Carta de Diretores de Unidades da Unicamp sobre o retorno às atividades presenciais

Os Diretores das Unidades de Ensino e Pesquisa e dos Colégios Técnicos da Unicamp, abaixo relacionados, vêm reforçar a necessidade de extrema cautela durante o retorno às atividades presenciais, respeitando-se critérios e procedimentos de segurança estabelecidos pela Unicamp e, internamente, pelas próprias Unidades.

O retorno gradual que agora se inicia para a maioria das Unidades Acadêmicas, assim como para os órgãos de administração e de suporte da Universidade, é uma etapa crucial do período de afastamento e, portanto, deve ser conduzida com todo o cuidado para não se pôr a perder o esforço até agora despendido.

O período de afastamento foi fundamental para que a Unicamp mantivesse a maior parte de sua comunidade em segurança durante a pandemia.

Sabemos que há represamento de demandas de docentes e estudantes para a realização de atividades em laboratórios e para o uso das instalações da Universidade. Projetos de pesquisa, dissertações, teses, contratos e convênios precisam ser retomados, atendendo a prazos e condições contratuais as mais variadas.

As Unidades implementaram procedimentos de uso de suas instalações baseadas tanto nas demandas quanto nos critérios de segurança. Essa combinação impõe um ritmo de retorno que deve ser respeitado.

Não cabe, após todo o esforço de contenção da pandemia, avançar para situações de maior risco. A pandemia não terminou e todo cuidado segue sendo necessário.

Solicitamos a todas e todos que contribuam para que o retorno seja o mais seguro possível, levando-nos a uma situação de normalidade, sem interrupções causadas por descuidos.

Saudações

 

Assinam:

  1. Alberto Luiz Francato, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
  2. Alberto Serpa, Faculdade de Engenharia Mecânica
  3. Alvaro Bianchi, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
  4. Álvaro Dantona, Faculdade de Ciências Aplicadas
  5. Anderson Rocha, Instituto de Computação
  6. André Biancarelli, Instituto de Economia
  7. André Victor Lucci Freitas, Instituto de Biologia
  8. Angel Pontin Garcia, Faculdade de Engenharia Agrícola
  9. Edson Tomaz, Faculdade de Engenharia Química
  10. Francisco Haiter, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
  11. Jefferson Cano, Instituto de Estudos da Linguagem
  12. José Alexandre Diniz, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
  13. José Roberto Ribeiro, Colégio Técnico de Limeira
  14. Marco Aurélio Zezzi Arruda, Instituto de Química
  15. Maria Helena Baena, Faculdade de Enfermagem
  16. Mirna Gigante, Faculdade de Engenharia de Alimentos
  17. Orival Andries Júnior, Faculdade de Educação Física
  18. Pascoal Pagliuso, Instituto de Física Gleb Wataghin
  19. Paulo Ronqui, Instituto de Artes
  20. Paulo Ruffino, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
  21. Renato Falcão Dantas, Faculdade de Tecnologia
  22. Renê José Trentin Silveira, Faculdade de Educação
  23. Rodrigo Catharino, Faculdade de Ciências Farmacêuticas
  24. Sergio Salles-Filho, Instituto de Geociências
  25. Vanessa Petrilli Bavaresco, Colégio Técnico de Campinas

 

 

Compartilhe

No dia 11 de maio de 2021, o periódico JAMA publicou o artigo “Effect of a Digital Intervention on Depressive Symptoms in Patients With Comorbid Hypertension or Diabetes in Brazil and Peru” escrito pelos autores Prof. Dr. Paulo Rossi Menezes, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Ricardo Araya , do King’s College London…

Em meio à pandemia e às inseguranças enfrentadas pela pesquisa no Brasil, podemos apresentar conquistas oriundas dos estudos realizados pelos nossos alunos. E é com imenso orgulho que parabenizamos nosso discente de Doutorado, Carlos Jorge Poblete Jara pela contratação na Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos para trabalhar na análise…

No dia 04 de março de 2021, através de cerimônia virtual transmitida pelo youtube, a Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp e o Instituto Vladimir Herzog anunciaram os vencedores da primeira edição do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico em Direitos Humanos Unicamp-Vladimir Herzog.

   No dia 25 de fevereiro de 2021, a Profª. Drª. Rafaela dos Santos Pedrosa publicou um artigo intitulado "Brazilian Nursing and the COVID-19 Pandemic Challenges" que aborda sobre a situação da pandemia COVID-19 no Brasil no site da European Society of Cardiology.    O texto pode ser lido na íntegra através do link: https…

MOÇÃO DE APOIO E SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES DA ENFERMAGEM E DA SAÚDE E FAMÍLIAS DE BRASILEIROS QUE ATUAM NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19