Minicurso "Pensamento Crítico, Lógica e Argumentação”

O Espaço da Escrita - Coordenadoria Geral da Universidade

promove o minicurso

“Pensamento Crítico, Lógica e Argumentação”

Data: 31 de outubro de 2016

Horários: 9h-12h (manhã)

12h-13h30 (almoço)

13h30-16h30 (tarde)

Local: Auditório I, Centro de Convenções da Unicamp

Público-alvo: docentes, pesquisadores de carreira e alunos de pós-graduação regularmente matriculados na Unicamp

Inscrições gratuitas em: http://www.cgu.unicamp.br/espaco_da_escrita/minicurso_pensamento_critico_logica_argumentacao.php

Palestrante: Prof. Dr. Walter Carnielli – UNICAMP, Campinas. Mestre (1978) e Doutor (1982) em Matemática pela UNICAMP. Pós-doutor (1985) pela University of California, Berkeley, pela Universität Münster (Westfalische-Wilhelms) (1990) e pela Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn, como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt.

Ex-professor do Departamento de Matemática (IME) da USP e do Departamento de Matemática (IMECC) da UNICAMP, desde 1985 é docente do Departamento de Filosofia do IFCH. Atualmente, é Professor TItular. É bolsista de produtividade em pesquisa, nível 1B, pelo CNPq e ex-diretor do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), cargo que já ocupou por dois outros mandatos. É editor e membro do corpo editorial de diversas revistas científicas, membro do SQIG - Security and Quantum Information Group (IST,Lisboa, Portugal), da Deutsche Vereinigung für Mathematische Logik und für Grundlagenforschung der Exakten Wissenschaften (DVMLG) e de diversas sociedades científicas internacionais. Pesquisa e ensina na área de Filosofia, com ênfase em Lógica e Fundamentos da Matemática.

Atua principalmente nos seguintes temas: fundamento dos sistemas da lógica contemporânea, lógica e fundamentos da computação semânticas formais, combinação de lógicas, combinatória finita e infinita, história e filosofia da lógica. Presidiu a Sociedade Brasileira de Lógica por dois mandatos, e fundou o GT de Lógica da ANPOF, o qual coordenou por vários anos.

É autor de cerca de 100 artigos científicos e 20 livros. Ganhador (3. prêmio) do Prêmio Jabuti 2007, Medalha Telésio Galilei (Suíça, 2013) e indicado ao Prêmio Georg Forster (Alemanha).

[mais detalhes em: http://lattes.cnpq.br/1055555496835379 e http://www.amazon.com/Walter-A.-Carnielli/e/B001HCZB3Q]

Ementa: Embora faça parte do currículo das melhores universidades estrangeiras, a disciplina de Pensamento Crítico, suas bases lógicas, históricas e filosóficas, é pouco avançada no Brasil. O enfoque desenvolvido pelo Prof. Carnielli, em colaboração com seu colega norte-americano Richard Epstein, leva em conta que raciocinar requer julgar, e que o pensamento crítico é indissociável da lógica, sendo a base da argumentação. Argumentar é uma atividade essencial para mestrandos, doutorandos, jornalistas, advogados, políticos, administradores e cientistas de todas as áreas. Teses, teorias e artigos científicos não são mais que argumentos complexos.

O Pensamento Crítico envolve avaliação dos argumentos e formulação de bons argumentos. Compreender as bases conceituais do pensamento crítico é essencial para uma primeira aproximação à Filosofia, e o tipo de argumento que se estuda nas Humanidades e nas Ciências é também uma elaboração
dos argumentos mais simples que estudaremos neste curso.

O domínio da forma de argumentar é de suprema importância na atividade de avaliar e de produzir textos acadêmicos. O minicurso pretende ser uma introdução às bases racionais do processo de persuasão através de argumentos, que, por sua vez, são estruturados a partir de asserções ou afirmações.

O papel da lógica se evidencia na caracterização dos argumentos válidos, a partir dos quais estudaremos os argumentos fortes, e, finalmente, os bons argumentos. Em contrapartida, estudaremos também as principais falácias, os argumentos fracos e os maus argumentos.

Objetivos do curso:

- Introduzir a habilidade de raciocinar bem como uma disciplina acadêmica;

- Desenvolver a habilidade analítica de detectar erros e de corrigir seus próprios erros na estrutura argumentativa;

- Esclarecer o papel da lógica e da imaginação no processo argumentativo;

- Introduzir os fundamentos da redação científica: não se escreve bem se não se raciocina bem.

EMENTA:

I- AS BASES FUNDAMENTAIS

1. O que é pensamento crítico?
2. O que é um bom argumento?
3. Como melhorar argumentos
5. Como avaliar argumentos e premissas

II- A LÓGICA E A ESTRUTURA DOS ARGUMENTOS

6. Afirmações complexas
7. Argumentos complexos
8. A lógica por trás dos argumentos

III- COMO EVITAR MAUS ARGUMENTOS

9. Afirmações escondidas
10. O papel da emoção
11. Falácias

O MUNDO DA EXPERIÊNCIA E A RAZÃO

12. Como raciocinar bem por analogia
13. Como não se deixar enganar por números
14. Como raciocinar bem com causas e efeitos
15. Como compor argumentos impecáveis

Pensamento Crítico: o Poder da Lógica e da Argumentação, III Edição -
Walter Carnielli & Richard L. Epstein (8533917465)

Reasoning in the Sciences. Richard L. Epstein
ISBN13: 9780981550601

Critical Thinking in Economics.
Richard L. Epstein and Carolyn Kernberger