Aluno de Mestrado realiza mobilidade internacional no Montreal Behavioural Medicine Centre

field_paragraph_noticias

No período de fevereiro e abril de 2020, o aluno do curso de Pós-graduação em Enfermagem, nível Mestrado, Daisuke Hayashi Neto realizou curso de capacitação no Montreal Behavioural Medicine Centre (MBMC), no Canadá. Contemplado com a bolsa de mobilidade internacional CAPES-PRINT, o aluno realizou o estágio observacional sob supervisão dos pesquisadores Simon Bacon e Kim Lavoie.

Durante sua estadia, o discente acompanhou atividades dos diferentes núcleos de pesquisa que integram o MBMC, em especial: o grupo de síntese de conhecimento (META group, liderado pela pesquisadora brasileira, Dr.ª Paula A. B. Ribeiro), que durante o período estava trabalhando em diferentes revisões sistemáticas e na elaboração de uma diretriz de práticas clínicas para recomendação de exercícios físicos; o grupo de pesquisa Motivational Communication (MC group), que estava no processo de desenvolvimento e testes de uma plataforma para treinamento em habilidades de comunicação motivacional voltada para médicos; entre outros núcleos envolvidos em projetos de grande relevância para a área de medicina comportamental.

Além das atividades de visita técnica, Daisuke teve a oportunidade de apresentar seu projeto de pesquisa do Mestrado.

Ao longo do estágio, a pandemia do COVID-19 cresceu e tornou-se um problema de saúde mundial. As atividades do estágio não puderam mais ser conduzidas presencialmente no MBMC, localizado no Hôpital du Sacré-Coeur, mas sim à distância. Ainda assim, a equipe manteve-se produtiva. Rapidamente, os professores iniciaram um novo projeto de pesquisa, o estudo iCare, visando compreender como as pessoas ao redor do mundo estão respondendo à pandemia e quais fatores afetam sua adesão às recomendações de prevenção feitas pelos órgãos de saúde, pesquisa da qual contou com a participação do aluno na equipe, que já ouviu mais de vinte mil participantes ao redor de 140 países, e poderá auxiliar na criação de formas mais efetivas de ajudar a população a aderir a comportamentos vitais para que a humanidade vença o flagelo do COVID-19. Mais informações sobre o estudo podem ser consultadas através do link https://mbmc-cmcm.ca/covid19/.

Segundo o discente de Mestrado “Sou imensamente grato à CAPES, à faculdade de enfermagem da UNICAMP, e ao grupo de pesquisadores do MBMC pela oportunidade ímpar de contribuir para a colaboração científica entre o Brasil e o Canadá. Apesar dos desafios inesperados ao longo do caminho, tais experiências foram um divisor de águas em minha formação na pós-graduação”.         

A Faculdade de Enfermagem parabeniza o aluno Daisuke por todo seu empenho e busca incessante pelo conhecimento científico e acadêmico.


Compartilhe

Pesquisadores das Faculdades de Ciências Médicas e de Enfermagem da UNICAMP, membros do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, analisaram dados de artigos científicos publicados durante os primeiros seis meses da pandemia de COVID-19 avaliando a relação entre o diagnóstico prévio de asma e o desenvolvimento de COVID-19. A revisão…

Talvez você não esteja onde gostaria de estar em 2020. Talvez a lição seja deixar de lado todas as expectativas, deixar de lado todos os cronogramas e abandonar a noção de que, em algum momento, você precisa ser mais realizado do que os outros ou precisa ter tudo isso junto.

Em 2019, a Profa. Dra. Erika Christiane Marocco Duran, juntamente com seus discentes e egressos da Pós-graduação, dirigiram esforços para a criação do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Tecnologias do Cuidar em Enfermagem e Saúde (GEPTECCES), após a consolidação de pesquisas e publicações da linha de pesquisa de Processo de Cuidar em outro grupo de…

Na última quinta-feira (10), aconteceu o evento virtual em comemoração aos 05 anos do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Criança, Adolescente e Família (GECAF), sob liderança das Professoras Doutoras Luciana de Lione Melo e Ana Márcia Chiaradia Mendes Castillo. A palestra intitulada “Gestão do Cuidado à Criança/Adolescente com Doença Crônica na…

No dia 16 de novembro de 2020, o discente de Doutorado Carlos Jorge Poblete Jara foi entrevistado pela Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile) sobre o artigo publicado na Nature-Scientific Report em parceria com a Profa. Dra. Eliana Pereira de Araújo intitulado “SARS-CoV-2 receptor is co-expressed with elements of the kinin–…