EDITAL DE SELEÇÃO
PROGRAMA ESTÁGIO DOCENTE - PED
2º semestre de 2020
A Comissão do Programa de Estágio Docente (PED) da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP comunica a abertura de inscrições para estagiário docente nas disciplinas de graduação do Curso de Enfermagem. Este processo seletivo destina-se ao preenchimento de 43 vagas, divididas na modalidade PED C e PED B.
Do total de vagas disponíveis, 17 (dezessete) serão de estágio com auxílio financeiro, 09 (nove) vagas na modalidade B e 08 (oito) vagas na modalidade C, as demais vagas serão sem auxílio (voluntário).
Observam-se duas vagas (02) remuneradas, exclusivamente destinadas para a disciplina ProFIS (EN092) na modalidade PED B.
As disciplinas participantes encontram-se no item 08 deste Edital.
- DAS INSCRIÇÕES
1.1 PERÍODO
As inscrições ocorrerão no período de 30 de julho a 05 de agosto de 2020
1.2 PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES
a) As inscrições e as demais etapas do PED são gerenciadas na Plataforma SIGA-DAC/Unicamp. Desta forma, discentes, supervisores do PED e orientadores deverão atuar no SIGA-DAC para a efetivação e realização do estágio. O não cumprimento de uma das etapas inviabiliza a participação da disciplina e do discente no PED;
b) O preenchimento das informações no ato da inscrição é de responsabilidade do candidato. Após realizada a inscrição, serão aceitas aquelas em concordância com as normas e os procedimentos constantes neste Edital;
c) Para se inscrever, o aluno deverá acessar o site da DAC (www.dac.unicamp.br); no menu lateral acessar a opção Estudante → SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica → PED; no Menu “PED”, clique em Inscrição e preencha as informações solicitadas;
O discente que nunca participou do PED ou é matriculado na pós-graduação, nível Mestrado, somente poderá se inscrever no PED C. O discente que já participou no PED ou é matriculado na pós-graduação, nível Doutorado, poderá participar do PED C ou B.
- DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
- Ser aluno regularmente matriculado em um dos cursos de pós-graduação
- Estar cumprindo as obrigações exigidas pelo seu programa de pós-graduação
- Apresentar Coeficiente de Rendimento (CR) mínimo de 2,75
- Ter o de acordo explícito de seu orientador
- Ter disponibilidade de horários para atuar nas atividades da disciplina
- DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE ESTÁGIO DOCENTE
a) Discentes do Curso de Mestrado podem atuar no programa como PED C, por até 02 (dois) semestres, independentemente de ser com ou sem auxílio financeiro;
b) Discentes do Curso de Doutorado podem atuar no programa como PED C ou B, por até 05 (cinco) semestres, independentemente de ser com ou sem auxílio financeiro;
c) PED C: participação em 01 (uma) ÚNICA disciplina, com no máximo 02 turmas; máximo de 30 horas semestrais (contando todas as turmas) e respeitando a norma:
• Disciplinas até 90 horas semestrais – máximo 1/3 de carga horária
• Disciplinas com mais de 90 horas semestrais – máximo de 30 horas semestrais
d) PED B: atuação em 02 (duas) disciplinas (com no máximo 01 turma em cada) ou em 01 (uma) disciplina, com no máximo duas turmas; máximo de 60 horas semestrais (contando todas as disciplinas/turmas) e respeitando a norma:
- Disciplinas de até 90 horas semestrais = mínimo de 1/3 e máximo de 2/3 da carga horária;
- Disciplinas com mais de 90 horas semestrais = mínimo de 30 e máximo de 60 horas semestrais.
e) Aos discentes com auxílio financeiro do Programa PED é permitido o acúmulo de outras bolsas/auxílios financeiro concedidos pela Universidade ou por outra instituição, ou de vencimentos decorrentes de vínculos empregatícios ou de nomeação para cargos, funções ou empregos públicos, desde que devidamente liberados de suas atividades na empresa ou entidade à qual pertence nos horários previstos para as atividades de estágio docente. Neste caso, a Coordenadoria do Curso de Graduação atestará a dedicação dos discentes nas atividades;
f) Os discentes do PED deverão participar da atividade de preparação didático-pedagógica a ser proposta pelo docente supervisor da disciplina da Graduação.
