Início de abril é marcado com a realização do III Simpósio Internacional do PPGEnf/UNICAMP

Nos dias 03 e 04 de abril de 2023, ocorreu o III Simpósio Internacional do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unicamp, realizado no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas.

                O evento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unicamp, contou com 202 inscritos e teve em sua programação convidados nacionais e internacionais. Iniciado na manhã do dia 03 de abril, as palestras Pré-Simpósio foram distribuídas nas áreas do conhecimento “Saúde da Mulher”, “Saúde do Adulto”, “Saúde do Idoso”, “Saúde da Criança e do Adolescente”, “Gestão em Saúde” e “Saúde de Populações Vulneráveis”.

                Em Saúde da Mulher, a convidada Profa. Dra. Kleyde Ventura de Souza, Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, ministrou a palestra “A mudança do modelo de atenção em saúde das mulheres no Brasil: perspectivas e desafios de novos modos de ensinar e de cuidar”. Em Saúde do Adulto, a Profa. Dra. Silvia Maria Alves Caldeira Berenguer, Professora associada no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa apresentou sobre “O cuidado do adulto e as respostas humanas de natureza espiritual”. A temática Saúde do Idoso, abordada pela Profa. Dra. Tábatta Renata Pereira de Brito, Professora Adjunta da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alfenas, teve como palestra “Envelhecimento, cuidado e sustentabilidade”.  Saúde da Criança e do Adolescente foi a grande área da convidada Profa. Dra. Ivone Evangelista Cabral, Professora Titular Colaboradora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da EEAN/UFRJ, que proferiu a palestra “Sustentabilidade do cuidado integral à saúde da criança por sistemas de saúde com acesso universal”. Em Gestão em Saúde, a Profa. Dra. Alacoque Lorenzini Erdmann, Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrou a palestra “Ciência, sustentabilidade e integralidade do cuidado à saúde”. E, por fim, a grande área “Saúde de Populações Vulneráveis” teve como convidado o Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, que em breve estará compondo o corpo docente da FEnf, e que apresentou a palestra intitulada “Vulnerabilidades e Interseccionalidade - contribuições teóricas para a produção de conhecimento na área da Enfermagem”.

                A mesa de abertura do evento contou com a presença da Pró-reitora da Pós-Graduação da Unicamp, Profa. Dra. Rachel Meneguello, da Diretora da Faculdade de Enfermagem, Profa. Dra. Roberta Cunha Matheus Rodrigues, da Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Presidente do evento, Profa. Dra. Maria Helena de Melo Lima e da representante discente de Pós-graduação, Thelen Daiana Mendonça Ferreira.

                A Conferência Magna ”Ciência da Implementação” ministrada pela Profa. Dra. Vilanice Alves de Araújo Püschel, professora Titular do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), deu início às atividades do período da tarde.

                No segundo dia de evento, o convidado Prof. Dr. Rafael Dall Alba, consultor Nacional de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas da OPAS/OMS, iniciou as atividades com a palestra acerca da temática “Sustentabilidade na Saúde”, onde abordou principalmente sobre Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) e os desafios para o país. Finalizando o período matutino do segundo dia, a Profa. Dra. Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira, professora Titular do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo, ministrou a palestra intitulada “Pesquisa e Ciência na Enfermagem”.

                A parte da tarde foi agraciada com a participação da Profa. Dra. Cinira Magali Fortuna, Professora Associada no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, ministrando a palestra “Integralidade do Cuidado: A integralidade, o holismo e a completude da assistência de enfermagem”.

                Durante os dois dias, foram realizadas as apresentações orais dos trabalhos dos participantes do evento. Ao total, foram submetidos 75 trabalhos para o Simpósio.

                Na cerimônia de encerramento, foram divulgados os trabalhos agraciados com Menção Honrosa no evento, divididos por linha de pesquisa: “Programa De Capacitação Para Promover O Exercício Da Liderança Coaching Em Enfermeiros: Um Estudo Piloto”, das autoras Thelen Daiana Mendonça Ferreira, Flávia Carvalho Pena Dias, Marília Estevam Cornélio, Thaís Moreira São João e Renata Cristina Gasparino foi agraciado pela linha “Gestão de serviços, informação/comunicação e trabalho em saúde”. O trabalho intitulado “Percepções Da Criança Com Câncer Acerca Dos Microssistemas Família E Instituição De Saúde”, das autoras Ana Paula Fávaro Sant Ana e Daniela Doulavince Amador, recebeu menção honrosa pela linha “Processo de cuidar em saúde e enfermagem da mulher, criança e adolescente”. O trabalho de autoria de Juliany Lino Gomes Silva, Vagner Franco da Silveira Junior, Maria Helena de Melo Lima e Mario José Abdalla Saad, intitulado “Efeito Da Insulina Tópica Na Cicatrização De Feridas De Queimaduras De Segundo Grau: Um Estudo De Prova De Conceito”, foi agraciado na linha de pesquisa “Processo de cuidar em saúde e enfermagem no adulto e idoso”. Em “Tecnologia e inovação no cuidado de enfermagem e saúde”, a menção honrosa foi destinada ao trabalho intitulado “Fotobiomodulação Em Feridas Nos Pés De Pessoas Com Diabetes” das autoras Beatriz Barbieri, Thaís Paulino do Prado, Flávia Cristina Zanchetta, Maria Helena de Melo Lima, Eliana Pereira Araújo e Julia Oliveira Monteiro de Barros.

                A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os envolvidos na organização do evento e deseja sucesso em suas próximas edições.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11

  A Profa. Dra. Débora de Souza Santos, docente da área de Enfermagem em Saúde Coletiva da FEnf, recebeu na última sexta-feira (28/06) o Diploma Anna Nery, concedido pela Câmara Municipal de Campinas, em Reunião Solene realizada na cidade de Campinas-SP. Criado em 2012, o Prêmio Anna Nery, é concedido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais aos…

Vivência Ubuntu de Educação Antirracista: Formação para Profissionais de Recursos Humanos foi uma iniciativa conjunta da Direção de Recursos Humanos do Hospital de Clínicas da Unicamp, da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (EDUCORP) e da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (DEDH). O curso ocorreu nos dias 17 e 21 de junho de…

  No último dia 24 de maio de 2024, o auditório da Educorp foi palco da Aula Inaugural do Grupo de Estudos em Centro de Material e Esterilização de Campinas e Região - CMEar, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. O Grupo CMEar nasce como uma extensão do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Saúde, sob a coordenação da…

  Nesta última semana, de 03 a 07 de junho de 2024, as docentes envolvidas na pesquisa intitulada “Adaptação e Implementação do Suporte de Pares para Pessoas com Transtornos Mentais Severos no Município de Campinas”, Profa. Dra. Rosana Teresa Onocko-Campos, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM),…

  Após as tragédias causadas pelas enchentes ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, a Profa. Dra. Júnia Aparecida Laia da Mata, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e egressa do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp, identificou as necessidades relacionadas à saúde de famílias, gestantes,…