Docentes da Área de Fundamentos em Enfermagem participam do lançamento da Rede de Enfermeiros para Enfrentamento da Resistência Antimicrobiana

As docentes da área de Fundamentos em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem, Profa. Dra. Caroline Lopes Ciofi Silva  e Profa. Dra. Vanessa Aparecida Vilas-Boas, participaram do XVIII Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, que aconteceu em São Paulo/SP, no período de 26 a 29 de outubro de 2022.

Além dos trabalhos científicos apresentados pelas docentes, elas participaram do lançamento da Rede Brasileira de Enfermeiros para Enfrentamento da Resistência Antimicrobiana (REBRAN). O objetivo principal dessa rede é promover a cooperação técnica de enfermeiros sobre resistência antimicrobiana e programa de gerenciamento do antimicrobianos, de modo a fomentar discussões científicas sobre desenvolver pesquisas na área e contribuir para difusão de conhecimento e engajamento dos enfermeiros frente a essa problemática no Brasil.

A resistência antimicrobiana ocorre quando microrganismos expostos às diferentes classes de antibióticos, antifúngicos, antivirais, dentre outros, desenvolvem ou adquirem mecanismos que garantem sua sobrevivência. Como resultado, os antimicrobianos se tornam ineficazes no combate ao microrganismo causador da infecção, elevando a morbimortalidade do paciente e o risco de disseminação para outras pessoas.

A resistência antimicrobiana é uma ameaça crescente à saúde pública mundial, pois afeta não apenas a saúde humana, mas todo o ecossistema. A enfermagem tem papel fundamental no enfrentamento à resistência antimicrobiana por ações que visem a prevenção de infecções, participação no gerenciamento do uso de antimicrobianos na assistência primária à terciária, o ensino nas escolas, nas instituições de saúde e na comunidade, bem como no desenvolvimento de pesquisas. 

Na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (GPIIRAS), passa agora a integrar a rede, com oportunidades de parcerias para pesquisas e aprendizado mútuo, de modo a contribuir com o avanço da enfermagem nesta área.

A FEnf parabeniza as docentes envolvidas neste trabalho de tão grande relevância para a ciência e pela parceria desenvolvida com outras instituições.

2
1
3

                No último dia 09 de fevereiro de 2024, a aluna de graduação, Fernanda Guirardello Iamarino foi indicada para o 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UNICAMP com o Conselho Nacional de…

                No dia 24 de janeiro de 2024, a Diretoria de Projetos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp divulgou o resultado do 5º Edital PEX, que é um Programa que visa apoiar financeiramente projetos de Extensão Universitária que se enquadrem no conceito de…

                Em um esforço colaborativo entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Banco Santander, o Programa Ciência & Arte "Povos da Amazônia" (CAPAm) busca promover a integração de alunos indígenas, quilombolas…

Egressas da FEnf recebem o Prêmio Egresso Destaque Unicamp https://www.fenf.unicamp.br/pt-br/noticia/egressas-da-fenf-recebem-o-pr…   FEnf participa do Prêmio PAEPE 2023 com quatro projetos submetidos https://www.fenf.unicamp.br/pt-br/noticia/fenf-participa-do-premio-paep…