Programa de Pós-Graduação

Faculdade de Enfermagem da Unicamp

Programa de Estágio Docente - PED

Sobre o programa

O Programa de Estágio Docente (PED) é um programa institucional que possibilita o aperfeiçoamento da formação do estudante de Pós-Graduação para o estágio em experiência docente ou de apoio às atividades docentes.

É um programa da Unicamp, atualmente regulamentado pela GR n° 19, de 27 de maio de 2014, e que atende à obrigatoriedade de experiência docente para bolsistas CAPES de Demanda Social regulamentada pela Portaria 76/2010 da CAPES.

O estágio é semestral e pode ser remunerado ou voluntário.

Comissão PED 2019

Profa. Dra. Roberta Cunha Matheus Rodrigues (Coordenadora da Pós-graduação)

Profa. Dra. Edinêis de Brito Guirardello (Coordenadora Associada da Pós-graduação - na ausência da coordenadora)

Profa. Dra. Vanessa Pellegrino Toledo (Coordenadora da Graduação)

Profa. Dra. Luciana de Lione Melo (Coordenadora Associada da Graduação - na ausência da coordenadora)

Profa. Dra. Ana Railka de Souza Oliveira Kumakura (Membro Titular)

Profa. Dra. Maria Helena de Melo Lima (Membro Titular)

Um breve histórico

O Programa de Estágio Docente foi instituído na Unicamp em 1992 através da Portaria GR-92 de 21/08/1992, passando por diversas adequações e regulamentações como:

• Resolução GR-151/1999
• Resolução GR-091/2002
• Resolução GR-31/2010

A partir de 2014 o Programa passa a ser regulamentado pela Resolução GR n° 19, de 27 de maio de 2014, abrangendo os seguintes grupos de atividades supervisionadas:

Grupo C – Atividades de Apoio à Docência Parcial
Grupo B – Atividades de Docência Parcial

Atualmente, 24 Unidades de Ensino na Unicamp são contempladas com o Programa, além do INOVA (Agência de Inovação), CEL (Centro de Ensino de Línguas), e Colégios Técnicos da Unicamp. Algumas disciplinas do ProFIS oferecidas nas diversas Unidades de Ensino da Unicamp também são amparadas pelo PED.

 

O Projeto de Participação da Faculdade de Enfermagem pode ser acessado neste link.

Obrigatoriedade do Programa de Estágio Docente

A CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior estabelece através da Portaria nº 76 de 14/04/2010 em seu Artigo 18, que o estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social.

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EDITAL PROGRAMA ESTÁGIO DOCENTE

1º SEMESTRE DE 2020

 

 

Alunos de Mestrado podem atuar no programa PED C por até 2 semestres, independentemente de ser com ou sem auxílio financeiro.

Alunos de Doutorado podem atuar no programa PED C ou B por até 3 semestres, independentemente de ser B ou C, com ou sem auxílio financeiro.

 Regras para participação como PED C:

Atuação em 01 (uma) única disciplina – com no máximo 2 turmas;

Máximo de 30 horas semestrais (contando todas as turmas) e respeitando a regra de: Disciplinas até 90 horas semestrais – máximo 1/3 da carga horária. Disciplinas com mais de 90 horas semestrais, máximo de 30 horas semestrais.

Regras para participação como PED B:

Atuação em 02 (duas) disciplinas (com no máximo 01 turma em cada) ou 01 disciplina com no máximo duas turmas;

Máximo de 60 horas semestrais (contando todas as disciplinas/turmas) e respeitando a regra de:

Disciplinas de até 90 horas semestrais = mínimo de 1/3 e máximo de 2/3 da carga horária. Disciplinas com mais de 90 horas semestrais = mínimo de 30 e máximo de 60 horas semestrais.

LEMBRETE:

Se você nunca foi PED ou é nível Mestrado, você só pode ser PED C, caso já tenha sido E seja nível Doutorado, poderá ser PED C ou B.

As inscrições deverão ser realizadas no sistema DAC-SIGA no período de 06 a 08 de novembro de 2019:

www.dac.unicamp.br

Estudante → SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica → PED

Dentro do Menu “PED”, clique em Inscrição e preencha as informações solicitadas.

Disciplina

  Responsável

EN112 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I

Ana Paula F. R. Garcia

EN112 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I

Débora de Souza Santos

EN112 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I

Eliete Maria Silva

EN280 – EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM I

Maira Deguer Misko

EN280 – EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM I

Renata Cristina Gasparino

EN312 – ENFERMAGEM NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Ana Paula F. R. Garcia

EN312 – ENFERMAGEM NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Débora de Souza Santos

EN312 – ENFERMAGEM NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Eliete Maria Silva

EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM

Eliana Pereira de Araújo

EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM

Maria Helena de Melo Lima

EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM

Thaís Moreira São João

EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM

Roberta C. M. Rodrigues

EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM

Eliana Pereira de Araújo

EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM

Maria Helena de Melo Lima

EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM

Roberta C. M. Rodrigues

EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM

Thaís Moreira São João

EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I

Edinêis de Brito Guirardello

EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I

Marilia Estevam Cornélio

EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I

Rafaela Batista S. Pedrosa

EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I

Vanessa Pellegrino Toledo

EN433 – ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA, EDUCAÇÃO E ENFERMAGEM

Ariane Polidoro Dini

EN470 – PROCESSO DE ENFERMAGEM

Elenice Valentim Carmona

EN470 – PROCESSO DE ENFERMAGEM

Erika C. Marocco Duran

EN470 – PROCESSO DE ENFERMAGEM

Maria Helena B. M. Lopes

EN504 – PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO E IDOSO

Erika C. Marocco Duran

EN504 – PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO E IDOSO

Marilia Estevam Cornélio

EN504 – PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO E IDOSO

Rafaela Batista S. Pedrosa

EN532 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA

Ana Paula F. R. Garcia

EN532 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA

Vanessa Pellegrino Toledo

EN555 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I

Ana Márcia C. M. Castillo

EN555 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I

Luciana de Lione Melo

EN555 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I

Maira Deguer Misko

EN690 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR

Ariane Polidoro Dini

EN690 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR

Edinêis de Brito Guirardello

EN690 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR

Renata Cristina Gasparino

EN720 – ENFERMAGEM EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA

Marilia Estevam Cornelio

EN720 – ENFERMAGEM EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA

Rafaela Batista S. Pedrosa

EN766 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO

Elenice Valentim Carmona

EN766 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO

Maria Helena B. M. Lopes

MD231 – PATOLOGIA GERAL

Konradin Metze

MD362 – FARMACOLOGIA BÁSICA

Sisi Marcondes Paschoal

Clique aqui para acessar o resultado e orientações referente o PED 1S2020.

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