Curso "Ubuntu - Vivência Educacional Multirracial: Diversidade, Equidade e Inclusão na Saúde" é sucesso em 2024!

            No período de 19 a 23 de fevereiro de 2024, foi oferecido o curso de verão "Ubuntu 2024 - Vivência Educacional Multirracial: Diversidade, Equidade e Inclusão na Saúde", coordenado pela Profa. Dra. Débora de Souza Santos, com a parceria do discente de Doutorado, Giovanne Bento Paulino e colaboração da Profa. Dra. Andrea Ayvazian, da School of Public Health & Health Sciences da UMass Amherst, USA.

            Também participaram do curso, como discentes facilitadores, Isabella Risi Dias, Bruno Cabral e Rafaela Gioseffi (discentes do curso de Graduação em Enfermagem), Sabrina Garcia Lamarão e Pedro Ramos (discentes do curso de Graduação em Medicina) e Vitória Cabral (discente do curso de Graduação em Farmácia).

            No total, o curso teve 44 inscritos, dentre eles, alunos dos cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Sociais, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Estatística, Estudos Literários, Letras, Farmácia, Filosofia, Geografia, Medicina e Pedagogia. Entre o grupo, também tinham como participantes 03 pós-doutorandos e 01 professor visitante da FEnf.

            O curso, que tem como objetivos promover a vivência educacional de estudantes de diferentes origens étnico-raciais para valorização da diversidade, equidade e inclusão na saúde; desenvolver reflexões para sensibilização do indivíduo para questões raciais e de vulnerabilidade social a partir do enfrentamento do racismo e outras formas de opressão; e discutir práticas inclusivas para promoção de saúde de populações historicamente minorizadas e vulnerabilizadas, utilizou como método de ensino:

  • Círculos de Cultura de Paulo Freire que consistem em rodas de conversa em pequenos e grandes grupos facilitando a construção do saber por meio de diálogo com perguntas norteadoras e disparadoras das discussões.
  • MRULE (Multi Racial Unity Life Experience) que se pauta em grupos multirraciais com diversidade racial, étinica, cultural, sexual entre outras subjetividades para assim compor com troca de experiências e vivências que possibilitem articulação teórico prática das diversas opressões e violências presentes na sociedade como racismo, machismo, LGBTQIAPN+fobia, entre outras.

  Em uma perspectiva de educação libertadora, crítica e reflexiva, os indivíduos que participam do curso têm autonomia e um lugar seguro para partilhar sua vida cotidiana e como o preconceito, a discriminação e as diversas opressões se constituem no dia a dia. Dessa forma, a vivência evidencia as estruturas sociais, políticas e econômicas que de maneira sutil e silenciosa propagam as violências e reproduzem as opressões. Além disso, como são temáticas sensíveis, elas são abordadas com afeto e acolhimento dos participantes que de uma maneira contra hegemônica e processual constroem estratégias de enfrentamento às opressões.

            A Faculdade de Enfermagem parabeniza a docente pelo trabalho de tanta importância e visibilidade, e almeja que o curso seja cada vez mais requerido pela comunidade e cresça circunstancialmente.

 

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ATENÇÃO: As inscrições do Processo Seletivo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Unicamp na Área de Concentração “CUIDADO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM” foram prorrogadas até 10 de maio. Saiba mais: link para os editais: FEnf > Pós-graduação > Processo Seletivo Nova data: 10/05/24  

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

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