- DO VALOR E PRAZO DE DURAÇÃO DO AUXÍLIO FINANCEIRO
O auxílio financeiro terá validade de 05 (cinco) meses: de setembro a janeiro de 2020. O valor é de R$550,00 (quinhentos e cinquenta reais) para a modalidade PED C e de R$734,00 (setecentos e trinta e quatro reais) para a modalidade PED B.
- DOS DOCUMENTOS
a) Todos os inscritos selecionados deverão acessar o SIGA-DAC para confirmar a participação no Projeto Individualizado de disciplina do estágio (PIE-PED) e dar ciência no Termo de Compromisso do Estágio
b) Os estagiários com auxílio financeiro deverão atualizar os dados bancários na plataforma SIGA-DAC para recebimento das mensalidades.
- DAS VAGAS NÃO PREENCHIDAS DE ESTÁGIO DOCENTE
a) As vagas de estágio docente não preenchidas (por não haver candidatos inscritos) não poderão ter indicações diretas do docente responsável pela disciplina;
b) A substituição de discentes durante o semestre letivo somente poderá ocorrer se o novo discente tiver sido comprovadamente selecionado no período de seleção da Unidade, de acordo com o Artigo 10 da Resolução GR-071/2020, de 22/06/2020, permanecendo à espera de uma vaga em uma lista de espera. Neste caso, o discente receberá declaração correspondente ao período de participação efetiva no PED;
c) No caso de impossibilidade de substituição de discente, as vagas não preenchidas serão deslocadas para outras disciplinas ainda não contempladas, com observância, nesta transferência, dos critérios originalmente propostos pela Comissão.
- DO CALENDÁRIO
30/07 a 05/08/2020 |
Inscrição dos alunos para o PED 2º semestre 2020 no sistema DAC |
Alunos PG |
06 a 12/08/2020 |
Avaliação/Seleção dos alunos bolsistas e voluntários do 2º semestre 2020 |
Comissão PED |
13/08/2020 |
Divulgação da lista de alunos selecionados para o PED do 2º semestre 2020 na página do Programa |
CPG |
17 a 21/08/2020 |
Supervisores e alunos deverão inserir projetos no sistema DAC |
Prof. e alunos |
17 a 24/08/2020 |
Alunos deverão confirmar participação no PED e atualizar dados no sistema DAC |
Alunos PG |
17 a 25/08/2020 |
Orientador deverá realizar aceite do orientando em participar do PED no sistema DAC |
Orientadores |
03/09/2020 |
Divulgação dos Resultados da Avaliação dos Projetos no sistema DAC |
PRPG |
03 a 08/09/2020 |
Período para Recursos do Resultado da Avaliação dos Projetos – PED do 2º semestre 2020 |
PRPG/CPG |
15/09/2020 |
Divulgação dos Resultados dos Recursos dos Projetos – PED do 2º semestre 2020 |
PRPG/CPG |
15/09/2020 a 29/01/2021 |
Cancelamento de aluno PED |
CPG |
16 a 22/09/2020 |
Atestar frequência do aluno PED no sistema DAC de Setembro |
Prof. Supervisor |
19 a 23/10/2020 |
Atestar frequência do aluno PED no sistema DAC de Outubro |
Prof. Supervisor |
16 a 19/11/2020 |
Atestar frequência do aluno PED no sistema DAC de Novembro |
Prof. supervisor |
15 a 17/12/2020 |
Atestar frequência do aluno PED no sistema DAC de Dezembro |
Prof. supervisor |
18 a 22/01/2021 |
Atestar frequência do aluno PED no sistema DAC de Janeiro |
Prof. supervisor |
04 a 08/01/2021 |
Relatório final do PED |
Prof. e alunos |
- DAS DISCIPLINAS
Disciplinas |
Docentes Responsável |
EN212 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA II |
Ana Paula F. R. Garcia |
EN212 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA II |
Débora de Souza Santos |
EN212 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA II |
Eliete Maria Silva |
EN230 – ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL I |
Ana Paula F. R. Garcia |
EN230 – ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL I |
Vanessa P. Toledo |
EN232 – ELEMENTOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADOS À SAÚDE |
Ariane Polidoro Dini |
EN232 – ELEMENTOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADOS À SAÚDE |
Débora de Souza Santos |
EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM I |
Eliana Pereira de Araújo |
EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM I |
Maria Helena de M. Lima |
EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM I |
Roberta C. M. Rodrigues |
EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM I |
Thaís Moreira São João |
EN421 – SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM II |
Erika C. Marocco Duran |
EN421 – SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM II |
Rafaela Batista S. Pedrosa |
EN421 – SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM II |
Marilia Estevam Cornélio |
EN430 – ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL II |
Ana Paula F. R. Garcia |
EN430 – ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL II |
Vanessa P. Toledo |
EN442 – PROCESSO NUTRICIONAL I |
Vanessa P. Toledo |
EN465 - ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA MULHER |
Elenice V. Carmona |
EN465 - ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA MULHER |
Maria Helena B. M. Lopes |
EN590 – ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM |
Ariane Polidoro Dini |
EN590 – ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM |
Edinêis de B. Guirardello |
EN590 – ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM |
Renata Cristina Gasparino |
EN604 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA II |
Erika C. Marocco Duran |
EN604 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA II |
Marilia Estevam Cornelio |
EN604 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA II |
Rafaela Batista S. Pedrosa |
EN665 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA E ADOLESCENTE II |
Ana Márcia C. M. Castillo |
EN665 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA E ADOLESCENTE II |
Luciana de Lione Melo |
EN665 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA E ADOLESCENTE II |
Maira Deguer Misko |
EN704 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM DO ADULTO E IDOSO DE ALTO RISCO |
Erika C. Marocco Duran |
EN704 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM DO ADULTO E IDOSO DE ALTO RISCO |
Marilia Estevam Cornelio |
EN704 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM DO ADULTO E IDOSO DE ALTO RISCO |
Rafaela Batista S. Pedrosa |
EN780 – EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM II |
Erika C. Marocco Duran |
EN780 – EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM II |
Eliete Maria Silva |
EN780 – EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM II |
Maira Deguer Misko |
EN790 – TÓPICOS DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM |
Ariane Polidoro Dini |
EN790 – TÓPICOS DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM |
Edinêis de B. Guirardello |
EN790 – TÓPICOS DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM |
Eliete Maria Silva |
EN790 – TÓPICOS DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM |
Renata Cristina Gasparino |
EN092 – PRIMEIROS SOCORROS (ProFIS) |
Maira Deguer Misko |
MD212 – PSICOLOGIA GERAL E DO DESENVOLVIMENTO |
Sylvia Maria Ciasca |
MD214 – EPIDEMIOLOGIA, ENFERMAGEM E SAÚDE |
Débora de Souza Santos |
MD311 – GENÉTICA PARA ENFERMAGEM I |
Társis Antônio P. Vieira |
MD430 – PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE |
Egberto Ribeiro Turato |
MD462 – FARMACOLOGIA APLICADA À SAÚDE |
Sisi Marcondes Paschoal |
MD444 – LABORATÓRIO DE HABILIDADES II |
Eliana Pereira de Araújo |
MD444 – LABORATÓRIO DE HABILIDADES II |
Maria Helena de M. Lima |
MD444 – LABORATÓRIO DE HABILIDADES II |
Roberta C. M. Rodrigues |
MD444 – LABORATÓRIO DE HABILIDADES II |
Thaís Moreira São João |
- DOS ITENS OMISSOS
Os casos omissos serão resolvidos pela comissão PED da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (FEnf/UNICAMP).
