Docentes da Unicamp recebem pesquisadores da Universidade de Yale

 

Nesta última semana, de 03 a 07 de junho de 2024, as docentes envolvidas na pesquisa intitulada “Adaptação e Implementação do Suporte de Pares para Pessoas com Transtornos Mentais Severos no Município de Campinas”, Profa. Dra. Rosana Teresa Onocko-Campos, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), líder do grupo de pesquisa Interfaces e principal responsável pelo desenvolvimento e implementação do projeto no país, e a Profa. Dra. Maria Giovana Borges Saidel, docente da área de Enfermagem em Saúde Mental da Faculdade de Enfermagem, vice-líder do grupo de pesquisa e integrante da equipe da pesquisa, receberam a visita dos renomados pesquisadores Chyrell Bellamy e Mark Costa, da Universidade de Yale, departamento de PRCH (Program for Recovery and Community Health).

A visita integrou a discussão do desenvolvimento da pesquisa supracitada e, durante toda a semana, os pesquisadores Chyrell Bellamy e Mark Costa estiveram com o grupo e participaram de diversas atividades relacionadas ao projeto, proporcionando um intercâmbio valioso de conhecimentos e experiências.

Chyrell Bellamy é uma renomada pesquisadora com vasta experiência em saúde mental, recuperação e envolvimento comunitário. Reconhecida internacionalmente, Bellamy possui diversas publicações e projetos que visam melhorar a qualidade de vida de pessoas com transtornos mentais severos. Mark Costa é um destacado acadêmico no campo da saúde mental, com foco em políticas públicas e práticas baseadas em evidências. Sua contribuição para o desenvolvimento de programas de suporte de pares tem sido fundamental para a promoção da recuperação e reintegração social de pessoas com transtornos mentais.

As alunas de pós-graduação e integrantes da equipe Maria Fernanda Lirani Dos Reis (Doutoranda em Saúde Coletiva da FCM) e Bianca Brandão (Mestranda em Enfermagem da FEnf), e pós-doutoranda Angela Pereira Figueiredo (Departamento de Saúde Coletiva da FCM), estiveram à frente de diversas atividades nesse processo e foram fundamentais para a realização da visita.

A colaboração entre a Universidade de Yale e os pesquisadores brasileiros é extremamente valiosa para a internacionalização da pesquisa e da Universidade Estadual de Campinas. Essa parceria fortalece a missão de aprimorar as práticas de suporte de pares e oferecer melhores condições de vida para pessoas com transtornos mentais severos.

Além das atividades realizadas pelo grupo da pesquisa, na tarde do dia 6 de junho, a professora Chyrell Belamy, juntamente com sua equipe de pesquisa, foi recebida pela Diretora da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH), Prof Dra. Silvia Maria Santiago, pela Coordenadora da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial (CADER) e docente da área de Enfermagem em Saúde Coletiva da FEnf, Profa. Dra. Débora de Souza Santos, e pelo Presidente da Comissão de Equidade, Diversidade, Ações Afirmativas, Inclusão, Pertencimento e Permanência da Faculdade de Enfermagem (CEDAIP-FEnf) e docente da área de Enfermagem em Saúde Mental da FEnf, Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza. A reunião teve como objetivo discutir políticas afirmativas com ênfase nas pautas raciais, além de promover a troca de experiências institucionais.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os envolvidos neste trabalho de grande impacto na pesquisa no âmbito da saúde mental.

Participantes possam para foto
Imagem dos participantes
Selfie dos participantes
Imagem dos participantes em reunião
Imagem dos participantes em reunião

  A Profa. Dra. Débora de Souza Santos, docente da área de Enfermagem em Saúde Coletiva da FEnf, recebeu na última sexta-feira (28/06) o Diploma Anna Nery, concedido pela Câmara Municipal de Campinas, em Reunião Solene realizada na cidade de Campinas-SP. Criado em 2012, o Prêmio Anna Nery, é concedido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais aos…

Vivência Ubuntu de Educação Antirracista: Formação para Profissionais de Recursos Humanos foi uma iniciativa conjunta da Direção de Recursos Humanos do Hospital de Clínicas da Unicamp, da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (EDUCORP) e da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (DEDH). O curso ocorreu nos dias 17 e 21 de junho de…

  No último dia 24 de maio de 2024, o auditório da Educorp foi palco da Aula Inaugural do Grupo de Estudos em Centro de Material e Esterilização de Campinas e Região - CMEar, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. O Grupo CMEar nasce como uma extensão do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Saúde, sob a coordenação da…

  Nesta última semana, de 03 a 07 de junho de 2024, as docentes envolvidas na pesquisa intitulada “Adaptação e Implementação do Suporte de Pares para Pessoas com Transtornos Mentais Severos no Município de Campinas”, Profa. Dra. Rosana Teresa Onocko-Campos, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM),…

  Após as tragédias causadas pelas enchentes ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, a Profa. Dra. Júnia Aparecida Laia da Mata, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e egressa do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp, identificou as necessidades relacionadas à saúde de famílias, gestantes,…