Programa de Estágio Docente - PED

RESULTADO PED 2S2020

EDITAL DE SELEÇÃO

PROGRAMA ESTÁGIO DOCENTE - PED

2º semestre de 2020

 

A Comissão do Programa de Estágio Docente (PED) da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP comunica a abertura de inscrições para estagiário docente nas disciplinas de graduação do Curso de Enfermagem. Este processo seletivo destina-se ao preenchimento de 43 vagas, divididas na modalidade PED C e PED B.

Do total de vagas disponíveis, 17 (dezessete) serão de estágio com auxílio financeiro, 09 (nove) vagas na modalidade B e 08 (oito) vagas na modalidade C, as demais vagas serão sem auxílio (voluntário).  

Observam-se duas vagas (02) remuneradas, exclusivamente destinadas para a disciplina ProFIS (EN092) na modalidade PED B.

 As disciplinas participantes encontram-se no item 08 deste Edital.

  1. DAS INSCRIÇÕES

1.1 PERÍODO

As inscrições ocorrerão no período de 30 de julho a 05 de agosto de 2020

1.2 PROCEDIMENTOS E ORIENTAÇÕES

a) As inscrições e as demais etapas do PED são gerenciadas na Plataforma SIGA-DAC/Unicamp. Desta forma, discentes, supervisores do PED e orientadores deverão atuar no SIGA-DAC para a efetivação e realização do estágio. O não cumprimento de uma das etapas inviabiliza a participação da disciplina e do discente no PED;

b) O preenchimento das informações no ato da inscrição é de responsabilidade do candidato. Após realizada a inscrição, serão aceitas aquelas em concordância com as normas e os procedimentos constantes neste Edital;

c) Para se inscrever, o aluno deverá acessar o site da DAC (www.dac.unicamp.br); no menu lateral acessar a opção  Estudante → SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica → PED; no Menu “PED”, clique em Inscrição e preencha as informações solicitadas;

O discente que nunca participou do PED ou é matriculado na pós-graduação, nível Mestrado, somente poderá se inscrever no PED C. O discente que já participou no PED ou é matriculado na pós-graduação, nível Doutorado, poderá participar do PED C ou B.

 

  1. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
  1. Ser aluno regularmente matriculado em um dos cursos de pós-graduação
  2. Estar cumprindo as obrigações exigidas pelo seu programa de pós-graduação
  3. Apresentar Coeficiente de Rendimento (CR) mínimo de 2,75
  4. Ter o de acordo explícito de seu orientador
  5. Ter disponibilidade de horários para atuar nas atividades da disciplina

 

  1. DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE ESTÁGIO DOCENTE

a) Discentes do Curso de Mestrado podem atuar no programa como PED C, por até 02 (dois) semestres, independentemente de ser com ou sem auxílio financeiro;

b) Discentes do Curso de Doutorado podem atuar no programa como PED C ou B, por até 05 (cinco) semestres, independentemente de ser com ou sem auxílio financeiro;

c) PED C: participação em 01 (uma) ÚNICA disciplina, com no máximo 02 turmas; máximo de 30 horas semestrais (contando todas as turmas) e respeitando a norma:

• Disciplinas até 90 horas semestrais – máximo 1/3 de carga horária

• Disciplinas com mais de 90 horas semestrais – máximo de 30 horas semestrais

d) PED B: atuação em 02 (duas) disciplinas (com no máximo 01 turma em cada) ou em 01 (uma) disciplina, com no máximo duas turmas; máximo de 60 horas semestrais (contando todas as disciplinas/turmas) e respeitando a norma:

  • Disciplinas de até 90 horas semestrais = mínimo de 1/3 e máximo de 2/3 da carga horária;
  • Disciplinas com mais de 90 horas semestrais = mínimo de 30 e máximo de 60 horas semestrais.

e) Aos discentes com auxílio financeiro do Programa PED é permitido o acúmulo de outras bolsas/auxílios financeiro concedidos pela Universidade ou por outra instituição, ou de vencimentos decorrentes de vínculos empregatícios ou de nomeação para cargos, funções ou empregos públicos, desde que devidamente liberados de suas atividades na empresa ou entidade à qual pertence nos horários previstos para as atividades de estágio docente. Neste caso, a Coordenadoria do Curso de Graduação atestará a dedicação dos discentes nas atividades; 

f) Os discentes do PED deverão participar da atividade de preparação didático-pedagógica a ser proposta pelo docente supervisor da disciplina da Graduação.

