Artigo sobre COVID-19 e disparidades étnico-raciais publicado por docente da FEnf tem repercussão nacional e internacional

   No dia 28 de julho de 2020, o periódico International Clinical Intections Diseases publicou o artigo “Disproportionate impact of COVID-19 among pregnant and postpartum Black Women in Brazil through structural racism lens” escrito pela Profa. Dra. Débora de Souza Santos em parceria com grupo de pesquisadoras da área de obstetrícia de várias universidades públicas brasileiras.
   O manuscrito aborda a temática das grávidas pretas terem duas vezes mais chances de morte provenientes da COVID-19 do que as brancas no Brasil. O país, atual epicentro pandêmico mundial, segundo o estudo, apresenta impacto desproporcional em grupos étnicos historicamente oprimidos, e em análise dos casos registrados no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe, as mulheres pretas apresentaram perfil médio de idade e morbidade semelhante às mulheres brancas, mas foram hospitalizadas em piores condições (maior prevalência de dispneia e baixa saturação de O2), apresentando taxas superiores de admissão na UTI, ventilação mecânica e óbito.
   Em entrevista ao Infobae, jornal argentino, a Profa. Débora cita: “O coronavírus não é racista e sexista, mas sim a gestão sanitária e social da crise. As disparidades raciais na mortalidade por COVID-19 no Brasil foram comprovadas. A discriminação é dos médicos? Não se pode afirmar. No sul do mundo, não se trata de quem prioriza o uso de respiradores, mas de quem tem a possibilidade de respirar. As mulheres grávidas e as mães Pretas foram afetadas desproporcionalmente pelo COVID-19 devido a processos originados fora do hospital”.
   O artigo teve repercussão em mídias nacionais e internacionais, dentre elas o Jornal G1 da Rede Globo, o argentino Infobae, a rádio CBN e a Rede TVT.
   A Faculdade de Enfermagem parabeniza todas as pesquisadoras envolvidas no estudo, em especial nossa docente Profa. Dra. Débora de Souza Santos, e prospecta que a pesquisa tenha grande influência em soluções para enfrentamento do grave problema destacado.

Compartilhe

   No dia 20 de julho de 2021, a partir das 14h00, a Faculdade de Enfermagem realizou as atividades de apresentação do curso na "Unicamp de Portas Abertas Virtual 2021". Com a participação da Profa. Dra. Vanessa Pellegrino Toledo, coordenadora de graduação, a abertura das atividades foi realizada com o lançamento do vídeo institucional…

   Na última Conferência da NANDA Internacional 2021, realizada nos dias 16 e 17 de junho de 2021, que se deu em parceria com Connell School of Nursing do Boston College (Massachusetts, US), a Profa. Dra. Elenice Valentim Carmona, docente da FEnf da área de Enfermagem em Saúde da Mulher e do Recém-Nascido foi nomeada “…

O Projeto Telessaúde e a disciplina AM093 produziram um vídeo para tentar conscientizar a população sobre os cuidados em tempos de pandemia, apresentar algumas dicas seguras e divulgar nosso serviço telefônico para ajudar a orientar e sanar as dúvidas em geral sobre a pandemia. Essa intervenção vai de encontro com as projeções para os…

   Artigo proveniente dos resultados gerados a partir da dissertação do discente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, nível Mestrado, Daniel Gonçalves Campos em parceria com a orientadora, Profa. Dra. Ana Railka de Souza Oliveira Kumakura, autores de diversas universidades brasileiras e autora da Mennonite College of Nursing, dos…

No dia 18 de maio comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, e apesar de sabermos que essa é uma luta diária, é importante localizarmos um dia para concentrar manifestações, reflexões para fortalecermos dessa causa.  A data nos faz relembrar o Movimento da Reforma Psiquiátrica iniciado na década de 70. Essa data, da luta…