Curso Sistema GRADE: Graduação da Certeza no Conjunto Final da Evidência e Força de Recomendação para Tomada de Decisão em Saúde

APRESENTAÇÃO

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por intermédio da Diretoria Executiva de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS), e do Ministério da Saúde (MS), através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), torna público e informa a abertura das inscrições aos interessado(a)s em participar, na condição de aluno(a), do Curso Sistema GRADE: graduação da certeza no conjunto final da evidência e força de recomendação para tomada de decisão em saúde, na modalidade de educação a distância, on-line, conforme edital 43/2022.

OBJETIVO / PÚBLICO-ALVO

Objetivo: O objetivo é capacitar profissionais, gestores e pesquisadores para a utilização da ferramenta Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation (GRADE) de acordo com as publicações científicas do grupo GRADE.​

Público-Alvo: O curso será disponibilizado por livre demanda a todos os interessados(a)s em ATS.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Introdução ao Sistema GRADE.
  • Domínio 1 para rebaixamento da certeza no conjunto final da evidência: risco de viés.
  • Domínio 2 para rebaixamento da certeza no conjunto final da evidência: inconsistência.
  • Domínio 3 para rebaixamento da certeza no conjunto final da evidência: evidência indireta.
  • Domínio 4 para rebaixamento da certeza no conjunto final da evidência: imprecisão.
  • Domínio 5 para rebaixamento da certeza no conjunto final da evidência: viés de publicação.
  • Domínios que elevam a certeza no conjunto final da evidência.
  • Fatores que determinam a direção e a força das recomendações.
  • Aula aplicada de avaliação da certeza no conjunto final da evidência conforme o sistema GRADE.
  • Tópicos Especiais em GRADE.
  • Parte 1: Sistema GRADE para testes e estratégias diagnósticas.
  • Parte 2: Sistema GRADE para estudos sobre fatores prognósticos.
  • Parte 3: Sistema GRADE para meta-análise em rede.
  • Parte 4: Sistema GRADE para estudos qualitativos (CERQual).

Modalidade: educação a distância (On-line)

Carga Horária: 30 horas

Duração: 14/07/2022 a 31/12/2023