 

  1. DO VALOR E PRAZO DE DURAÇÃO DO AUXÍLIO FINANCEIRO

O auxílio financeiro terá validade de 05 (cinco) meses: de setembro a janeiro de 2020. O valor é de R$550,00 (quinhentos e cinquenta reais) para a modalidade PED C e de R$734,00 (setecentos e trinta e quatro reais) para a modalidade PED B.

 

  1. DOS DOCUMENTOS

a) Todos os inscritos selecionados deverão acessar o SIGA-DAC para confirmar a participação no Projeto Individualizado de disciplina do estágio (PIE-PED) e dar ciência no Termo de Compromisso do Estágio

b) Os estagiários com auxílio financeiro deverão atualizar os dados bancários na plataforma SIGA-DAC para recebimento das mensalidades.

 

  1. DAS VAGAS NÃO PREENCHIDAS DE ESTÁGIO DOCENTE

a) As vagas de estágio docente não preenchidas (por não haver candidatos inscritos) não poderão ter indicações diretas do docente responsável pela disciplina;

b) A substituição de discentes durante o semestre letivo somente poderá ocorrer se o novo discente tiver sido comprovadamente selecionado no período de seleção da Unidade, de acordo com o Artigo 10 da Resolução GR-071/2020, de 22/06/2020, permanecendo à espera de uma vaga em uma lista de espera. Neste caso, o discente receberá declaração correspondente ao período de participação efetiva no PED;

c) No caso de impossibilidade de substituição de discente, as vagas não preenchidas serão deslocadas para outras disciplinas ainda não contempladas, com observância, nesta transferência, dos critérios originalmente propostos pela Comissão.

 

  1. DO CALENDÁRIO

 

30/07 a 05/08/2020

Inscrição dos alunos para o PED 2º semestre 2020 no sistema DAC

Alunos PG

06 a 12/08/2020

Avaliação/Seleção dos alunos bolsistas e voluntários do 2º semestre 2020

Comissão PED

13/08/2020

Divulgação da lista de alunos selecionados para o PED do 2º semestre 2020 na página do Programa

CPG

17 a 21/08/2020

Supervisores e alunos deverão inserir projetos no sistema DAC

Prof. e alunos

17 a 24/08/2020

Alunos deverão confirmar participação no PED e atualizar dados no sistema DAC

Alunos PG

17 a 25/08/2020

Orientador deverá realizar aceite do orientando em participar do PED no sistema DAC

Orientadores

03/09/2020

Divulgação dos Resultados da Avaliação dos Projetos no sistema DAC

PRPG

03 a 08/09/2020

Período para Recursos do Resultado da Avaliação dos Projetos – PED do 2º semestre 2020

PRPG/CPG

15/09/2020

Divulgação dos Resultados dos Recursos dos Projetos – PED do 2º semestre 2020

PRPG/CPG

15/09/2020 a 29/01/2021

Cancelamento de aluno PED

CPG

16 a 22/09/2020

Atestar frequência do aluno PED no sistema DAC de Setembro

Prof. Supervisor

19 a 23/10/2020

Atestar frequência do aluno PED no sistema DAC de Outubro

Prof. Supervisor

16 a 19/11/2020

Atestar frequência do aluno PED no sistema DAC de Novembro

Prof. supervisor

15 a 17/12/2020

Atestar frequência do aluno PED no sistema DAC de Dezembro

Prof. supervisor

18 a 22/01/2021

Atestar frequência do aluno PED no sistema DAC de Janeiro

Prof. supervisor

04 a 08/01/2021

Relatório final do PED

Prof. e alunos

 

