Discente de Doutorado realiza Doutorado Sanduíche pelo CAPES-PRINT em Manchester, Inglaterra

   No período de 09 de setembro de 2019 a 28 de fevereiro de 2020, a discente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem (FEnf), nível Doutorado, Tamires Patrícia Souza realizou Doutorado Sanduíche no Exterior pelo Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt na University of Manchester, em Manchester, Inglaterra.

   Na Universidade visitada, a aluna realizou atividades no Centre for Occupational and Environmental Health (COEH) sob supervisão e orientação presencial do Professor Martie Van Tongeren e à distância pela Professora Colaboradora da FEnf, Profa. Dra. Inês Monteiro.

   Foram realizadas análises dos dados coletados no Brasil com o intuito de introduzi-los à Advanced REACH Tool (ART). A ART é uma ferramenta utilizada para inferir o nível de contaminação ambiental a que os trabalhadores estão expostos em seus locais de trabalho, na tentativa de reduzir o risco relativo ao adoecimento.

   Ainda, foram realizadas reuniões periódicas com o Professor Martie e a Professora Inês afim de delinear os trabalhos que seriam produzidos neste período, além do aprofundamento no conhecimento das tecnologias e informações utilizadas no Reino Unido para prevenção dos agravos a saúde proveniente das atividades de trabalho.

   Dessa parceria acadêmica serão produzidos pelo menos dois manuscritos, um deles encontra-se em fase de correção e outro em fase de preparação. Além disso, outras atividades acadêmicas poderão ser mantidas e realizadas em conjunto com o Professor Martie e sua equipe e a Faculdade de Enfermagem da Unicamp.

   Em depoimento, a aluna diz que “este tipo de experiência é muito gratificante, enriquece e gera crescimento intelectual, acadêmico e pessoal extremamente importantes, tanto para a vida acadêmica/profissional, quanto pessoal. O contato com outras culturas, outras formas de pensar e de desenvolver pesquisa nos fazem perceber a importância do  nosso trabalho enquanto pesquisadores e o quanto precisamos sair de nossa zona de conforto para que os melhores resultados sejam obtidos. Sem dúvida é uma oportunidade que todos os que tiverem interesse devem participar”.

   A Faculdade de Enfermagem parabeniza a aluna pelas atividades e parcerias desenvolvidas e almeja muito sucesso nos resultados obtidos.

1
2
3
4

Compartilhe

No dia 20 de maio de 2020, durante a programação de encerramento do 81ª Semana Brasileira de Enfermagem, aconteceu o lançamento do e-book “ENFERMAGEM GERONTOLÓGICA NO CUIDADO AO IDOSO EM TEMPOS DA COVID-19”, elaborado por membros do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem. Esse trabalho emergiu a…

   No último dia 12 de maio de 2020, Dia Internacional da Enfermagem, foi realizada uma Live no Facebook da Profa. Dra. Kátia Stancato com o tema "Enfermagem no terceiro milênio".    Além da Profa. Kátia, a live contou com a participação da Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes (FEnf-Unicamp), Prof. Dr. Mauro…

O sonho de ser enfermeiro nasce ao lidar frente a frente com o amor, o cuidado e com a esperança. Ser enfermeiro é olhar para o outro antes de si mesmo. É correr perigos pelo bem-estar do próximo. É chorar. Chorar de cansaço físico e mental nos cantos do hospital. É brigar. Brigar e lutar por conquistas no cenário atual. Mas também é sorrir.…

Projeto Escuta Solidária  Frente à pandemia do coronavírus (COVID-19), o distanciamento social repercute na saúde emocional, em especial, na população idosa por ser o grupo de risco e/ou apresentar problemas de solidão e isolamento social inerentes à velhice.