Aluna da FEnf recebe Mérito Científico no XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp

   Aluna do curso de graduação em Enfermagem da Unicamp, Larissa Mariana Oliveira Santos, sob orientação da Profa. Dra. Ana Railka de Souza Oliveira Kumakura, apresentou no dia 18 de outubro de 2019 o trabalho “Impacto funcional e qualidade de vida após admissão por acidente vascular cerebral” no XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp que aconteceu no Ginásio da Universidade Estadual de Campinas.

   O trabalho se trata de um estudo de coorte prospectiva, realizado no Hospital de Clínica da UNICAMP, cujo objetivo foi correlacionar as atividades instrumentais realizadas previamente ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a gravidade do déficit neurológico com a qualidade de vida após o AVC e a capacidade funcional. Foram avaliados 109 pacientes com diagnóstico de AVC que realizaram atendimento da fase aguda, subaguda e ambulatorial entre outubro de 2017 e maio de 2019. Verificou-se na amostra analisada que houve correlação entre a severidade do AVC e pior quadro funcional e pior qualidade de vida após o primeiro mês do evento, no qual nos pacientes foram avaliados através da aplicação de escalas por contato telefônico. Porém, a realização de atividades prévias ao AVC não expressou correlação com um menor risco de desfechos de piora funcional ou de qualidade de vida entre os pacientes. Ainda, apenas 29% dos pacientes realizaram alguma atividade de reabilitação após a alta hospitalar. 

   Esse cenário revela a importância do trabalho de reabilitação multiprofissional a ser iniciado desde a fase aguda do AVC, de modo a diminuir a limitação nas atividades de vida diária e no autocuidado. Assim, direcionar o cuidado para pessoas com AVC é importante pela representatividade no perfil de morbimortalidade internacional, bem como brasileira. 

   Dessa forma, o trabalho em questão será agraciado com o MÉRITO CIENTÍFICO por ter sido avaliado como um dos melhores trabalhos apresentados no evento.

   A Faculdade de Enfermagem se orgulha e parabeniza as envolvidas pelo belo trabalho de tanto impacto e que mostra o quanto a pesquisa tem seu valor.

 

1
2

Compartilhe

   Neste período de tanta incerteza, insegurança e emoções à flor da pele, é um momento onde devemos nos ajudar como um todo.     Pensando nos profissionais de Enfermagem que se encontram na linha de frente desta árdua batalha contra o COVID-19A, o COFEN em parceria aos Conselhos Estaduais de Enfermagem criou um chat (…

    No período de 17 de setembro de 2019 a 17 de março de 2020, a discente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Unicamp (FEnf-UNICAMP), nível Doutorado, Marcela Astolphi de Souza, realizou Intercâmbio Institucional no Exterior no Departamento de Filosofia da Escola de Ciências Sociais da Universidade…

   No período de 09 de setembro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020, a discente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem (FEnf), nível Doutorado, Tamires Patrícia Souza realizou Doutorado Sanduíche no Exterior pelo Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt na University of Manchester, em Manchester,…

À Comunidade da Unicamp  A humanidade vive um momento de grande apreensão. Esta não é a primeira vez que uma pandemia ameaça as vidas de milhões de pessoas. No entanto, a rapidez com que governos e cientistas estão reagindo aos acontecimentos é inédita. Em um prazo incrivelmente curto, descobriu-se quem era o inimigo, programaram-se medidas…