  1. DAS DISCIPLINAS

 

Disciplinas

Docentes Responsável

EN212 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA II

Ana Paula F. R. Garcia

EN212 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA II

Débora de Souza Santos

EN212 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA II

Eliete Maria Silva

EN230 – ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL I

Ana Paula F. R. Garcia

EN230 – ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL I

Vanessa P. Toledo

EN232 – ELEMENTOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADOS À SAÚDE

Ariane Polidoro Dini

EN232 – ELEMENTOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADOS À SAÚDE

Débora de Souza Santos

EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM I

Eliana Pereira de Araújo

EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM I

Maria Helena de M. Lima

EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM I

Roberta C. M. Rodrigues

EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM I

Thaís Moreira São João

EN421 – SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM II

Erika C. Marocco Duran

EN421 – SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM II

Rafaela Batista S. Pedrosa

EN421 – SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM II

Marilia Estevam Cornélio

EN430 – ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL II

Ana Paula F. R. Garcia

EN430 – ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL II

Vanessa P. Toledo

EN442 – PROCESSO NUTRICIONAL I

Vanessa P. Toledo

EN465 - ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA MULHER

Elenice V. Carmona

EN465 - ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA MULHER

Maria Helena B. M. Lopes

EN590 – ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

Ariane Polidoro Dini

EN590 – ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

Edinêis de B. Guirardello

EN590 – ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

Renata Cristina Gasparino

EN604 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA II

Erika C. Marocco Duran

EN604 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA II

Marilia Estevam Cornelio

EN604 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA II

Rafaela Batista S. Pedrosa

EN665 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA E ADOLESCENTE II

Ana Márcia C. M. Castillo

EN665 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA E ADOLESCENTE II

Luciana de Lione Melo

EN665 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA E ADOLESCENTE II

Maira Deguer Misko

EN704 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM DO ADULTO E IDOSO DE ALTO RISCO

Erika C. Marocco Duran

EN704 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM DO ADULTO E IDOSO DE ALTO RISCO

Marilia Estevam Cornelio

EN704 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM DO ADULTO E IDOSO DE ALTO RISCO

Rafaela Batista S. Pedrosa

EN780 – EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM II

Erika C. Marocco Duran

EN780 – EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM II

Eliete Maria Silva

EN780 – EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM II

Maira Deguer Misko

EN790 – TÓPICOS DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

Ariane Polidoro Dini

EN790 – TÓPICOS DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

Edinêis de B. Guirardello

EN790 – TÓPICOS DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

Eliete Maria Silva

EN790 – TÓPICOS DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

Renata Cristina Gasparino

EN092 – PRIMEIROS SOCORROS (ProFIS)

Maira Deguer Misko

MD212 – PSICOLOGIA GERAL E DO DESENVOLVIMENTO

Sylvia Maria Ciasca

MD214 – EPIDEMIOLOGIA, ENFERMAGEM E SAÚDE

Débora de Souza Santos

MD311 – GENÉTICA PARA ENFERMAGEM I

Társis Antônio P. Vieira

MD430 – PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE

Egberto Ribeiro Turato

MD462 – FARMACOLOGIA APLICADA À SAÚDE

Sisi Marcondes Paschoal

MD444 – LABORATÓRIO DE HABILIDADES II

Eliana Pereira de Araújo

MD444 – LABORATÓRIO DE HABILIDADES II

Maria Helena de M. Lima

MD444 – LABORATÓRIO DE HABILIDADES II

Roberta C. M. Rodrigues

MD444 – LABORATÓRIO DE HABILIDADES II

Thaís Moreira São João

 

  1. DOS ITENS OMISSOS

Os casos omissos serão resolvidos pela comissão PED da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (FEnf/UNICAMP).

