FEnf prestigia o evento "SUS: Atenção especializada e hospitais"

No dia 23 de novembro de 2023, aconteceu a aula aberta "SUS: Atenção especializada e hospitais", que ocorreu na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp durante todo o dia. A aula faz parte do Mestrado Profissional de Saúde Coletiva da FCM..

O evento foi organizado pelos docentes da Faculdade de Ciências Médicas Prof. Dr. Gastão Wagner de Sousa e Profa. Dra. Daniele Pompei Sacardo. O convidado para ministrar a aula foi o Dr. Nilton Pereira Júnior , diretor de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde.

A presença de autoridades foi registrada com a participação da diretora da Faculdade de Enfermagem, Profa. Dra. Roberta Cunha Matheus Rodrigues, do secretário municipal de saúde de Campinas, Lair Zambom, dentre outros. A Faculdade de Enfermagem também foi representada pelas docentes Profa. Dra. Daniela Fernanda dos Santos Alves, Profa. Dra. Kátia Stancato e Profa. Dra. Thalyta Cristina Mansano Schlosser, que foram prestigiar e reiterar o compromisso da Faculdade de Enfermagem na formação de recursos humanos qualificados para atuação assistencial e de governança na rede de atenção primária e na atenção especializada e hospitalar do SUS. Também contou com a presença do diretor do departamento de enfermagem, Sr. Joaquim Antonio Graciano e do Sr. Fábio Ricardo Consorti Paixão, diretor do Hospital Dia, além de egressos da FEnf que se encontram em diferentes cargos de gestão em Campinas e região.

Destaca-se a presença na mesa de abertura, a superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da UNICAMP, Dra Elaine Cristina de Ataide, como presidente do evento e da Dra Cristina Terzis, vice-coordenadora do serviço de cuidados paliativos do HC.

A Dra. Cristina trouxe o cuidado paliativo como direito de todos e não o privilégio de alguns com a necessidade de ampliação nos serviços do Hospital. A Professores Dra. Daniele Sacard, da FCM, reforçou a parceria com a Profa. Dra. Thalyta Mansano, da área de Enfermagem Médico-Cirúrgica da FEnf, Prof. Dr. Burno Goulart da FCM, e com o Dr. Douglas Fini, médico da Unidade de Emergência Referenciada do HC, e com o serviço de cuidados paliativos do hospital com a abertura para os alunos de enfermagem da FEnf. Fato que será possibilitado pela curricularização da extensão a partir do 1º semestre de 2024 na disciplina EN505 - Processo de Cuidar do Adulto e Idoso II.

A equipe de cuidados paliativos do HC é composta pelo Dr. José Carlos Junqueira (coordenador), Dra. Cristina Terzis, Dra. Márcia Bio, Dra. Vera Lorenz e a Enfa. Dra. Marileise Roberta, destacando a parceria com as docentes Profa. Dra. Thalyta Mansano,  Profa. Dra. Flávia de Oliveira Motta Maia, da área de Fundamentos em Enfermagem, e Profa. Dra. Maira Deguer Misko, da área de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente, e com a Liga de Cuidados Paliativos e Tanatologia da FCM implementada pela Profa. Dra. Ana Regina Borges Silva, docente aposentada da Faculdade de Enfermagem.

Na palestra da tarde, o professor Dr Nilton trouxe a PNAES ( Política Nacional da Atenção Especializada) bem como a Política de Cuidados Paliativos no país, reforçando as palavras por fim da Dra Cristina Terzis de que "cuidados paliativos seja direito de todos e não privilégio de alguns pelo nosso SUS". Almeja-se maior crescimento e oferta de serviços além da interconsulta na comunidade Unicamp, demanda urgente segundo evidências científicas.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os organizadores pelo evento de tão enorme importância e relevância no âmbito da assistência em saúde.

1
2
3

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…

                No último dia 01 de março de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, aconteceu a cerimônia de Inauguração da Galeria de Diretoras e Homenageadas da Faculdade de Enfermagem.

            No período de 19 a 23 de fevereiro de 2024, foi oferecido o curso de verão "Ubuntu 2024 - Vivência Educacional Multirracial: Diversidade, Equidade e Inclusão na Saúde", coordenado pela Profa. Dra. Débora de Souza Santos, com a parceria do discente de Doutorado, Giovanne Bento…

                No último dia 09 de fevereiro de 2024, a aluna de graduação, Fernanda Guirardello Iamarino foi indicada para o 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UNICAMP com o Conselho Nacional de…