FEnf inaugura Galeria de Diretoras e Homenageadas

                No último dia 01 de março de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, aconteceu a cerimônia de Inauguração da Galeria de Diretoras e Homenageadas da Faculdade de Enfermagem.

                O evento, que contou com a participação de docentes, funcionários e discentes da Faculdade, teve início às 10h00 com a composição da mesa pelas docentes Profa. Dra. Roberta Cunha Matheus Rodrigues, Diretora da Faculdade de Enfermagem; Profa. Dra. Maria Helena de Melo Lima, Diretora Associada da Faculdade de Enfermagem; Profa. Dra. Maria Cecília Cardoso Benatti, professora homenageada que leva seu nome em nosso quiosque; Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, professora homenageada que leva seu nome em nosso Anfiteatro; Profa. Dra. Fernanda Aparecida Cintra, diretora da Faculdade de Enfermagem na gestão 2012-2014; Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, diretora da Faculdade de Enfermagem na gestão 2014-2018; e Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes, diretora da Faculdade de Enfermagem na gestão 2018-2022.

                A cerimônia pode-se dizer que foi uma viagem no tempo e na história do curso de Enfermagem da Unicamp. Nas falas das convidadas destacam-se o início do curso, inicialmente oferecido na Casa de Saúde de Campinas, a trajetória do Departamento de Enfermagem na Faculdade de Ciências Médicas, a conquista do prédio da Enfermagem, a luta e a concretização do sonho da independência do curso, onde em 2012 deixou de ser um departamento da FCM e se tornou Faculdade de Enfermagem. Além das vitórias, também foram destacadas as dificuldades enfrentadas ao se tornar uma Faculdade independente, porém, vale ressaltar que todas essas dificuldades serviram de inspiração para chegar onde nos encontramos atualmente.

                Hoje, a Faculdade de Enfermagem cresce circunstancialmente na Universidade e extramuros, e isso se deve ao esforço de cada pessoa que passou em nossa trajetória. Agradecemos grandemente as professoras homenageadas, Profa. Dra. Maria Cecília Cardoso Benatti e Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre pela história de inspiração e orgulho. Ao mesmo tempo, agradecemos às diretoras e diretoras associadas que gerenciaram nossa Faculdade com tanta garra e persistência, atingindo a excelência em todas as gestões:  Profa. Dra. Fernanda Aparecida Cintra, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas na gestão 2012-2014; Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, com a Profa. Dra. Maria Helena de Melo Lima na gestão 2014-2018; e Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes, com a Profa. Dra. Erika Christiane Marocco Duran na gestão 2018-2022.

                Além das saudosas e ricas falas das professoras convidadas, a Comissão Interna de Sustentabilidade da Faculdade de Enfermagem elaborou um vídeo em que realizaram a plantação das árvores Callistemon speciosus (Escova de garrafa) nos canteiros laterais da Faculdade para prestigiar as diretorias da FEnf.

                O Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) apoiou o evento com o oferecimento de um brunch para todos após a cerimônia, espaço também utilizado para integração de toda a comunidade.

                A Faculdade de Enfermagem agradece todos os presentes no evento e toda a equipe envolvida na construção de mais um passo da história da FEnf.

1
2
3
4
5
6
7
8
9

ATENÇÃO: As inscrições do Processo Seletivo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Unicamp na Área de Concentração “CUIDADO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM” foram prorrogadas até 10 de maio. Saiba mais: link para os editais: FEnf > Pós-graduação > Processo Seletivo Nova data: 10/05/24  

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…