Egressa de Doutorado e docente da FEnf recebem Menção honrosa no 1º Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos

Nos dias 23 e 24 de outubro de 2020, aconteceu o I Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos, evento promovido a partir de uma parceria entre docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas (CPTL), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

A egressa de Doutorado Luciana Palácio Fernandes Cabeça, juntamente com a Profa. Dra. Luciana de Lione Melo participaram do evento com a apresentação do trabalho intitulado “Temendo o não-ser da criança: O familiar diante do imprevisível”, que foi premiado como Menção Honrosa do Eixo Comunicação.

O trabalho intitulado "Temendo o não-ser da criança: o familiar diante do imprevisível" é parte dos resultados da Tese de Doutorado da Dra Luciana Palacio Fernandes Cabeça, defendida em 20/08/2020, no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp.

A Tese de Doutorado "Modos-de-ser de familiares de crianças hospitalizadas em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica diante da comunicação de notícias difíceis" é uma pesquisa qualitativa fundamentada no referencial teórico de Martin Heidegger, que entrevistou 15 familiares de crianças hospitalizadas em Unidade de Terapia Intensiva pediátrica para compreender como eles se organizam após receber o anúncio de notícias difíceis.

O trabalho premiado evidencia o choque, o desespero e o medo dos familiares diante do adoecimento da criança e da necessidade de cuidado intensivo. Esses sentimentos estão relacionados ao ambiente hostil, a tecnologia desconhecida e manipulação frequente da criança.Durante a hospitalização, os familiares falam do sentimento de impotência diante da não recuperação da criança. Nesse momento, a possibilidade da morte emerge com um intenso sofrimento.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza as autoras pela conquista e almeja uma trajetória de sucesso à nossa egressa!

Compartilhe

Pesquisadores das Faculdades de Ciências Médicas e de Enfermagem da UNICAMP, membros do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, analisaram dados de artigos científicos publicados durante os primeiros seis meses da pandemia de COVID-19 avaliando a relação entre o diagnóstico prévio de asma e o desenvolvimento de COVID-19. A revisão…

Talvez você não esteja onde gostaria de estar em 2020. Talvez a lição seja deixar de lado todas as expectativas, deixar de lado todos os cronogramas e abandonar a noção de que, em algum momento, você precisa ser mais realizado do que os outros ou precisa ter tudo isso junto.

Em 2019, a Profa. Dra. Erika Christiane Marocco Duran, juntamente com seus discentes e egressos da Pós-graduação, dirigiram esforços para a criação do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Tecnologias do Cuidar em Enfermagem e Saúde (GEPTECCES), após a consolidação de pesquisas e publicações da linha de pesquisa de Processo de Cuidar em outro grupo de…

Na última quinta-feira (10), aconteceu o evento virtual em comemoração aos 05 anos do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Criança, Adolescente e Família (GECAF), sob liderança das Professoras Doutoras Luciana de Lione Melo e Ana Márcia Chiaradia Mendes Castillo. A palestra intitulada “Gestão do Cuidado à Criança/Adolescente com Doença Crônica na…

No dia 16 de novembro de 2020, o discente de Doutorado Carlos Jorge Poblete Jara foi entrevistado pela Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile) sobre o artigo publicado na Nature-Scientific Report em parceria com a Profa. Dra. Eliana Pereira de Araújo intitulado “SARS-CoV-2 receptor is co-expressed with elements of the kinin–…