Atenciosamente,
Comissão do PED – FEnf/UNICAMP
Campinas, 27 de julho de 2020.

EDITAL PROGRAMA ESTÁGIO DOCENTE
1º SEMESTRE DE 2020
Alunos de Mestrado podem atuar no programa PED C por até 2 semestres, independentemente de ser com ou sem auxílio financeiro.
Alunos de Doutorado podem atuar no programa PED C ou B por até 3 semestres, independentemente de ser B ou C, com ou sem auxílio financeiro.
Atuação em 01 (uma) única disciplina – com no máximo 2 turmas;
Máximo de 30 horas semestrais (contando todas as turmas) e respeitando a regra de: Disciplinas até 90 horas semestrais – máximo 1/3 da carga horária. Disciplinas com mais de 90 horas semestrais, máximo de 30 horas semestrais.
Regras para participação como PED B:
Atuação em 02 (duas) disciplinas (com no máximo 01 turma em cada) ou 01 disciplina com no máximo duas turmas;
Máximo de 60 horas semestrais (contando todas as disciplinas/turmas) e respeitando a regra de:
Disciplinas de até 90 horas semestrais = mínimo de 1/3 e máximo de 2/3 da carga horária. Disciplinas com mais de 90 horas semestrais = mínimo de 30 e máximo de 60 horas semestrais.
LEMBRETE:
Se você nunca foi PED ou é nível Mestrado, você só pode ser PED C, caso já tenha sido E seja nível Doutorado, poderá ser PED C ou B.
As inscrições deverão ser realizadas no sistema DAC-SIGA no período de 06 a 08 de novembro de 2019:
Estudante → SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica → PED
Dentro do Menu “PED”, clique em Inscrição e preencha as informações solicitadas.
Disciplina |
Responsável |
EN112 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I |
Ana Paula F. R. Garcia |
EN112 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I |
Débora de Souza Santos |
EN112 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I |
Eliete Maria Silva |
EN280 – EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM I |
Maira Deguer Misko |
EN280 – EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM I |
Renata Cristina Gasparino |
EN312 – ENFERMAGEM NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE |
Ana Paula F. R. Garcia |
EN312 – ENFERMAGEM NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE |
Débora de Souza Santos |
EN312 – ENFERMAGEM NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE |
Eliete Maria Silva |
EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM |
Eliana Pereira de Araújo |
EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM |
Maria Helena de Melo Lima |
EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM |
Thaís Moreira São João |
EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM |
Roberta C. M. Rodrigues |
EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM |
Eliana Pereira de Araújo |
EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM |
Maria Helena de Melo Lima |
EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM |
Roberta C. M. Rodrigues |
EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM |
Thaís Moreira São João |
EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I |
Edinêis de Brito Guirardello |
EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I |
Marilia Estevam Cornélio |
EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I |
Rafaela Batista S. Pedrosa |
EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I |
Vanessa Pellegrino Toledo |
EN433 – ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA, EDUCAÇÃO E ENFERMAGEM |
Ariane Polidoro Dini |
EN470 – PROCESSO DE ENFERMAGEM |
Elenice Valentim Carmona |
EN470 – PROCESSO DE ENFERMAGEM |
Erika C. Marocco Duran |
EN470 – PROCESSO DE ENFERMAGEM |
Maria Helena B. M. Lopes |
EN504 – PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO E IDOSO |
Erika C. Marocco Duran |
EN504 – PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO E IDOSO |
Marilia Estevam Cornélio |
EN504 – PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO E IDOSO |
Rafaela Batista S. Pedrosa |
EN532 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA |
Ana Paula F. R. Garcia |
EN532 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA |
Vanessa Pellegrino Toledo |
EN555 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I |
Ana Márcia C. M. Castillo |
EN555 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I |
Luciana de Lione Melo |
EN555 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I |
Maira Deguer Misko |
EN690 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR |
Ariane Polidoro Dini |
EN690 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR |
Edinêis de Brito Guirardello |
EN690 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR |
Renata Cristina Gasparino |
EN720 – ENFERMAGEM EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA |
Marilia Estevam Cornelio |
EN720 – ENFERMAGEM EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA |
Rafaela Batista S. Pedrosa |
EN766 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO |
Elenice Valentim Carmona |
EN766 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO |
Maria Helena B. M. Lopes |
MD231 – PATOLOGIA GERAL |
Konradin Metze |
MD362 – FARMACOLOGIA BÁSICA |
Sisi Marcondes Paschoal |
Clique aqui para acessar o resultado e orientações referente o PED 1S2020.





