luciana de Lione Melo e Ana Márcia Chiaradia Mendes Castillo. A palestra intitulada “Gestão do Cuidado à Criança/Adolescente com Doença Crônica na…

No dia 16 de novembro de 2020, o discente de Doutorado Carlos Jorge Poblete Jara foi entrevistado pela Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile) sobre o artigo publicado na Nature-Scientific Report em parceria com a Profa. Dra. Eliana Pereira de Araújo intitulado “SARS-CoV-2 receptor is co-expressed with elements of the kinin–…