Carta de Diretores de Unidades da Unicamp sobre o retorno às atividades presenciais

Os Diretores das Unidades de Ensino e Pesquisa e dos Colégios Técnicos da Unicamp, abaixo relacionados, vêm reforçar a necessidade de extrema cautela durante o retorno às atividades presenciais, respeitando-se critérios e procedimentos de segurança estabelecidos pela Unicamp e, internamente, pelas próprias Unidades.

O retorno gradual que agora se inicia para a maioria das Unidades Acadêmicas, assim como para os órgãos de administração e de suporte da Universidade, é uma etapa crucial do período de afastamento e, portanto, deve ser conduzida com todo o cuidado para não se pôr a perder o esforço até agora despendido.

O período de afastamento foi fundamental para que a Unicamp mantivesse a maior parte de sua comunidade em segurança durante a pandemia.

Sabemos que há represamento de demandas de docentes e estudantes para a realização de atividades em laboratórios e para o uso das instalações da Universidade. Projetos de pesquisa, dissertações, teses, contratos e convênios precisam ser retomados, atendendo a prazos e condições contratuais as mais variadas.

As Unidades implementaram procedimentos de uso de suas instalações baseadas tanto nas demandas quanto nos critérios de segurança. Essa combinação impõe um ritmo de retorno que deve ser respeitado.

Não cabe, após todo o esforço de contenção da pandemia, avançar para situações de maior risco. A pandemia não terminou e todo cuidado segue sendo necessário.

Solicitamos a todas e todos que contribuam para que o retorno seja o mais seguro possível, levando-nos a uma situação de normalidade, sem interrupções causadas por descuidos.

Saudações

 

Assinam:

  1. Alberto Luiz Francato, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
  2. Alberto Serpa, Faculdade de Engenharia Mecânica
  3. Alvaro Bianchi, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
  4. Álvaro Dantona, Faculdade de Ciências Aplicadas
  5. Anderson Rocha, Instituto de Computação
  6. André Biancarelli, Instituto de Economia
  7. André Victor Lucci Freitas, Instituto de Biologia
  8. Angel Pontin Garcia, Faculdade de Engenharia Agrícola
  9. Edson Tomaz, Faculdade de Engenharia Química
  10. Francisco Haiter, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
  11. Jefferson Cano, Instituto de Estudos da Linguagem
  12. José Alexandre Diniz, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
  13. José Roberto Ribeiro, Colégio Técnico de Limeira
  14. Marco Aurélio Zezzi Arruda, Instituto de Química
  15. Maria Helena Baena, Faculdade de Enfermagem
  16. Mirna Gigante, Faculdade de Engenharia de Alimentos
  17. Orival Andries Júnior, Faculdade de Educação Física
  18. Pascoal Pagliuso, Instituto de Física Gleb Wataghin
  19. Paulo Ronqui, Instituto de Artes
  20. Paulo Ruffino, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
  21. Renato Falcão Dantas, Faculdade de Tecnologia
  22. Renê José Trentin Silveira, Faculdade de Educação
  23. Rodrigo Catharino, Faculdade de Ciências Farmacêuticas
  24. Sergio Salles-Filho, Instituto de Geociências
  25. Vanessa Petrilli Bavaresco, Colégio Técnico de Campinas

 

 

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…

                No último dia 01 de março de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, aconteceu a cerimônia de Inauguração da Galeria de Diretoras e Homenageadas da Faculdade de Enfermagem.