 

Atenciosamente,

 

Comissão do PED – FEnf/UNICAMP

 

Campinas, 27 de julho de 2020.

1

EDITAL PROGRAMA ESTÁGIO DOCENTE

1º SEMESTRE DE 2020

 

 

Alunos de Mestrado podem atuar no programa PED C por até 2 semestres, independentemente de ser com ou sem auxílio financeiro.

Alunos de Doutorado podem atuar no programa PED C ou B por até 3 semestres, independentemente de ser B ou C, com ou sem auxílio financeiro.

 Regras para participação como PED C:

Atuação em 01 (uma) única disciplina – com no máximo 2 turmas;

Máximo de 30 horas semestrais (contando todas as turmas) e respeitando a regra de: Disciplinas até 90 horas semestrais – máximo 1/3 da carga horária. Disciplinas com mais de 90 horas semestrais, máximo de 30 horas semestrais.

Regras para participação como PED B:

Atuação em 02 (duas) disciplinas (com no máximo 01 turma em cada) ou 01 disciplina com no máximo duas turmas;

Máximo de 60 horas semestrais (contando todas as disciplinas/turmas) e respeitando a regra de:

Disciplinas de até 90 horas semestrais = mínimo de 1/3 e máximo de 2/3 da carga horária. Disciplinas com mais de 90 horas semestrais = mínimo de 30 e máximo de 60 horas semestrais.

LEMBRETE:

Se você nunca foi PED ou é nível Mestrado, você só pode ser PED C, caso já tenha sido E seja nível Doutorado, poderá ser PED C ou B.

As inscrições deverão ser realizadas no sistema DAC-SIGA no período de 06 a 08 de novembro de 2019:

www.dac.unicamp.br

Estudante → SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica → PED

Dentro do Menu “PED”, clique em Inscrição e preencha as informações solicitadas.

Disciplina

  Responsável

EN112 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I

Ana Paula F. R. Garcia

EN112 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I

Débora de Souza Santos

EN112 – ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I

Eliete Maria Silva

EN280 – EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM I

Maira Deguer Misko

EN280 – EXERCÍCIO DE ENFERMAGEM I

Renata Cristina Gasparino

EN312 – ENFERMAGEM NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Ana Paula F. R. Garcia

EN312 – ENFERMAGEM NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Débora de Souza Santos

EN312 – ENFERMAGEM NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Eliete Maria Silva

EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM

Eliana Pereira de Araújo

EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM

Maria Helena de Melo Lima

EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM

Thaís Moreira São João

EN321 – SEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM

Roberta C. M. Rodrigues

EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM

Eliana Pereira de Araújo

EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM

Maria Helena de Melo Lima

EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM

Roberta C. M. Rodrigues

EN322 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DO CUIDAR DE ENFERMAGEM

Thaís Moreira São João

EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I

Edinêis de Brito Guirardello

EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I

Marilia Estevam Cornélio

EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I

Rafaela Batista S. Pedrosa

EN390 – METODOLOGIA DE PESQUISA I

Vanessa Pellegrino Toledo

EN433 – ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA, EDUCAÇÃO E ENFERMAGEM

Ariane Polidoro Dini

EN470 – PROCESSO DE ENFERMAGEM

Elenice Valentim Carmona

EN470 – PROCESSO DE ENFERMAGEM

Erika C. Marocco Duran

EN470 – PROCESSO DE ENFERMAGEM

Maria Helena B. M. Lopes

EN504 – PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO E IDOSO

Erika C. Marocco Duran

EN504 – PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO E IDOSO

Marilia Estevam Cornélio

EN504 – PROCESSO DE CUIDAR DO ADULTO E IDOSO

Rafaela Batista S. Pedrosa

EN532 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA

Ana Paula F. R. Garcia

EN532 – PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA

Vanessa Pellegrino Toledo

EN555 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I

Ana Márcia C. M. Castillo

EN555 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I

Luciana de Lione Melo

EN555 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE I

Maira Deguer Misko

EN690 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR

Ariane Polidoro Dini

EN690 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR

Edinêis de Brito Guirardello

EN690 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM HOSPITALAR

Renata Cristina Gasparino

EN720 – ENFERMAGEM EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA

Marilia Estevam Cornelio

EN720 – ENFERMAGEM EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA

Rafaela Batista S. Pedrosa

EN766 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO

Elenice Valentim Carmona

EN766 – ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À SAÚDE DA MULHER E DO RECÉM-NASCIDO

