Discente de graduação cria Guia de Comunicação Português-Crioulo

   Durante a disciplina EN791 – Estágio Supervisionado I, a discente de graduação Beatriz Busine Calmon, sob supervisão da Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, realizou a construção e implementação de um Guia de Comunicação Português-Crioulo para gestantes e puérperas haitianas atendidas na Unidade de Alojamento Conjunto do Hospital Estadual Sumaré (HES). A ideia surgiu a partir da identificação, por parte da aluna, da dificuldade de comunicação entre equipe e as pacientes haitianas e seu consequente impacto na qualidade do cuidado ofertado. 
   A intervenção foi realizada em quatro etapas:

1) Identificação do conteúdo a ser traduzido, com principais perguntas de rotina e orientações de saúde para a gestante, puérpera e recém-nascido;

2) Apresentação do conteúdo à equipe de enfermagem para contribuições e sugestões;

3) Tradução das perguntas e orientações para o crioulo haitiano

4) Leitura final de uma puérpera nativa do Haiti para correções e adequações.

O guia foi dividido em três partes:

a) Admissão na Enfermaria;

b) Alta da Enfermaria e

c) Gestante.

   As perguntas foram intencionalmente elaboradas de forma fechada, para facilitar as opções de resposta, como por exemplo: “O bebê está conseguindo mamar? Sim/Não”. O guia foi impresso e plastificado, para garantir maior durabilidade e facilitar a limpeza. Optou-se por guardá-lo em uma pasta específica no posto de enfermagem. 
   O guia é uma ferramenta que ampliou o acesso das gestantes e puérperas haitianas a um cuidado qualificado, já que torna a comunicação mais eficaz entre todos envolvidos na assistência. Ele foi desenvolvido para o Alojamento Conjunto e Centro Obstétrico do Hospital Estadual de Sumaré, no entanto, devido ao interesse de outros serviços está sendo adaptado para a Unidade de Internação (Alojamento Conjunto e Patologia Obstétrica) do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM e foi integralmente disponibilizado, a pedido, para o Hospital Municipal de Paulínia, para a Atenção Primária de Sumaré e para algumas Unidades Básicas de Saúde de Campinas. O projeto foi inscrito na modalidade relato de experiência do Curso de Atenção à Saúde Materna realizado pela Universidade Federal do Cariri – UFCA, onde foi premiado com o primeiro lugar.

   A Faculdade de Enfermagem parabeniza a aluna e orientadora pelo importantíssimo trabalho desenvolvido, que traz não somente inovação no trabalho como um olhar humanitário à população.

 

1
1

Compartilhe

Entre os dias 09 e 12 de novembro de 2021 aconteceu o XXIX Congresso de Iniciação Científica da Unicamp – PIBIC 2021, de modo virtual. Os Congressos de Iniciação Científica da Unicamp acontecem anualmente e têm como objetivo divulgar os resultados dos projetos de Iniciação Científica e Tecnológica realizados por alunos de graduação da Unicamp,…

No dia 09 de novembro de 2021, a aluna do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, nível Doutorado, Ráisa Camilo Ferreira apresentou o trabalho intitulado "Síndrome do esmagamento associado à Rabdomiolise, atendido em um hospital universitário do interior paulista: relato de caso" no Pan American Trauma Society Symposium. O trabalho, que foi…

Entre os dias 09 e 12 de novembro de 2021 aconteceu o XXIX Congresso de Iniciação Científica da Unicamp – PIBIC 2021, de modo virtual. A pesquisa da aluna Ananda Miranda Gonçalves, intitulada “Compreendendo a participação de mães no cuidado aos filhos hospitalizados em unidade de terapia intensiva: estudo fenomenológico”, sob orientação da Profª…

O AD Scientific index 2021 divulgou o ranking das universidades com os melhores cientistas da América Latina e a Unicamp novamente está entre as três universidades brasileiras que lideram o ranking internacional com os cientistas mais influentes da América Latina quando se trata do número de cientistas reconhecidos por pesquisa da AD…

   Durante a disciplina EN791 – Estágio Supervisionado I, a discente de graduação Beatriz Busine Calmon, sob supervisão da Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, realizou a construção e implementação de um Guia de Comunicação Português-Crioulo para gestantes e puérperas haitianas atendidas na Unidade de Alojamento…