Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPG-Enf) está fortemente envolvido na ampliação de fronteiras de formação e qualificação, por meio da cooperação e solidariedade com Instituições de Ensino Superior (IES) do exterior.

A Faculdade de Enfermagem - FEnf, até o momento, mantém parceria com IES da América do Norte (EUA, Canadá) e Europa (Reino Unido, Finlândia, Portugal, Espanha). Destas parcerias já foram efetivados doutorados sandwich, estágios pós-doutoral, intercâmbios de alunos do PPG-Enf, tramitação de convênios e produção bibliográfica em conjunto com pesquisadores do exterior.

Recentemente, em maio de 2015, foi celebrado o primeiro convênio da FEnf com a Faculté de Sciences Infirmière, Université Laval, Québec, Canada. Dentre as propostas de cooperação entre ambas as universidades estão a mobilidade de docentes, estudantil e de servidores,  parcerias em projetos de pesquisa e oferta de disciplina bilíngues.

As metas da Pós-Graduação abrangem: celebração de convênio com o Mennonite College of Nursing, Illinois State University, EUA; vinda de professores de IES do exterior para a FEnf, como professor ou pesquisador visitante; manutenção do envio de alunos para estágio de doutorado sandwich no exterior e recebimento de alunos do estrangeiro; incremento da divulgação, sob formato de artigos, de produtos de pesquisa realizada em conjunto com pesquisadores do exterior; início de programas de cotutela com IES fora do país.