Maria Helena B. M. Lopes

MD231 – PATOLOGIA GERAL

Konradin Metze

MD362 – FARMACOLOGIA BÁSICA

Sisi Marcondes Paschoal

Clique aqui para acessar o resultado e orientações referente o PED 1S2020.

Projeto de Participação PED FEnf

Sobre o programa

O Programa de Estágio Docente (PED) é um programa institucional que possibilita o aperfeiçoamento da formação do estudante de Pós-Graduação para o estágio em experiência docente ou de apoio às atividades docentes.

É um programa da Unicamp, atualmente regulamentado pela GR-071/2020, de 22/06/2020, e que atende à obrigatoriedade de experiência docente para bolsistas CAPES de Demanda Social regulamentada pela Portaria 76/2010 da CAPES.

O estágio é semestral e pode ser remunerado ou voluntário.

Comissão PED 2020

Profa. Dra. Roberta Cunha Matheus Rodrigues (Coordenadora da Pós-graduação)

Profa. Dra. Edinêis de Brito Guirardello (Coordenadora Associada da Pós-graduação - na ausência da coordenadora)

Profa. Dra. Vanessa Pellegrino Toledo (Coordenadora da Graduação)

Profa. Dra. Erika Zambrano Tanaka (Coordenadora Associada da Graduação - na ausência da coordenadora)

Profa. Dra. Marília Estevam Cornélio (Membro Titular)

Profa. Dra. Maria Helena de Melo Lima (Membro Titular)

Um breve histórico

O Programa de Estágio Docente foi instituído na Unicamp em 1992 através da Portaria GR-92 de 21/08/1992, passando por diversas adequações e regulamentações como:

• Resolução GR-151/1999
• Resolução GR-091/2002
• Resolução GR-31/2010
• Resolução GR-48/2018

A partir de 2018 o Programa passa a ser regulamentado pela Resolução GR n° 48, de 19 de dezembro de 2018, abrangendo os seguintes grupos de atividades supervisionadas:

Grupo C – Atividades de Apoio à Docência Parcial
Grupo B – Atividades de Docência Parcial

Atualmente, 24 Unidades de Ensino na Unicamp são contempladas com o Programa, além do INOVA (Agência de Inovação), CEL (Centro de Ensino de Línguas), e Colégios Técnicos da Unicamp. Algumas disciplinas do ProFIS oferecidas nas diversas Unidades de Ensino da Unicamp também são amparadas pelo PED.

 

O Projeto de Participação da Faculdade de Enfermagem pode ser acessado neste link.

 

Obrigatoriedade do Programa de Estágio Docente

A CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior estabelece através da Portaria nº 76 de 14/04/2010 em seu Artigo 18, que o estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social.

§1º Os discentes participantes do PED C poderão dedicar-se ao Programa num total de 8h semanais, conforme descrito abaixo: 
 
I - para disciplinas de até 90 horas semestrais, a carga didática a eles atribuída deverá ser no máximo 1/3 da carga horária da disciplina (levando-se em conta todas as turmas em que atua), sempre sob a supervisão do docente responsável definido no projeto.
II – para disciplinas acima de 90 horas semestrais, a carga didática a eles atribuída deverá ser no máximo 30 horas semestrais (levando-se em conta todas as turmas em que atua), sempre sob a supervisão do docente responsável definido no projeto. 
III – O PED C poderá atuar em uma única disciplina e, no máximo, em duas turmas desta mesma disciplina.
IV- nas demais horas, o PED C poderá realizar plantões de dúvidas; auxiliar em atividades de aulas práticas, de exercício ou reforço; elaboração e correção de listas de exercícios, provas e projetos; elaboração de material didático e outras atividades de apoio. 
 
