Grupo de Estudos CMEar realiza aula inaugural

 

No último dia 24 de maio de 2024, o auditório da Educorp foi palco da Aula Inaugural do Grupo de Estudos em Centro de Material e Esterilização de Campinas e Região - CMEar, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp.

O Grupo CMEar nasce como uma extensão do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Saúde, sob a coordenação da Profa. Dra. Vanessa Aparecida Vilas-Boas e Profa. Dra. Caroline Lopes Ciofi Silva e com o apoio da FEnf.

Aula Inaugural

A Aula Inaugural contou com a participação da Dra. Eliane Molina Psaltikidis, enfermeira do Hospital de Clínicas da Unicamp e membro da Diretoria da Associação Paulista de Epidemiologia e Controle de Infecção Relacionadas à Assistência à Saúde - APECIH, gestão 2023-2026 e a presença de palestrantes renomadas nas áreas de Centro de Material e Esterilização e Centro Cirúrgico: Enfa. Dra. Débora Cristina Silva Popov, membro da Comissão Administrativa, Gestora de Cursos e Treinamentos, da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Centro de Material e Esterilização e Recuperação Anestésica - SOBECC (https://sobecc.org.br/sobecc-equipe.php) e Enfa. Ana Miranda, Diretora Executiva do NasceCME Group (https://nascecme.com.br).

O tema do evento “Realidade e desafios dos CMEs no Brasil” foi amplamente debatido pelas palestrantes e participantes.

Logotipo do Grupo CMEar

A proposta do Grupo CMEar foi então difundida entre os participantes. Em sua concepção, o logo CMEar reflete a Enfermagem, a sustentabilidade e o valor humano no processo de trabalho. A cor verde simboliza a Enfermagem e a natureza, a cor azul simboliza a água utilizada em uma das etapas primordiais do processamento de produtos para saúde, que é a limpeza. Juntas, essas cores refletem a importância e o papel da Enfermagem em um CME sustentável. Além disso, temos a mão que demonstra o fator humano, em um ambiente que envolve equipamentos, máquinas e processos automatizados, agregando valor ao profissional que atua no CME.

O Grupo CMEar irá reunir docentes, alunos de graduação, pós-graduação e egressos, assim como profissionais que atuam em Centro de Material e Centro Cirúrgico dos hospitais e clínicas vinculados à Unicamp (Hospital de Clínicas, Hospital da Mulher - CAISM, e o Hospital Estadual de Sumaré, Gastrocentro e Cecom), hospitais públicos, privados e clínicas de Campinas e região, além de agentes da Vigilância Sanitária.

Este primeiro encontro foi um marco importante para a Faculdade de Enfermagem, pois a partir dele serão elaboradas propostas vinculadas a projetos de extensão, pesquisas, eventos e cursos formativos ou de especialização futuros.

Se você tem interesse e afinidade por esta área, ou quer conhecer melhor sobre o processamento de produtos para saúde, entre em contato conosco pelo gpiirasunicamp@gmail.com e venha fazer parte do Grupo CMEar.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza as docentes pela iniciativa da criação deste Grupo de Estudos com uma temática tão relevante ao ambiente da enfermagem e da saúde como um todo.

Professora ministram aula inaugural

 

Participantes e Docentes posam para selfie em sala de aula

 

  A Profa. Dra. Débora de Souza Santos, docente da área de Enfermagem em Saúde Coletiva da FEnf, recebeu na última sexta-feira (28/06) o Diploma Anna Nery, concedido pela Câmara Municipal de Campinas, em Reunião Solene realizada na cidade de Campinas-SP. Criado em 2012, o Prêmio Anna Nery, é concedido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais aos…

Vivência Ubuntu de Educação Antirracista: Formação para Profissionais de Recursos Humanos foi uma iniciativa conjunta da Direção de Recursos Humanos do Hospital de Clínicas da Unicamp, da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (EDUCORP) e da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (DEDH). O curso ocorreu nos dias 17 e 21 de junho de…

  No último dia 24 de maio de 2024, o auditório da Educorp foi palco da Aula Inaugural do Grupo de Estudos em Centro de Material e Esterilização de Campinas e Região - CMEar, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. O Grupo CMEar nasce como uma extensão do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Saúde, sob a coordenação da…

  Nesta última semana, de 03 a 07 de junho de 2024, as docentes envolvidas na pesquisa intitulada “Adaptação e Implementação do Suporte de Pares para Pessoas com Transtornos Mentais Severos no Município de Campinas”, Profa. Dra. Rosana Teresa Onocko-Campos, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM),…

  Após as tragédias causadas pelas enchentes ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, a Profa. Dra. Júnia Aparecida Laia da Mata, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e egressa do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp, identificou as necessidades relacionadas à saúde de famílias, gestantes,…