Projeto de Participação PED FEnf
Sobre o programa
O Programa de Estágio Docente (PED) é um programa institucional que possibilita o aperfeiçoamento da formação do estudante de Pós-Graduação para o estágio em experiência docente ou de apoio às atividades docentes.
É um programa da Unicamp, atualmente regulamentado pela GR-071/2020, de 22/06/2020, e que atende à obrigatoriedade de experiência docente para bolsistas CAPES de Demanda Social regulamentada pela Portaria 76/2010 da CAPES.
O estágio é semestral e pode ser remunerado ou voluntário.
Comissão PED 2023
Profa. Dra. Maria Helena de Melo Lima (Coordenadora da Pós-graduação)
Profa. Dra. Renata Cristina Gasparino (Coordenadora Associada da Pós-graduação - na ausência da coordenadora)
Profa. Dra. Ariane Polidoro Dini (Coordenadora da Graduação)
Profa. Dra. Débora de Souza Santos (Coordenadora Associada da Graduação - na ausência da coordenadora)
Profa. Dra. Marília Estevam Cornélio (Membro Titular)
Profa. Dra. Erika Christiane Marocco Duran (Membro Titular)
Thelen Daiana Mendonça Ferreira (Representante Discente Titular)
Fernanda Mota Rocha (Representante Discente Suplente - na ausência da titular)
Um breve histórico
O Programa de Estágio Docente foi instituído na Unicamp em 1992 através da Portaria GR-92 de 21/08/1992, passando por diversas adequações e regulamentações como:
- Resolução GR-151/1999
- Resolução GR-091/2002
- Resolução GR-31/2010
- Resolução GR-48/2018
- Resolução GR-048/2022
A partir de 2020 o Programa passa a ser regulamentado pela Resolução GR n° 71, de 22 de junho de 2020, abrangendo os seguintes grupos de atividades supervisionadas:
Grupo C – Atividades de Apoio à Docência Parcial
Grupo B – Atividades de Docência Parcial
Atualmente, 24 Unidades de Ensino na Unicamp são contempladas com o Programa, além do INOVA (Agência de Inovação), CEL (Centro de Ensino de Línguas), e Colégios Técnicos da Unicamp. Algumas disciplinas do ProFIS oferecidas nas diversas Unidades de Ensino da Unicamp também são amparadas pelo PED.
O Projeto de Participação da Faculdade de Enfermagem pode ser acessado neste link.
Obrigatoriedade do Programa de Estágio Docente
A CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior estabelece através da Portaria nº 76 de 14/04/2010 em seu Artigo 18, que o estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para os bolsistas de Doutorado do Programa de Demanda Social.
§ 3º O horário das atividades de capacitação, a serem desenvolvidas pelo discente, não poderá coincidir com o horário de suas atividades acadêmicas, de modo a não prejudicar, em hipótese alguma, o seu desempenho escolar.