§ 3º O horário das atividades de capacitação, a serem desenvolvidas pelo discente, não poderá coincidir com o horário de suas atividades acadêmicas, de modo a não prejudicar, em hipótese alguma, o seu desempenho escolar.
 
Art. 7º A carga didática atribuída ao discente do PED não será subtraída da carga didática total dos docentes alocados na disciplina.
 
Art. 8º A participação no Programa de Estágio Docente poderá ser remunerada através de um auxílio financeiro mensal, com duração máxima de 05 (cinco) meses. 
 
§ 1º O auxílio financeiro para o desenvolvimento das atividades previstas no PED B será igual a um terço (1/3) do valor da bolsa de doutorado da CAPES. 
 
§ 2º O auxílio financeiro para desenvolvimento das atividades previstas no PED C será igual a um quarto (1/4) do valor da bolsa de doutorado da CAPES. 
 
§ 3º A Unidade de Ensino e Pesquisa poderá solicitar para a Comissão Coordenadora do PED a participação de discentes, sem dotação pecuniária (voluntários), caso existam candidatos aptos à realização do Programa além do número de vagas com auxílio financeiro.
 
Clique aqui para acessar o documento completo
§2º Os discentes participantes do PED B poderão dedicar-se ao Programa num total de 8h semanais, conforme descrito abaixo:
 
I - para disciplinas de até 90 horas semestrais, a carga didática a eles atribuída deverá estar compreendida entre 1/3 e 2/3 da carga horária da disciplina (levando-se em conta todas as turmas em que atua), sempre sob a supervisão do docente responsável definido no projeto (PIE-PED).
II – para disciplinas acima de 90 horas semestrais, a carga didática a eles atribuída deverá estar compreendida entre 30 e 60 horas semestral (levando-se em conta todas as turmas em que atua), sempre sob a supervisão do docente responsável definido no projeto (PIE-PED).
III – Para o PED B a carga didática a eles atribuída deverá ser, no máximo, 60 horas semestrais (levando-se em conta todas as disciplinas e/ou turmas em que atua), sendo essas horas divididas em, no máximo, duas disciplinas com siglas distintas, e respeitando o máximo de uma turma em cada disciplina, ou o máximo de duas turmas, no caso de atuar em uma única disciplina. 
IV - nas demais horas, o PED B poderá realizar plantões de dúvidas; colaborar no planejamento da disciplina; atuar em aulas práticas, de exercício ou reforço; atuar em atividades de elaboração e correção de listas de exercícios, provas e projetos; atuar em atividades de elaboração de material didático e outras atividades de apoio. 

§ 3º O horário das atividades de capacitação, a serem desenvolvidas pelo discente, não poderá coincidir com o horário de suas atividades acadêmicas, de modo a não prejudicar, em hipótese alguma, o seu desempenho escolar.

Art. 7º A carga didática atribuída ao discente do PED não será subtraída da carga didática total dos docentes alocados na disciplina.
 
Art. 8º A participação no Programa de Estágio Docente poderá ser remunerada através de um auxílio financeiro mensal, com duração máxima de 05 (cinco) meses. 
 
§ 1º O auxílio financeiro para o desenvolvimento das atividades previstas no PED B será igual a um terço (1/3) do valor da bolsa de doutorado da CAPES. 
 
§ 2º O auxílio financeiro para desenvolvimento das atividades previstas no PED C será igual a um quarto (1/4) do valor da bolsa de doutorado da CAPES. 
 
§ 3º A Unidade de Ensino e Pesquisa poderá solicitar para a Comissão Coordenadora do PED a participação de discentes, sem dotação pecuniária (voluntários), caso existam candidatos aptos à realização do Programa além do número de vagas com auxílio financeiro.
 
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